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Ideias de negócios

Como montar agência de modelos – Passo a Passo

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Saiba como montar uma Agência de Modelo e Manequim lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, captação de cliente, financiamento, mão de obra especializada, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Setor: Serviço
Tipo de Negócio: Serviços de agenciamento de modelos
Área Mínima: em torno de 60m2

Agência de modelos – como montar

Para  montar uma agência de modelos, ou empresa de agenciamento de modelos, como também é conhecida, se faz necessário, levando-se em conta o perfil do negócio, cadastrar o maior número possível de candidatos à carreira de modelo, visando a seleção de pessoas com boa aparência, porte físico e postura apropriados às exigências do mercado.

A agência pode contar com um profissional especializado na descoberta de novos talentos, que saia a procura dos mesmos a fim de aumentar a sua lista de candidatos. Essa busca pode ser dar na rua, em locais de grande movimentação de pedestres, mas as escolas de 1º e 2º graus, e cursinhos pré-vestibulares, são os locais mais procurados.

Poderá ser oferecido um serviço de fotografia, com baixo custo, cujas fotos deverão ficar em poder da empresa, para serem disponibilizadas aos clientes que escolherão os modelos de sua preferência, tais como produtoras de comerciais para tv e cinema, empresas que organizam feiras, eventos e desfiles de moda ou que queiram divulgar seus produtos por meio de catálogos, agências de publicidade e propaganda, etc.

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A infraestrutura básica será uma recepção, uma sala para apresentação dos modelos aos clientes em potencial, uma sala para os arquivos das fotos e fichas dos candidatos cadastrados, e uma sala para o gerenciamento do empreendimento. Um pequeno estúdio para a produção das fotos dos modelos é opcional, mas é uma boa alternativa para a diminuição dos custos desse serviço.

Mercado

Para o início da agência, o ideal é manter contato com as empresas que procuram esses serviços; com o tempo, após se adquirir a estabilidade necessária, deve-se lançar seu nome na mídia, fazer-se conhecida no meio, cultivando uma boa imagem e credibilidade perante a clientela, respeitando-se os prazos avençados e honrando todos os compromissos agendados. A ética profissional é um item extremamente importante nesse meio.

Alguns fatores importantes

Uma boa dica é manter um número extra de modelos em stand by, previamente escolhidos pelos interessados, que ficarão de prontidão, caso algum dos modelos principais não possa comparecer ao evento contratado.

Acima de tudo, a pessoa responsável pelo gerenciamento da empresa, quer seja o proprietário ou um profissional contratado por este, deve ter bom conhecimento na área de administração de empresas.

Uma boa alternativa é associar-se a pessoas que já possuam esse vínculo ou que já trabalharam nessa área.

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Dicas para ingressar na carreira de manequim e modelo

Atualmente existem duas áreas de atuação para uma Manequim/modelo:

  • Passarela: É aquela pessoa que faz desfiles em passarelas. O ideal é que seja alta e magra. Não é necessário que seja tão bonito, e pode ter uma beleza diferente (meio exótica);
  • Comercial: É aquela que faz fotos e comerciais. Não é necessário um corpo perfeito, isto é, mesmo as mais baixinhas ou um pouco gordinhas podem alcançar sucesso nesta área. Neste caso tem que ser fotogênica e expressiva.

Para entrar nesta carreiras o ideal é:

1- Fazer um curso ou aprender a desfilar.
2- Fazer algumas fotos (sem muita produção) feito por um fotógrafo da área.
3- Enviar fotos ou procurar diretamente uma grande agência ou entrar em alguma agência pequena para adquirir alguma experiência.
4- Participar de grandes concursos .
É bom saber que o pessoal das agências não poderão lhe oferecer uma atenção especial. Por isso ao entrar em contato com uma agência esteja preparado(a) para tratamentos de grupo, pois os mesmos tem que fechar dezenas de acordos com clientes, modelos, etc.

Para se sobressair um manequim ou modelo deve ter:

  • Pontualidade: ser modelo é como trabalhar em qualquer outro lugar e as pessoas exigirão muita responsabilidade e profissionalismo. Chegue aos seus compromissos com pelo menos 15 minutos de antecedência. Tenha paciência para ser atendido em um teste ou agência;
  • Disposição: Para repetir as fotos e filmagens quantas vezes forem necessários ou até para entrar na água em um dia frio ( se necessário). o modelo tem que gostar do que faz e se dedicar ao máximo;
  • Desinibição: a modelo não pode ter vergonha de nada em hipótese alguma. O trabalho sempre expõe a pessoa, por isso nunca tenha vergonha de ser fotografada ou filmada em uma rua movimentada ou trocar de roupa junto com pessoas de outro sexo ( nos desfiles os camarins são os mesmos para homens e mulheres);
  • Independência: para ir em alguns lugares sozinhas sem depender de outras pessoas. É fundamental que o modelo saiba pegar um ônibus ou metrô caso necessário.

Cuidado: se alguma pessoa se identificar como caçador de talentos, anote o nome e telefone da agência que diz trabalhar. Desconfie quando te fizerem muitas promessas: há muitos falsos “caçadores de talentos” que iludem as candidatas a modelos. Não dê o seu telefone ou endereço em hipótese alguma. Procure evitar também as excursões que levam modelos para os grandes centros como Rio e São Paulo. Geralmente são organizadas por pessoas exploradoras. Procure entrar em contato diretamente com a agencia. Ao procurar um fotógrafo, pegue referência do mesmo com as agências da sua região.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretaria da Receita Federal;
– Registro na Secretaria da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua Agência de Modelos para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização), e também o Alvará de Funcionamento.

Sites de Agência de Modelos

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

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