Connect with us

Ideias de negócios

Montar um Armarinho e Aviamentos gastando pouco

Published

on

Saiba como montar um Armarinho lucrativo gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro vendendo aviamentos. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Armarinho

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio
Tipo de Negócio: Armarinho

Apresentação

Na vida diária as pessoas necessitam resolver pequenos problemas do cotidiano e nem sempre tem por perto o fornecimento de produtos para isso, essa necessidade é coberta pelos armarinhos.

Além de fornecer os produtos característicos desse estabelecimento, o armarinho é uma espécie de loja “quebra galho” do bairro.

É assim que, normalmente, o empreendedor passa a ter um relacionamento muito próximo com os clientes, tendo por base o atendimento personalizado, variedade de produtos úteis, bons preços e confiança mútua.

Advertisement

Mercado

Datas festivas e as estações mais características como verão e inverno colaboram com a venda das mercadorias, mas os hábitos e costumes dos consumidores da região onde a loja será instalada é que vão determinar o rumo da empresa.

No entanto, é bom lembrar que os armarinhos estão enfrentando a pesada concorrência de supermercados e papelarias, desta forma, vale tudo para se diferenciar.

Localização

É fundamental que o armarinho tenha uma boa localização, de preferência perto de profissionais da área de costura, tricô e crochê, como também próximo a uma área residencial ou de indústrias de confecções.

Além dos dados citados acima, é importante também que o local tenha uma boa infraestrutura (água, luz e telefone) como também, seja uma região densamente povoada.

Estrutura

Pode ser uma pequena loja de 40m², mas áreas maiores facilitam a organização e permitem planos de expansão.
A área pode ser dividida em dois ambientes, a entrada – onde é interessante que sejam colocadas vitrines nas laterais, e o interior – onde deve ficar os balcões, na frente das prateleiras. Tanto nos balcões como nas prateleiras os artigos devem ficar expostos para serem muito bem vistos pelos clientes.

Advertisement

Equipamentos básicos

  • balcões
  • vitrines
  • prateleiras
  • gôndolas
  • equipamentos de apoio (telefone, calculadora, caixa registradora, computador, móveis e utensílios de escritório)

Investimento

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento , podendo este girar em torno de R$ 30 Mil.

Mão de obra

O armarinho é um empreendimento que sofre as conseqüências das sazonalidades, seja por causa da variação climática seja pelas festas anuais como carnaval, dia das mães, dos pais e das crianças e natal.

Assim, por se tratar de um negócio que exige um atendimento personalizado para os clientes, pode haver um acréscimo de até 100% do número de funcionários nos períodos de pico de vendas.

Fornecedor

As mercadorias para o armarinho tanto podem ser adquiridas de atacadistas como dos fabricantes. O empresário deve iniciar comprando pequenas quantidades dos atacadistas para ir selecionando as mercadorias que têm maior giro, evitando, assim, grandes prejuízos por compras erradas.

Estoque

Ter atenção no estoque é fundamental, por tratar-se de comércio de mercadorias com enorme variedade.

O armarinho requer preocupação na formação de um estoque que atenda ao gosto do consumidor e cuidado especial na gerência da reposição das mercadorias vendidas.

Advertisement

Administrar muito bem os estoques e trabalhar com uma estrutura enxuta aumentam as chances de sobrevivência desse negócio, que trabalha com produtos de baixo valor unitário e com margens de lucro estreitas.

Linha de produto

É muito importante que o empresário saiba definir com precisão a linha de armarinho que pretende construir e para isto conhecer bem seus clientes.

A linha de mercadorias a ser adquirida deve ser bem planejada e irá variar de acordo com as características do estabelecimento e especialmente com os hábitos de consumo da clientela, mas em geral é composto por linhas, lãs, agulhas, alfinetes, tesouras, meias, fivelas, travas, cintos, fitas, brinquedos, etc.

É interessante oferecer cursos de tricô, crochê e bordados e produtos sazonais, como enfeites natalinos, além de recorrer a promoções e à distribuição de “receitas”, utilizando os artigos comercializados.

Oportunidades

As mercadorias de um armarinho encontram consumidores em todas as regiões do país. Existem oportunidades em quase todas as cidades ou bairros. É importante notar que a probabilidade de sucesso aumenta se a loja for instalada em uma região densamente povoada ou com grande número de profissionais da área de costura, tricô e crochê.
Como já foi abordado, é importante que o empresário se informe muito bem dos costumes da região onde pretende instalar o seu negócio, pois o estoque deve ser planejado de forma que atenda aos gostos dos consumidores locais.

Advertisement

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;
– Registro no Sindicato Patronal;
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu armarinho para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Minnistério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário,

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

0 Comments

  1. Francisca

    31/07/2015 at 20:15

    Oi gostei das dicas mas eu preciso mesmo e contatos de fornecedores e representantes.Para abrir a loja preciso comprar.

    Por favor pode me ajudar.

  2. Iones de jesus bogea rodrigues

    03/02/2016 at 00:49

    Gostaria de reveber imformaçoes

  3. Liamar Dos Santos Pereira

    24/01/2017 at 17:29

    Gostaria muito em abrir uma lojinha de aviamentos por isso quero saber como achar fornecedores como comprar quanto irei gastar? Se puderem me dar uma atenção. Ficarei muito grata.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *