Como montar uma floricultura. Passo a passo
Como abrir ou montar uma floricultura de sucesso, sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Floricultura
FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio
Tipo de Negócio: Comércio de Flores e Afins
Apresentação
A flor e seus significados podem render lucros. Apostando nessa constatação muitos empreendedores começam negócios nessa área e ganham muito. Entretanto, o olfato desse empreendedor deve ir além do sentido comum a todo mortal. Ele deve saber identificar de longe as características e oportunidades que surgem num bom negócio dessa natureza. É que uma floricultura precisa ser um lugar agradável e receptivo e para isso o nariz do dono é fundamental.
Mercado
O mercado de floricultura está numa situação bem privilegiada. De um lado, consumidores cada vez mais exigentes; do outro, produtores com acesso a novidades e tecnologias que os têm tornado cada vez mais competitivos. Esta situação estimula, ainda mais, a demanda com diversificação e sofisticação da oferta, criando desta forma um mercado altamente competitivo.
Outro fator importante é a iniciativa de inserção no mercado mundial, que criou uma dinâmica forte na base produtiva, com movimentos de mobilização e sensibilização de liderança dos produtores e empresários do setor.
Localização
A localização é um aspecto importante neste tipo de negócio. Facilidade de acesso e de estacionamento são características essenciais, mas deve ser dada grande importância à identificação de áreas onde se concentre o comércio de flores, ou onde haja grande fluxo de pessoas, à facilidade de visualizar e ter acesso, à proximidade de centros comerciais, de escritórios ou de edifícios residenciais.
Estrutura
A estrutura básica deve contar com uma área mínima de 40 m², sendo esta um local fresco, arejado, bem iluminado, com vitrinas atraentes e visíveis, de balcão para atendimento e manipulação dos arranjos, deixando em uma parte separada uma oficina de limpeza das flores e embalagens, são algumas das sugestões para a loja.
Uma boa ideia é manter o ambiente de trabalho separado por uma janela de vidro (como um aquário), deixando assim que o cliente veja a manipulação dos arranjos. Disponibilizar considerável variedade de flores em exposição, com espaço para que o cliente possa circular e observar tudo conduz a um contato maior com as plantas e obviamente à identificação e escolha das plantas de sua preferência.
Equipamentos básicos
– Máquinas de limpar rosas;
– Câmaras frigoríficas;
– Móveis e utensílios (Computadores, telefone, fax, mesas, balcões, suporte p/ vasos, cadeiras, prateleiras, etc);
– Ferramentas (tesouras, alicates de corte, limpadoras de rosas);
– Automóvel utilitário usado.
Produtos
Alguns dos principais produtos são: flores, plantas em geral, vasos, xaxim, terra, húmus, sementes, acessórios de jardinagem, entre outros.
Estoque
A aquisição de mercadorias deve ser bem planejada, variada e estudada de acordo com as características do estabelecimento e com os hábitos de consumo da clientela. O gerenciamento dos estoques envolve decisões ágeis na hora de comprar, cuidados com as perdas e bom controle do capital de giro. Na verdade, junto com a manutenção, esse é o grande segredo do negócio de flores.
Manutenção
A manutenção da estrutura da floricultura é, sem dúvida, um trabalho que precisa de atenção especial. Reposição de flores e arranjos, limpeza das flores recém chegadas, embalagem, eficiência no serviço de entregas, são pontos nevrálgicos da floricultura.
Alternativas
Surge como alternativas que encantam o cliente a ideia de disponibilizar, não só uma floricultura, mas uma verdadeira butique de flores, onde são oferecidos desde os mais simples buquês, até arranjos sofisticados, acompanhados de garrafas de vinhos, bombons, queijos. Quitutes que, em profusão, transformam buquês em presentes finos, onde as flores passam a ser meros complementos. Foi assim que surgiram as cestas de café da manhã, moda que veio e ficou. Ignorando período do dia que o próprio nome impõe, essas cestas podem ser presenteadas à qualquer hora do dia ou da noite. No entanto, ofertá-las é uma alternativa que exigirá maior empenho do empresário. Existem outras formas de conquistar o cliente, tais como:
- Propaganda: divulgar o empreendimento é tarefa para estratégias de marketing simples, mas eficazes, como: panfletagem em residências e escritórios, via correios (que têm serviços direcionados a esse filão), propagandas em revistas locais, cartazes, internet, e outros. Bom mesmo é não esquecer que a propaganda boca-a-boca é a grande aliada, por isso capricho é essencial. Outra opção é cadastrar os clientes e enviar mensagens em datas especiais ou quando fizer promoções;
- Vendas pela Internet: a mídia eletrônica é uma tendência. Muitos empreendedores vêm apostando no potencial de vendas de flores pela Internet. Para isso é recomendado que o empreendedor crie uma home page atraente e um eficiente sistema de entregas. Mas essa operação deve ser analisada com critério, principalmente no início do negócio;
- Outras Formas: colocar à disposição um catálogo com vários tipos de arranjos e manter um serviço de entrega eficiente e pontual, com produtos de boa qualidade, são iniciativas que cativam muito o cliente. Outra sugestão é lançar constantemente novidades em embalagens e acompanhamentos, para ampliar o menu de opções.
Dicas para facilitar o trabalho
- As rosas representam o amor, mas suas cores possuem significados especiais: Rosa Vermelha (amor, paixão); Rosa Amarela (felicidade, amizade); Rosa Rosa (amizade, carinho); Rosa Chá (respeito, admiração); Rosa Branca (pureza, paz); Rosa Laranja (fascínio, encanto); Rosa Champagne (admiração, reverência);
- Para presentear moças muito jovens, prefira as rosas brancas, as amarelas ou rosas rosas;
- Rosas vermelhas são ideais para mostrar uma paixão;
- Para senhoras de idade, prefira as rosas rosa, as rosas laranja, rosa-chá e champagne;
- O significado das flores: Acácia amarela (amor secreto); Acácia branca ou rosada (constância, elegância); Amor perfeito (meditação, recordações, reflexão); Cravo amarelo (desdém); Cravo branco (amor ardente, ingenuidade, talento); Cravo rosado (preferência); Cravo vermelho (amor vivo); Crisântemo amarelo (amor frágil); Crisântemo branco (verdade); Crisântemo vermelho (eu amo); Girassol (dignidade, glória, paixão); Hortência (frieza, indiferença); Lírio (casamento, doçura, inocência, majestade, pureza); Margarida (inocência, virgindade); Orquídea (beleza, luxúria, perfeição, pureza espiritual).
Legislação Específica
Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Sites afins
IBRAFLOR – Associação Bras. De Floricultura:
Ministério do Meio Ambiente: http://www.mma.gov.br
Floricultura Online: http://www.isabelaflores.com
Floricultura: http://www.giulianaflores.com.br
Floricultura RJ: http://www.mirandaflores.com.br
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |
Artigos relacionados: floricultura sp, como montar uma floricultura, floricultura belém, floricultura rj, floricultura salvador, floricultura moema, floricultura em sao paulo, floricultura online.
Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.