Processo Trabalhista
A Justiça do Trabalho foi estabelecida com o objetivo de resolver eventuais conflitos nas relações nas relações entre empregado e empregador. Quando uma das partes se sentir prejudicada, é possível entrar com uma ação. Com base nas normas jurídicas que regem os acordos entre contratados e contratantes.
Vale lembrar que a Justiça do Trabalho é uma competência não penal capaz de orientar as não só as relações de trabalho como também as relações de emprego. Uma reclamação trabalhista precisa ser encaminhada por escrito, com a representação de um advogado ou sindicato.
Para quem já entrou com uma ação na Justiça do Trabalho, é importante saber que como acompanhar os trâmites da sua causa. Tendo em vista que os procedimentos podem levar anos, a consulta do processo trabalhista torna-se fundamental. Mesmo que esse recurso esteja disponível há bastante tempo, ele ainda gera uma série de dúvidas nas pessoas. Leia os itens a seguir para entender definitivamente como funciona o serviço, com foco nos exemplos de Rio de Janeiro e São Paulo.
Consulta processo trabalhista
A consulta de processo trabalhista é uma ferramenta que permite tanto ao reclamante quanto ao reclamado acompanhar o andamento da ação, sendo o melhor modo de manter-se atualizado. Não é necessário nem sair de casa ou pedir a informações para o seu advogado. O requisito básico para concluir essa pesquisa é ter o número do processo que você quer examinar. Esse dado pode ser obtido diretamente na Vara do Trabalho, bem como com o seu representante legal. O próximo passo é entrar na página do Tribunal regional ou na vara em que a ação está correndo. Confira abaixo como fazer a consulta de processo trabalhista via internet.
Consulta processo trabalhista SP
A consulta de processo trabalhista em São Paulo é viabilizada pelo site http://www.trt2.gov.br/ . No estado, também existe a possibilidade de verificar ações por TRT da 15ª Região, situado em Campinas.
Consulta processo trabalhista RJ
Por sua vez, a consulta do processo trabalhista no Rio de Janeiro, acesse http://www.trt1.jus.br e entre na opção: Acompanhamento processual. Selecione a aba Nova Consulta Processual.
Consulta processo trabalhista pelo CPF
Além do número do litígio em questão, ainda se poda realizar a consulta de processo trabalhista pelo CPF. No entanto, essa opção só é disponibilizada quando a causa já foi julgada ou então quando não houve o pagamento previsto em um acordo, isso é, em caso de inadimplência. Nessas situações, o indivíduo ou empresa com dívidas vai para o Banco Nacional de Devedores Trabalhista.
Tal medida é indicada especialmente para os reclamados verificarem os seus status.
Com essa proposta clara, basta acessar a página do TST www.tst.jus.br certidao e clicar em Emitir Certidão. Em seguida, digite o seu CPF e depois aperte no botão Emitir.
O resultado da pesquisa será apresentado em PDF e poderá retornar com os seguintes comentários: Certidão Positiva de Débitos Trabalhistas e Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas. Mas lembre-se que uma certidão negativa apenas significa que não há dívidas trabalhistas no seu nome. Ainda assim, é possível que haja um processo trabalhista em andamento contra você.