Estamos nos preparando para profissões que ainda não existem?
A cada dia surgem novas atividades para o mercado de trabalho que preenchem lacunas que são criadas no cotidiano.
Uma discussão interessante surgiu durante a visita de alunos da Universidade Federal de Sergipe- UFS à Fecomércio-Sergipe, quando vieram conhecer um pouco mais sobre a economia aplicada ao Turismo, em uma conversa descontraída com a Economista Sudanês Pereira. Chegou o momento em que o tema exercício profissional foi à tona e alguns questionamentos surgiram dos alunos sobre como atuar no mercado. Daí o tema de evolução do mercado e dos profissionais entrou em voga.
Com os avanços tecnológicos, cada vez mais o mercado de trabalho pede profissionais capacitados em diversas áreas ou com conhecimento amplo, desenvolvendo uma visão holística da sociedade contemporânea.
A cada dia surgem novas atividades para o mercado de trabalho que preenchem lacunas que são criadas no cotidiano. Haja vista o boom das redes sociais e profissões que até pouco tempo atrás sequer eram consideradas, como a profissão de Youtuber, Digital Influencer, Social Media Manager, entre outras.
Há dez anos, isso não era imaginado. O que era uma manifestação hedonista ou uma brincadeira de adolescentes se tornou algo sério e rentável.
Estamos nos preparando para o futuro de maneira cotidiana. Os trabalhadores estão buscando cada vez mais qualificação para não exercerem meramente as atividades repetitivas comezinhas.
A evolução social por meio do alto desenvolvimento do setor de Tecnologia e Inovação não força, mas condiciona o profissional a compreender melhor as situações vividas nas empresas e a aplicabilidade de novas iniciativas.
Segundo estudo realizado pela Dell, uma das maiores corporações do mundo, em parceria com o Institute For the Future (IFTF), 85% das profissões que serão comuns em 2030, ainda não existem.
As organizações corporativas, institucionais e negociais são impactadas a cada dia com o desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas que surgem e auxiliam o profissional no desempenho de suas funções. Isso significa que a tecnologia estará cada vez mais presente no corriqueiro das vidas das pessoas.
As empresas já estão cientes disso e investem cada vez mais no trabalho de startups que tendem a moldar a nova infraestrutura laboral, ampliando as capacidades dos profissionais, levando-os à evolução constante do seu conhecimento.
Pessoas e empresas que não se prepararem para os novos tempos, que chegam cada vez mais rápido, a ponto de se misturar com o dia a dia das pessoas e organizações, não irão sobreviver no mercado cada vez mais competitivo e voraz quando se trata de oportunidades de negócio.
A procura por pessoas especializadas em determinados setores de atuação ainda pouco explorados ou inexistentes será ainda maior. O profissional deverá ser capacitado para entender a empresa e tudo ao seu redor de forma pluridimensional.
As pessoas irão aprender em tempo real, as competências específicas que serão exigências empresariais, o que irá qualificar ainda mais o mercado de trabalho, promovendo melhores salários para os trabalhadores que estiverem mais antenados.
Sergipe é um estado exportador de desenvolvimento tecnológico de alta capacidade e complexidade. As iniciativas empresariais como a Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio, Caju Valley e o Inova + Sergipe, que estão sendo desenvolvidas, são fundamentais para o entendimento da sociedade e do mercado de consumo no futuro, que se aproxima cada vez mais do presente.
Explorar a criatividade, o desenvolvimento de múltiplas habilidades, aliado à capacidade inventiva, dedicação, entusiasmo e o empreendedorismo será a premissa para o profissional de qualidade do futuro.
Agilidade, desempenho, capacidade e compreensão das novas tecnologias irão nortear o mercado dos anos vindouros, gerenciando melhor o exercício das atividades imortais da economia, comércio, serviços, indústria e agronegócio. O que importa é nunca deixar de estudar, mapear as tendências de mercado e tecnologia, para estar sempre à frente do seu tempo, destacado no mercado.
MÁRCIO ROCHA Jornalista especializado em Economia, radialista, consultor de Comunicação e Marketing Empresarial. |