Como fazer botinas – Veja como montar fábrica de botinas
Saiba como montar uma fábrica de botinas lucrativa gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro fazendo botinas, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Fabricação de botinas
Ficha Técnica
Setor da economia: Secundário
Ramo de atividade: Indústria de Botinas
Tipo de Negócio: Fábrica de botinas
Área Física: 80 m²
Investimento: R$ 35 mil a 40 mil.
Botinas
Na Europa do século quatorze, sapatos tinham o bico tão fino e longo, que para caminhar era preciso amarrá-los à cintura ou à coxa. Mulheres da corte do rei Henrique IV, usavam ficar pelo menos uma hora com os pés mergulhados em água gelada, para que eles coubessem em seus sapatos estreitos. As chinesas recorriam a práticas, digamos assim, menos ortodoxas: desde que nasciam, mantinham os pés amassados e enfaixados. O objetivo era calçar sapatos que medissem no máximo 15 centímetros.
Sapatos também já serviram de indicação da classe social de quem os usava. Na antiga Roma, mulheres usavam sapatos brancos, vermelhos, verdes ou amarelos; Senadores usavam os de cor marrom; Já os cônsules usavam brancos. Em algumas circunstâncias, como cerimônias na Roma dos Césares, os convidados usavam sandálias com solado de ouro maciço. Seguindo na história, o primeiro sistema de numeração de calçados de que se tem notícia foi criado na Inglaterra, em 1324 e baseava-se na medida do grão de cevada. Extravagâncias de época e malabarismos à parte, boa e velha de guerra, a botina agrega as condições ideais para a prática daquela que é uma das funções mais complexas do corpo humano: o ato de caminhar, que envolve 650 músculos do corpo e quase 80% dos 208 ossos do esqueleto.
Mais trabalhadas que os primeiros calçados feitos pelo homem (feitos de sola de pele de animal, com orifício nos lados e no bico, eram amarrados ao pé com tiras de peles) e mais confortáveis que os famosos “Bundschuh” (sapato usado pelos colonos na Idade Média, que era costurado e então enchido com palha e preso à perna com diversos cordões), a botina pode transformar-se em fonte de lucros.
É importante observar que apesar de ser uma técnica bem dominada a fabricação de botinas pode tornar-se um tanto complexa dada a diversidade de operações e materiais. No entanto, se o produto final for de boa qualidade, poucos resistirão a esse charmoso acessório do país dos cowboys.
Mercado – Fabricação de botinas
A fabricação de calçados, de modo geral é atividade bastante presente e por isto competitiva. A observação ainda não se aplica ao ramo que fabrica botinas. Nesse ramo, ainda existe uma boa demanda, não só nos meios urbanos, como também nos meios rurais. Legítimas representantes do figurino country, as botinas também contribuem para que o Brasil tenha alcançado a posição de segundo mercado country mundial, atrás apenas dos criadores do estilo, os Estados Unidos. É verdade e nós temos orgulho disso.
Mas aquele estereótipo do personagem jacu, ignorante e mal vestido está sendo modificado. A teoria do jornalista e publicitário Marcelo Murta (coordenador editorial da Rodeo Life, primeira revista brasileira voltada para o universo country) é de que o Brasil, apesar da migração é no fundo –em termos de formação cultural- uma grande fazenda e por mais contraditório que possa parecer, o interesse pelo ambiente cowboy cresce proporcionalmente ao êxodo para os grandes centros.
Os saltos dessa indústria, altos como os de um touro esporado ou um cavalo xucro, podem ser medidos em várias frentes. Na “nação country” brasileira, uma profusão de negócios e investimentos tem a capacidade de movimentar impressionantes R$1,5 bilhão a cada ano em negócios com rodeios, alimentação, shows, moda, carros, caminhonetes e indústria fonográfica, entre outros filões.
. ZEBU. É nesse rastro que a Zebu, maior fabricante de botinas da América Latina, com produção anual de um milhão de pares, resolve investir pesado no mercado urbano. A partir de outubro, a fábrica reeditará uma antiga parceria com a apresentadora Angélica e lançará uma linha com o nome da loirinha.
Mais coloridas, as botas pretendem atingir o filão infantil e juvenil das grandes metrópoles, destino hoje de 40% da produção da Zebu. “Além de resistente para o campo, nossa botina tem design. Pode ser usada até em uma festa”, afirma Luís Antonio Costa, 40 anos, presidente da Zebu. Angélica já havia alavancado a expansão das vendas de botinas para as cidades, em 1988, quando apareceu em comerciais veiculados no horário nobre nas principais emissoras de televisão e em outdoors espalhados por todo o Brasil.
Por gastar mais de três mil salários mínimos da época com uma campanha para botas usadas por capiaus da roça, Costa foi tachado de insano. E não foi a primeira vez. Logo quando fundou a fábrica de botinas e inovou seu design, em 1985, Costa causou estardalhaço ao inaugurar uma linha de produção de 400 pares mensais. “Antes a botina era grosseira, tinha a sola pregada e não oferecia conforto. Só se vendia na roça mesmo.
Desenvolvi um produto muito melhor e mais bonito”, explica. Até hoje, saíram da fábrica mais de dez milhões de calçados. A Zebu já exporta cerca de 150 mil pares.
Localização – Fabricação de botinas
A fábrica deve estar localizada numa região que tenha acesso viário facilitado, com ruas calçadas para facilitar o escoamento dos produtos. Fundamental para montar um empreendimento desse tipo é levar em conta que, quanto mais próxima a fábrica estiver dos fornecedores de componentes e serviços, menos equipamentos e empregados serão necessários, pois é possível terceirizar algumas atividades. A orientação é de Cristiano Cecatto, consultor do Núcleo Regional de Informação Tecnológica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (NRI-SP/IPT).
ÁREA FÍSICA. A área para as instalações da fábrica de botinas deve ter aproximadamente 80 m² . Um pequeno galpão, com fechamento em alvenaria é adequado para esse tipo de empreendimento.
Máquinas e equipamentos – Fabricação de botinas
Para iniciar o seu negócio, você precisará basicamente de algumas equipamentos com por exemplo: máquina para costurar coluna, máquina para blanquear, máquina para escovar/lixar, uma mesa de corte 1,00×2,50m e móbiliário para o escritório da fábrica. Vale a pena procurar no mercado por equipamentos atualizados que podem garantir maior produção a custos menores.
INVESTIMENTO. Para a aquisição de máquinas e equipamentos serão necessários, no mínimo, cerca de R$ 35 mil a 40 mil.
Pessoal – Fabricação de botinas
Segundo o consultor Cecatto, o trabalhador deve dominar a totalidade das atividades inerentes à produção, seja em seu setor ou em setores independentes. E essa necessidade de qualificação existe tanto nas empresas que trabalham de maneira quase artesanal, quanto naquelas mais mecanizadas. Conclui-se portanto que a fabricação de calçado, seja botina ou outro tipo qualquer, exige qualificação da maioria dos operários que trabalham em setores bem definidos.
Matéria Prima – Fabricação de botinas
A fabricação de botinas apresentas algumas dificuldades no momento da escolha da matéria-prima (couro) a ser utilizada, visto que é necessário um material flexível que permita facilidade nos movimentos dos pés. Para tanto, pedimos que o solicitante entre em contato com o SENAI para obter maiores informações sobre o processo bem como o tipo de matéria-prima a ser utilizada. Ele possui especialistas nesta área e que poderá prestar assessoria direcionada às suas necessidades:
SOLADOS. No Brasil, a grande maioria dos sapatos têm solas coladas: por exemplo, a maior parte dos calçados sociais, tanto masculinos quanto femininos, vários tipos de tênis de uso comum. A leveza e a flexibilidade obtidas com este método e o grande desenvolvimento dos adesivos utilizados – tornando-os cada vez mais confiáveis – explicam a preferência por este tipo de construção, que , além disso, é simples e econômica do ponto de vista do fabricante.
Etapas do processo produtivo – Fabricação de botinas
1.1. MODELAGEM – Etapa dedicada à elaboração dos moldes das partes do calçado. O modelista estabelece a fôrma (de madeira, plástico ou metal) e os materiais a serem utilizados e precisa ter habilidades técnicas e artísticas para criar modelos que aliem conforto, beleza e bom gosto. Para a produção de um bom molde é necessário adquirir um produto similar, analisar a montagem e detalhes dos cortes e a partir disso desenvolver seu próprio produto. A maioria dos moldes são de cartolina; no ramo de calçados, os moldes das solas são de metal onde são cortadas a matéria-prima (couro) e colocados em máquinas próprias (balancins). O serviço pode ser terceirizado;
1.2. CORTE DO COURO – a partir dos moldes, as diferentes peças que comporão o produto são cortadas com lâminas ou navalhas. Isso é feito manualmente com facas e moldes de cartolina ou com uma prensa hidráulica (balancim de corte) comandada por um operador, que deve observar o sentido das fibras, defeitos e espessura do couro. Esse profissional é peça fundamental para o negócio, pois, se ocorrerem defeitos nessa etapa da produção, eles dificilmente poderão ser corrigidos, causando desperdício de couro. Cecatto informa que já existe tecnologia para realizar o corte a laser e a jato d’água, mesmo para o solado do calçado. Porém, são processos difíceis de usar em função da falta de homogeneidade da matéria-prima.
. PREPARAÇÃO DAS FACAS para balancins de cada parte do calçado (solado, calcanhar, laterais, parte superior). Esta etapa também poder ser feita manualmente com auxílio de um estilete para couro, mas requer muita habilidade e baixo nível de produção.
1.3. MONTAGEM. Costura e colocação da estrutura na forma de montagem. A montagem dos calçados exige operações de preparação, montagem do bico, dos lados e da base (traseira).Requer qualificação do operador,que hoje já pode trabalhar com maquinário equipado com microprocessadores que realizam várias operações de uma só vez.
1.4. COLAGEM e/ou costura do solado.
COLAGEM DA SOLA DE BORRACHA – Qualquer tipo de sola (Natural:couro e borracha natural; ou Sintética: PVC, TR, poliuretano) pode ser tanto colada quanto costurada.
.INJEÇÃO DIRETA e VULCANIZAÇÃO – São dois outros métodos de colagem que vêm sendo adotados ultimamente. A Injeção Direta só pode ser utilizada com solas feitas em materiais sintéticos; na Vulcanização poderá ser empregada também a borracha natural.
VULCANIZAÇÃO. Nesse processo a sola – feita de pasta de borracha crua (natural ou sintética) prensada – é inicialmente colada ao cabedal com um adesivo compatível e fixada por meio de uma vira (também de borracha crua). O conjunto: fôrma + cabedal + sola + vira é então levado a uma autoclave (espécie de panela de pressão gigante), onde, sob ação de pressão e altas temperaturas, a borracha é “cozida” (ou seja, vulcanizada) adquirindo suas propriedades finais.
A união cabedal-sola obtida a partir da vulcanização é extremamente sólida e durável. É em função disso que esse método é empregado na fabricação de calçados para uso de grande impacto, como é o caso de alguns tipos de tênis e botas para “trekking”(longas caminhadas geralmente por terrenos acidentados).Uma vez completada a operação de fixação da sola ao cabedal, o sapato está praticamente pronto. Passará ainda por algumas operações de limpeza, retoque de pequenos defeitos, e por fim pelo controle de qualidade.
1.5. ACABAMENTO – No acabamento (ou plancheamento), os operários podem ser menos qualificados, pois as atividades (escovação, limpeza, eliminação de excessos e colocação dos sapatos nas caixas) são organizadas de modo bem simplificado. É o setor que emprega os aprendizes e funcionários que recebem os menores salários da fábrica.
1.6. LIMPEZA E REVISÃO final do calçado.
2. ÁREAS DA FABRICAÇÃO
2.1. PESPONTO – esta área da fábrica comporta uma diversidade de atividades, da preparação à costura propriamente dita. O funcionário precisa de pelo menos um ano de experiência para se tornar um bom profissional da costura.
Nessa área, instrumentos manuais coexistem com os mecânicos. As máquinas de controle numérico para costura são destinadas principalmente à união de peças e, atualmente, já existem equipamentos que estabelecem a largura e a espessura do ponto; o tempo de imobilização do material e até a grossura do fio empregado.
Já foram desenvolvidos também dispositivos para alimentação de material, posicionamento da agulha, controle do número de pontos e da velocidade de costura. No entanto, máquinas computadorizadas são mais usadas na fabricação de poucos modelos em grandes quantidades (os moldes são caros).
2.2- PRÉ-FABRICADOS – setor onde são fabricados solas, saltos e todas as peças complementares do calçado:
SOLADO. O corte do solado é feito em balancins-ponte de maior porte, que permitem cortar de uma única vez várias unidades de sola, salto e palmilha. Para o solado podem ser empregados plástico, borracha, madeira e couro;
PALMILHA. Podem ser empregados: couro, fibras, papelão e feltro. Este setor requer a utilização de muitas máquinas, que, embora bastante rudimentares, exigem uma certa habilidade por parte do trabalhador. Em algumas empresas já vêm sendo implantados sistemas mecânicos de esteira que transportam o produto para cada trabalhador, conforme a sequência de fabricação.
1. ENTIDADES
. CENTRO TECNOLÓGICO DE COUROS E CALÇADOS – CTCC
Av. Wilson Bego, 300, CEP 14406-091, Franca, SP, tel. (0xx16) 720-1033, fax (0xx16) 720-0980.
. NÚCLEO REGIONAL DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA DO INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DE SÃO PAULO – NRI-SP/IPT (coloca-se à disposição para outros esclarecimentos). Tel.:(0xx11) 3767-4456/4126 /e-mail: nri-sp@htcid.ipt.br .
. SENAI – CENTRO TECNOLÓGICO DE COURO E AFINS – FRANCA
Tel: (0**16) 727 1456 ( R. 217 / 222)
2. FORNECEDORES
2.1 – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
. Ivomaq Indústria e Comércio de Máquinas Novas e Seminovas, tel. (0xx16) 723-2100;
. Camac – Carvalho Máquinas e Componentes, tel. (0xx16) 721-2115;
. Cardoso – Máquinas e Equipamentos, tel. (0xx19) 441-3253;
. Incomir Ltda. Indústria e Comércio de Máquinas, tel. (0xx16) 727-2002
. Franpele – Artigos para Calçados, tel. (0xx16) 721-0644.
. BOM SUCESSO COM MÁQUINAS
R. José Cuce, Prof, 147, São Paulo/SP
Tel.: (0**11)-2750215
. RECUP DE MAQ TAKARA
Av. Rangel Pestana, 1743 – São Paulo/SP – 01017000
Tel.: (0**11)-2286087 / Fax: (0**11)-2295564
. GILBERTO HOLSCHAUER E CIA
R. Saudade, 566, Birigui/SP, 16200000
Tel.: (0**18)-6422044
. GILBERTO HOLSCHAUER E CIA
Av. Rangel Pestana, 1685, São Paulo/SP, 01017000
Tel.: (0**11)-2289307
. INTERTÉCNICA COM MAQ CALÇADOS REPRES PRESTAÇÃO SERV
R. Rouxinol, 47, Caieiras/SP, 07700000
Tel.: (0xx11)-78918049
. IVOMAQ IND COM MAQ
R. Otílio Monteiro dos Santos, 3045, Franca/SP, 14406076
Tel.: (0**16)-7201000 / Fax: (0**16)-7201011
. NILTON FLAUZINO
R. Renildo Valim Mello, 1166, Franca/SP, 14401074
Tel.: (0**16)-7239998
. POPPI MAQ E EQUIP
Rod. Ronan Rocha,Eng, km 33, Franca/SP, 14404080
Tel.: (0**16)-7230500
. ROBE INDL
R. Vinte e Quatro de Maio, 1785, Jaú/SP, 17202050
Tel.: (0**14)-6211300 / Fax: (0**14)-6224655
2.1.1 – MÁQUINAS DE COSTURA
. ANDRADE MAQUINAS LTDA
R: Barra do Tibaji, 353 / 414 – Bom Retiro – São Paulo/SP – 01128000
Tel.: (0**11)-2225599
. RIO MADEIRA COML LTDA
Av. Duque de Caxias, 121 – Stª Efigênia – São Paulo/SP – 01214-000
Tel.: (0**11)-2226009
. ANDRADE MAQ LTDA
R. Barra do Tibaji, 414 – São Paulo/SP 01128-000
Tel.: (0**11)-2225599
. DISTR BROTHER
R. Mamoré, 551 Bom Retiro – São Paulo/SP – 01128-020
Tel.: (0**11)-2229599/Fax: (0**11)-2224392
. HELIO ROSSONI & CIA
R. Newton Prado, 180 – Bom Retiro – São Paulo/SP – 01127-000
Tel.: (011)-2200944 / Fax: (011)-22096234
. MARBOR MAQ DE COSTURA
R. Graça, 597 – São Paulo/SP – 01125-001
Tel.: (0**11)-2204026 / Fax: (0**11)-2236377
. MATISA MAQ DE COSTURA E EMPACOTAMENTO
Av. Maria Buzolin, 520 – Limeira/SP – 13484-318
Tel.: (0**19)-4515233
. PANCOSTURA SA IND E COM.
Al. Cleveland, 444 – São Paulo/SP – 01218-000
Tel.: (0**11)-2501700 / Fax: (0**11)-2240922
. RIBERMAK IMP E DISTR DE MAQ DE COSTURA E PEÇAS
R. São Caetano, 445 – São Paulo/SP – 01104-000
Fone: (0**11)-2231279
2.2 – COURO SINTETICO
. NAPPEL – EUROPIEL DO BRASIL IMP. E EXP. LTDA
RUA DR. CÂNDIDO ESPINHEIRA, 350 – SL. 42 – CEP: 05004-000
São Paulo/SP – Telefones: (5511)38620906 – FAX: (5511)38657851
2.3 – COURO
. COUROS MAIER
Av Felipe Elias Zentune, 952 – São Francisco – Guaxupé/MG
Cep. 37800-000 – Tel.: (0**35)-5515818 / Fax: (0**35)-5515130
. BRASCOURO COM DE COURO BRASIL
R: Conceição, 20 – Rio de Janeiro/RJ 20051-010
Fone: (0**21)-2210043 / Fax: (0**21)-2328510
. NOBIAL COM E REPRESENTACOES LTDA
R Andrademons, 213 – Brás – São Paulo/SP
Cep. 03008- 000 – Fone: (0**11)-2294410 / Fax: (0**11)-2282974
. BARTOS IND E COM
Rod. Euclides da Cunha, km 554 – Fernandópolis/SP
Cep. 15600-000 – Tel.: (0**17)-4423900 / Fax: (0**17)-4423532
. BONATO COUROS SA
R: Frederico Moura, 2140 – Franca/SP
Cep. 14401-150 – Fone: (0**16)-7275044 /Fax: (0**16)-7274972
. BRACOL IND COM
Av Brig. Faria Lima, 2012 5 andar – São Paulo/SP
Cep.01451-000 – Tel.: (0**11)-8167577
. COUROQUIMICA COURO E ACABAMENTOS
Av Alberto Pulicano, 3730 – Franca/SP
Cep. 14406-100 – Tel.: (0**16)-7200099
. CURTUME TOURO
Av Ana Jacinta, 350 – Presidente Prudente/ SP
Cep. 19066-030 – Fone: (0**18)-2273500 /Fax: (09918)-2273400
. DISSOLATEX COLAGENS IND
Av Alberto Byington, 1092 – São Paulo/SP
Cep. 02127-002 – Tel.: (0**11)-69672692
. KORUKRU ARTE EM COURO
R: Topázio, 341 – São Paulo/SP
Cep. 04105-063 – Tel.: (0**11)-2794523
. QUIMPROL IND COM PROD QUIM
Av Alberto Pulicano, 3750 – Franca/SP
Cep. 14406-100 – Tel.: (0**16)-7200150/ Fax: (0**16)-7200933
2.4 – ADESIVOS
. ARSOTEC ACESSÓRIOS IND. LTDA.
Rua Azevedo Júnior 250 – 03040-020 São Paulo/SP
Tel.: (0**11) 279 5888/ Fax: (0**11) 279 5320
. PROQUITEC IND. DE PROD. QUÍMICOS SA.
Rua Belgrado 330 – 04285-040 São Paulo/SP
Tel.: (011) 272 9922/ Fax: (011) 6914 8430
. THREE BOND DO BRASIL IND. E COM. LTDA.
Av. Prestes Maia 365 – 09930-270 Diadema/SP
Tel.: (0**11) 713 4011/ Fax: (0**11) 713 2714
2.5 – MATERIAL PARA CONFECCIONAR MOLDES
. MOLD PLAST IMP E EXP
Rua Gustavo Teixeira, 374 – 01236-010 São Paulo/SP
Tel.: (0**11) 864-8033/ Fax: (0**11) 864-81121
.2.6 – ACESSÓRIOS (FIVELAS, BOTÕES, ETC.)
. NEWAGE IND E COM DE VESTUÁRIO EM GERAL E ACESSÓRIOS
r Jurupari, 176, Jabaquara, São Paulo/SP, 04348070
Tel.: (0**11)-558 53335
. WAMATEX IND E COM LTDA
R. Pirajá, 789, Água Rasa, São Paulo/SP, 03190170
Tel.: (0**11)-612 82311
. AMAZONAS PROD PARA CALÇADOS
Av Rio Branco, 745, Franca/SP, 14405080
Tel.: (0**16)-7241666 Fax: (0**16)-7234591
. ARCO IRIS IND E COM DE PLÁSTICOS
Av Dedo de Deus, 190, São Paulo/SP, 03363100
Tel.: (0**11)-271 6100
. BRASIRUBER INDL COML IMP
Av. Carlos Ferreira Endres, 474, Guarulhos/SP, 07041030
Tel.: (0**11)-601 6200
. CASA VITORIA
Av. Fagundes Filho, 255, São Paulo/SP, 04304001
Tel.: (0**11)-5780262
. CENTRO COURO
Av. Tiradentes, 1551, Guarulhos/SP, 07090000
Tel.: (0**11)-644 02042
. CORDEX IND TÊXTIL
R. Matarazzo, 380, Bom Retiro, São Paulo/SP, 01128010
Tel.: (0**11)-222 3356 Fax: (0**11)-220 7753
. CRUZ COM E REPRESENTACOES ZANETTI
Av Rangel Pestana, 1163, on 1171, São Paulo/SP, 01017000
Tel.: (0**11)-2282310
. DISSOLATEX COLAGENS IND.
