Connect with us

Ideias de negócios

Montar uma Clínica de Massagem gastando pouco

Published

on

Saiba como montar uma Clínica de Massagem lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro com tratamento corporal. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Clínica de massagem

Apresentação

Dias cada vez mais corridos, sobrecarga de trabalho, trânsito congestionado, organização da vida pessoal, ufa !! Estresse.
Esse é o resultado que pode desencadear problemas de saúde mais sérios. A saída é procurar por novas alternativas que combatam ou previnam esses males da vida moderna. As clínicas de massagem são uma dessas alternativas.

O que é massagem

Uma definição genérica é de que massagem é um conjunto de técnicas aplicadas com as mãos (mas não necessariamente só com elas) sobre a pele, com finalidades estéticas ou terapêuticas. Pode-se classificá-las de acordo com o seu objetivo. Quando lenta e superficial tem propriedades relaxantes e analgésicas; quando lenta e profunda tem propriedades desintoxicantes; quando rápida e profunda tem propriedades nutritivas, tonificantes; quando rápida e superficial tem propriedades excitantes do sistema nervoso.

Mercado

O mercado é bastante exigente quanto aos aspectos profissionais, daí a necessidade do empreendedor estar sempre se atualizando, no referente ao conhecimento de novas tecnologias e novas tendências. A concorrência não chega a ser acirrada, tendo em vista o alto grau de fidelidade dos clientes, a procura pelos concorrentes só acontece quando cai a qualidade dos serviços e/ou do atendimento.
O diferencial desse mercado é o atendimento, uma vez que a propaganda “boca-a-boca” é a melhor arma na divulgação desse tipo de atividade. Há um grau elevado de fidelidade por parte dos clientes.

Localização

A clinica deve estar próxima a regiões cercadas de escritórios e estabelecimentos comerciais.

Advertisement

Estrutura

A estrutura básica deve contar com um local composto por salas independentes. A área total da clínica variará conforme o número de massagistas empregados. O importante é lembrar que cada profissional necessitará de uma sala ou divisória para as seções de massagem. No caso das salas, elas podem comportar pequenos banheiros anexos, mas não havendo é importante colocar um biombo para o que o paciente possa trocar sua roupas. O local deve apresentar:

– Salas. As salas não necessitam ser muito grandes, o espaço deve ser suficiente para acomodar uma cama de massagem e uma pequena estante com os óleos e cremes a serem utilizados. A iluminação do ambiente deve ser serena e agradável, proporcionando tranquilidade tanto ao paciente quanto ao massagista. É válido lembrar que as salas devem contar com aparelhos de som, para serem usados pelos massagistas nas seções de massagem, já que a maioria das massagens exigem um fundo musical.

– Recepção. A clínica deve ter uma recepção bem montada, composta por balcão onde será feito o cadastro dos clientes, além é claro do mobiliário, um bom sofá ou cadeiras confortáveis, são essenciais. Além disso, lembre-se de disponibilizar boas revistas, preferencialmente que tenham ligação ao assunto corpo, saúde.

– Estacionamento. É interessante que a clínica possua local próprio para estacionamento, ou que tenha próximo facilidade para tal. Este é um item importante porque o público-alvo deste tipo de empreendimento costuma ser de nível social razoavelmente alto e normalmente estará se deslocando de automóvel.

Equipamentos básicos

– Cadeiras de massagem;
– Colchões especiais;
– Cadeiras de alongamento;
– Massageadores;
– Móveis e equipamentos de atendimento (Computadores, fax, telefone, etc.), etc.

Advertisement

Pessoal

O sucesso do empreendimento consiste também, na contratação de pessoal qualificado que esteja sempre se aperfeiçoando e aprendendo novos métodos de massagem a fim de garantir a satisfação dos clientes, o número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, sendo que a estrutura básica deve contar com massagistas e recepcionistas.

Clientes

Todo o público em geral, são potenciais clientes, além destes, o empreendedor deverá estar articulando parceiras com empresas, instituições e até mesmo outras clínicas e hospitais. A busca constante pela diversificação dos serviços prestados, é uma outra forma de cativar e garantir a clientela.

