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Ideias de negócios

Como montar uma empresa de Decoração

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Ganhe muito dinheiro com serviços de decoração para pessoa física ou jurídica, saiba como montar uma empresa de Decoração com pouco dinheiro e sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviços
Tipo de Negócio: Escritório de Decoração
Produtos ofertados: Prestação de serviços de decoração para pessoa física ou jurídica.

Decoração – Mercado

Transformar um espaço vazio em ambiente harmonioso e agradável, apropriado para a função a que se destina, é o desafio que enfrenta o decorador.

Este tipo de atividade consiste na elaboração de projetos de paisagismo para casas, apartamentos, fazendas, chácaras e jardins. O serviço se estende a execução, acompanhamento do projeto e até aos retoques finais na decoração de ambientes, incluindo a compra dos materiais necessários.

Os serviços de decoração são uma atividade típica dos centros urbanos, que concentram uma população de elevado nível de renda e forte presença de atividades econômicas, especialmente dos setores comerciais e de serviços.

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É válido lembrar que o mercado é favorável, desde que a nova empresa apresente uma política de preços competitivos, serviços de qualidade e excelência de profissionais.

A combinação das ferramentas de trabalho, com a vocação e criatividade são ingredientes fundamentais para o sucesso. Além é claro da experiência no ramo e de curso de paisagismo, além de serviços de qualidade voltado as necessidades de cada cliente, procurando atender os mais inusitados pedidos, excentricidades e gostos.

Público alvo

O público-alvo destes serviços é constituído por donas de casas de classe média alta, por consultórios médicos e odontológicos, além de escritórios e áreas de atendimento ao público que exigem um padrão diferenciado, expressando uma imagem condizente com seus objetivos – harmonia, beleza, futurismo, aconchego, leveza e bem-estar, dando um equilíbrio a todo o ambiente, sem esquecer o lado funcional e estético das formas e cores e de tudo que envolve o espaço trabalhado. É o caso de lojas comerciais, escritórios, hotéis, pousadas, “flats” e empresas de entretenimento, casas de “shows” etc.

Estrutura

A empresa de decoração tem que possuir uma estrutura ágil, competente, com custos relativamente baixos, que lhe permita atuar de forma competitiva no mercado, em termos de preços e prazos.

Mão de obra

A empresa de decoração e ambientação deverá contar com um quadro de pessoal capacitado, de boa formação escolar e profissional, elevado bom gosto e bom senso, capaz de estabelecer uma compreensão correta dos desejos da clientela e transformá-los em realidade, com uma adequação a nível de preços competitivos, além de dispor de um bom quadro de profissionais para os diversos serviços de apoio.

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O paisagista requer domínio de diversas áreas do conhecimento humano, tais como: arquitetura, agronomia, belas artes, desenhos clássicos e geométricos, engenharia do ser humano, etc. de estar sempre atualizado em termos de novidades, tendências da moda sob seus diversos ângulos e ser capaz de trazer para o seu trabalho todas estas inovações de forma prática e adequada.

Além do mais, o paisagista deverá ser conhecedor de que as plantas são elementos vivos e procurar utilizar a composição planta versus gente, de forma que a primeira não interfira com a segunda, daí as áreas de lazer, caminhos, pavimentação e “play ground”, serem consideradas parte integrante dos locais paisagísticos.

Lembretes importantes

Alguns fatores que devem ser levados em consideração por parte do futuro empreendedor:

1. O empreendedor que pretenda ingressar no mercado deve levar estas variáveis em consideração e estabelecer-se diante de uma certeza de contar com um número de clientes potenciais que lhe assegurem bom desempenho à sua empresa;

2. Deve, ainda, considerar que a sua atuação e estabilização no mercado, em qualquer que seja o movimento, vai durar de médio a longo prazo, período em que a empresa terá de fazer um forte trabalho de divulgação e contatos pessoais;

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3. Dispor de material informativo da empresa e do seu quadro técnico, em forma de portfólio, contendo, ainda, referências de trabalhos executados;

4. Ter um bom relacionamento na praça, que possa estabelecer contatos para a empresa;

5. Possuir um banco de dados sobre clientes potenciais e trabalhar esta potencialidade com divulgação de modo direto, seguida de contatos pessoais;

6. Ter um bom relacionamento com profissionais e empresas afins – Arquitetos, Paisagistas, Casas Comerciais de materiais de decoração, inclusive as do ramo de mobiliário, molduras, vidraçaria, etc.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

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O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.

Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990). Como também ter o conhecimento de algumas leis que disciplinam o setor, tais como:
– LEI Nº 4.864/65 – Cria medidas de estímulo à indùstria de construção civil;
– LEI Nº 4.591/64 – Dispõe sobre o condomínio em edificações e as incorporações imobiliárias;

Entidade

CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia: www.confea.org.br

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

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