Av. Alberto Byington, 1092, São Paulo/SP, 02127000
Tel.: (0**11)-69672692
. ELASTOGRAN
Av João [xxiii],Papa, 5821, Mauá/SP, 09370800
Tel.: (0**11)-7556766 / Fax: (0**11)-7556739
. GIMENEZ ARTEF PARA CALÇADOS
R. Chubei Takagashi, 550, São Paulo/SP, 08260100
Tel.: (0**11)-2057279
. GRANADA & OLIVEIRA
R. Estevão Mélio, 190, São Paulo/SP, 02136060
Tel.: (0**11)-2017493
. IDÉIA
R. Vasco da Gama, 142, Brás, São Paulo/SP, 03003050
Tel.: (0**11)-2280397
. IND E COM CALÇADOS SICEMAR
R. Alegre, 1285, São Caetano do Sul/SP, 09550250
Tel.: (0**11)-4534499
. IND E COM DE ARTEFATOS DE BORRACHA HAITI
R. Flora, 173, Brás, São Paulo/SP, 03041070
Tel.: (0**11)-270 7136
. IRMÃOS PEPE
R. Ciampiti, Eng, 50, Vila Guilherme, São Paulo/SP, 02078060
Tel.: (0**11)-201 0178
. JMK IND E COM DE COMPONENTES PARA CALCADOS
R. Uruguaiana, 413, Brás, São Paulo/SP, 03050040
Tel.: (0**11)-291 2157 / Fax: (0**11)-692 2251
. MODELAÇÃO HOFFMANN
R. Piratininga, 869, São Paulo/SP, 03042001
Tel.: (0**11)-279 0749 / Fax: (0**11)-278 1576
. MSM ARTEF DE BORRACHA
Av. Rio Branco, 520, Franca/SP, 14405080
Tel.: (0**16)-722 2577 / Fax: (0**16)-724 0163
. PALOKI COM REPRES
Av.Antônio Paiva Sampaio, Comdt, 263, São Paulo/SP, 02269000
Tel.: (0**11)-6951 7945
. PETRILLI INJETADOS
R. Tamoio, 87, Birigui/SP, 16200000
Fone: (018)-6423511 Fax: (018)-6423121
. PROPACAL PROD PARA CALÇADOS
Av. Alberto Pulicano, 2940, Franca/SP, 14406100
Tel.: (0**16)-720 0077 / Fax: (0**16)-720 0302
. RLO IND E COM DE PLASTICOS
R. Ulysses Lemos Torres,Prof, 22, São Paulo/SP, 03479070
Tel.: (0**11)-6918 2152
. SÃO GERALDO ARTIGOS PARA IND DE CALCADOS
R. Cherentes, 57, Perdizes, São Paulo/SP, 05008020
Tel.: (0**11)-262 0429 / Fax: (0**11)-263 8150
. SOCIEDADE PAULISTA BORRACHA COURO
Av. Rangel Pestana, 1047, São Paulo/SP, 01017000
Tel.: (0**11)-2279897
. WCC. REPRESENTAÇÕES
R. Juvenal Ferreira, 379, São Paulo/SP, 03512040
Tel.: (0**11)-69420833
. COUROPLASS COM DE COUROS E PLÁSTICOS LTDA
Av. Rangel Pestana, 171 – 03001-000 São Paulo/SP
Tel: (0**11) 229 3199
. NEW-FOOT INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA
Rua Rodrigues Montemor, 901 – 04387-000 Americanópolis/SP
Tel: (0**11) 565 2699
. S.W & S COMERCIAL LTDA
Rua Jairo Goes, 50/54 – Brás – 03004-010 – São Paulo/SP
Tel.: (0**11) 229 3807/Fax: (0**11) 571 0141
Endereços na Internet:
http://www.geocities.com/hollywood/4401
http://www.agabe.com.br
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |
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