Tipos de massagens (exemplos)

Sueca

Desenvolvida na Suécia por médicos e enfermeiros, é conhecida no meio dos massagistas como ” massagem tradicional “. Este estilo de massagem tem por finalidade básica a “limpeza” muscular por retorno venoso. As manobras aplicadas recebem nomes como afloragem, petrissagem, pressão, fricção, percussão, agitação, vibração e outros. Com o decorrer do tempo observou-se que, na modificação de apenas 2 fatores durante a aplicação desta técnica (velocidade e pressão) obtinha-se 5 diferentes resultados, a saber: relaxamento, analgesia, desintoxicação, nutrição muscular e excitação do Sistema Nervoso. As indicações e contra-indicações deste estilo de massagem podem ser resumidas da seguinte maneira: toda vez em que o aumento de circulação e dos movimentos involuntários acontecidos na área massageada forem benéficos a massagem é indicada. Por outro lado, se o aumento da circulação ou dos movimentos involuntários acontecidos na área massageada, forem prejudiciais, a massagem não é indicada. Já que existem fatores de risco envolvidos, o massagista terapêutico deverá tomar algumas providências tais como verificar a pressão arterial, o tempo da massagem e a direção (que deve ser sempre em direção ao coração), etc.;

Reflexoterapia Podal

Com sua origem comprovada no Egito, por volta de 2330 AC, este estilo de massagem inscreve-se no contexto das Massagens Reflexas. Que é a massagem feita em áreas específicas do corpo como pé (podal), mãos (quirodal) e orelha (auricular). Esse estilo de massagem é feito em regiões do corpo onde os folículos sensores de dor, tato, calor, frio ou pressão tem a propriedade de, toda vez que estimulados, provocarem por meio do sistema nervoso central um incremento circulatório e de movimentos involuntários, se existirem, na área que estes “terminais” representam. A Reflexoterapia Podal, para ser eficiente, exige do terapeuta profundos conhecimentos anatômicos e fisiológicos. É excelente para tratamento de órgãos internos, os quais pouco ou nada conseguem beneficiar-se dos outros estilos de massagem. Sua difusão pelo mundo deve-se muito ao esforço do Dr. William Fitz Gerald e Eunice D. Ingham. A Reflexoterapia Podal, como as demais técnicas massoterápicas, incrementa a circulação e os movimentos involuntários, além de ter as mesmas indicações e contra-indicações da Massagem Sueca e da Drenagem Linfática.

Auriculoterapia

Como a Reflexoterapia Podal, a Reflexoterapia Auricular ou Auriculoterapia tem seu início perdido no tempo. Entretanto difere da anterior quanto a sua origem, parece não haver dúvidas que originou-se na China. Como as demais massagens reflexas, também esta faz uso de terminais nervosos, neste caso os auriculares, sensibilizando-os por dor, tato, calor, frio ou pressão para que o sistema nervoso central incremente a circulação e os movimentos involuntários, se houverem, na área representada. É importante que o estudioso das técnicas de Massagem Reflexa se dê conta de que os estímulos são feitos em terminais nervosos sensíveis a “dor, tato, calor, frio e pressão” e não em terminais “Energéticos”. É por isso que nas técnicas de Massagem Reflexa não existe a preocupação com “sedar” ou “tonificar”. Em “Auriculoterapia”, como as regiões a serem massageadas são muito pequenas, o chinês usava, e ainda usa, sementinhas que alimentam pássaros sobre os pontos a serem estimulados provocando uma pequena dor quando pressionadas. Alguns usam agulhas na Auriculoterapia. Não se trata de Acupuntura em pontos energéticos e sim de se provocar pequenas dores em terminais nervosos de áreas reflexas. Os que entendem isso não se preocuparão com o uso de esferas de “prata, ouro, aço ou mesmo de cristais”. A Auriculoterapia é especialmente indicada quando se necessita que o paciente leve o tratamento para casa (como nos casos de obesidade, tratamento a vícios, etc.). As indicações e contra-indicações são as mesmas da Reflexoterapia Podal.

Advertisement

Drenagem Linfática

Desenvolvida por médicos na Europa, a Drenagem Linfática é um estilo de massagem a ser aplicado terapeuticamente quando necessita-se remover de músculos ou articulações “macro moléculas”, pois os vasos linfáticos têm calibre maior que os do sistema venoso. Este estilo de massagem caracteriza-se pela leveza e sincronia de seus movimentos. Ao contrário da Massagem Sueca que se inicia pelas extremidades indo em direção ao coração, a Drenagem Linfática se inicia próxima ao coração e dele afasta-se progressivamente, mas com o cuidado de encaminhar a “linfa” em direção ao coração.Costuma-se usar, na “Drenagem Linfática”, dois tipos de movimentos: os de “bombeamento” e os de “varredura”. Com a Drenagem consegue-se terapeuticamente combater edemas, retenção de líquidos, os efeitos do reumatismo, estresse, etc. Apesar de ser uma massagem suave ela, por movimentar uma grande quantidade de líquidos, tem praticamente as mesmas indicações e contra-indicações da Massagem Sueca. É interessante frisar que a Drenagem Linfática tem excelentes efeitos nos tratamentos estéticos, pré e pós cirurgia.

Espondiloterapia

A Espondiloterapia não é propriamente uma massagem e sim uma nova maneira de abordar os problemas onde se faz necessário o uso da Massagem Terapêutica. Nela, vários conceitos são inovadores como, por exemplo: por trás de um problema de coluna vertebral, com exceção dos traumas, existe uma má postura. No conceito da Espondiloterapia, a má postura faz com que aumentemos ou diminuamos uma curvatura natural da coluna vertebral. Que curvaturas são estas? Lordose, Cifose e Escoliose.

Na ótica da Espondiloterapia, todos as pessoas possuem estas curvaturas, algumas posturais, outras estruturais, mas estas curvaturas só passarão a ser causa de dor quando alteradas, para mais ou para menos. Sendo assim, a primeira preocupação do Espondiloterapeuta será a de determinar onde ocorreu esta mudança ou, em outras palavras, onde está a má postura. A pesquisa para encontrar a má postura pode levar o terapeuta a investigar vários campos como trabalho, lazer e o próprio descanso. Somente após determinar com precisão onde está a má postura e dar a devida orientação corretiva é que o Espondiloterapeuta optará pelo estilo de manobras de massagem que utilizará.

A Espondiloterapia também faz uso da “Avaliação Morfológica”, que é extremamente eficaz em determinar onde estão e para que lado se irradiam as dores da coluna vertebral. A Avaliação Morfológica é tão eficiente que pode prever onde a coluna vertebral pode vir a apresentar problemas. Entre os massagistas terapêuticos existe a conscientização que o sucesso de um tratamento depende, em pelo menos, 70% da colaboração do cliente. Para conseguirmos isso são indispensáveis duas coisas: conhecimento e argumento. É nestes fundamentos que a Espondiloterapia se torna tão eficiente. Existem uma infinidade de métodos e aplicações em que uma clínica de massagem pode se especializar além dos aqui apresentados, como a Massagem Estética, a Massagem Desportiva, o Shiatsu ou em Socorros de Urgência.
A escolha dos tipos de massagens que devem ser aplicadas na clínica, vai depender exclusivamente do empreendedor.

Serviços e produtos

O foco da clínica é a massagem, porém, pode-se diversificar a gama de produtos e serviços ofertados aos clientes, tais como, produtos de relaxamento (sais de banho, CDs com sons da natureza e velas perfumadas), além de acompanhamento da evolução do quadro dos clientes.

Advertisement

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;
– Alvará da Vigilância Sanitária.

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

É válido que o empreendedor tenha conhecimento de algumas leis que regem o setor, que nesta caso, deve ser considerada em 3 níveis:
– Federal:
DECRETO-LEI N.º 4.113/42. Regula a propaganda de massagistas e outros.
LEI N.º 3.968/61. Dispõe sobre o exercício da profissão de Massagista e dá outras providências.
– Estadual e Municipal:
Cada Estado e Município, possuem o seu próprio código Sanitário que, não obstante estar sujeito a lei maior (Federal) poderá complementar as instruções para o exercício profissional como: Informações sobre luminosidade, ventilação, higiene, paredes, banheiro, piso, sala de espera, etc.
Entidades
ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
SEPN 515, Bloco B – Edifício Ômega – Brasília – (DF)
70.770-502
Tel. (61) 448 1326 / 1327 / 1303 / 1321

 

Advertisement
Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Minnistério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário,

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

0 Comments

  1. Vanuza Martins

    18/06/2016 at 23:18

    Muito interessante e claro. Gostei muito

  2. rodrigo moura

    14/10/2016 at 23:31

    e no caso de parcerias com saloes de beleza, como fica essa questão de legislaçãow

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *