Como fazer um currículo – curriculum Vitae
Saiba como elaborar um currículo vencedor. Veja as principais dicas e modelos de profissionais de recursos humanos, destaque suas principais habilidades e realizações sempre valorizando a estética do currículo.
Currículo vencedor
O currículo é o registro da história profissional do indivíduo. E a sua propaganda, e como tal não pode ser apenas um pedaço de papel frio, comum, deve transmitir entre outras coisas, a formação, o conhecimento, a experiência, as habilidades, a organização ou no caso do primeiro emprego, transmitir o ímpeto, o desejo, a pré disposição ao conhecimento, ao aprendizado, em colaborar e agregar valores.
O currículo é um documento que deve ser elaborado para destacar suas habilidades e realizações, de tal forma que soe como um tambor ou um clarim, anunciando quem você é, de maneira elegante e agradável.
O currículo deve se constituir numa mensagem breve. Não é a toa que quase em muitos países se utiliza a palavra francesa résumé (que significa resumo) para designar currículo.
Normalmente o currículo chega ao seu potencial empregador antes de você, portanto, quanto melhor a impressão que causar a seu respeito, mais oportunidades poderá propiciar.
Cuide bem do seu currículo que ele ajudará você a alcançar entrevistas, a primeira metade do caminho para conseguir um novo emprego.
O currículo bem elaborado atrai, o currículo mal elaborado afasta.
Antigamente, destacar se pelo currículo era usar papel rosa, arrumar o texto em blocos agrupados e densos, com informações que começavam com o seu curso de primeiro grau, incluíam seus hobbies prediletos, estado da saúde e situação matrimonial. Esqueça este tipo de currículo!
Hoje, mudou o mercado de trabalho, e mudaram os currículos. Seja você é candidato a uma vaga de presidente, vendedor ou escriturário, o que o seu currículo deve fazer é evidenciar suas habilidades, conquistas e experiência, e é nisso que você vai se distinguir de uma multidão de outros candidatos. Este é o currículo moderno e eficaz!
Um bom currículo…
Apresenta um resumo breve, objetivo e conciso, mas ao mesmo tempo claro, abrangente e verdadeiro sobre a sua experiência passada.
Modelo de currículo
Cabeçalho ou topo do currículo
No topo do curriculum devem aparecer suas informações pessoais: nome completo, estado civil, idade, endereço completo e, principalmente, seus dados de contato. Embora pouco comum, muitas pessoas esquecem de colocar telefone e e-mail atualizados, e perdem assim a oportunidade de uma entrevista. Demais documentos como número da carteira de identidade, CPF, documento militar, entre outros ficam de fora.
Seu objetivo
O que você quer vem logo depois de quem você é. Deixe claro o seu objetivo profissional. Cuidado com exageros: antes de enviar seu perfil a um empregador, decida BEM o que você quer fazer e em que área quer atuar.
Observação:
Crie uma pasta no seu micro para manter o ser currículo sempre com a possibilidade de alteração. O currículo deve ser sempre direcionado para a vaga que está se candidatando.
Dessa forma é interessante e importante que se determinada vaga exigir um determinado requisito que você possui, ressalte-o no seu currículo, mais do que os demais.
Deixe sempre a possibilidade de um possível aproveitamento seu para uma outra vaga que mesmo não estando em aberto é um cargo que a empresa possui.
Resumo Profissional
Apresente uma síntese (leu direito? SÍNTESE) de suas competências e habilidades profissionais. Isso é para que o selecionador quando bater os olhos possa avaliar você no ato. É aí que ele decidirá se continua em frente, lendo atentamente o seu perfil, ou se descarta o seu currículo.
Caso você tenha realizado projetos, sistemas ou coisas relevantes na sua vida profissional, cite-as e de preferência coloque números que retratem por exemplo economia, produtividade etc. obtidos
Histórico Profissional
A experiência é o ponto que mais chama a atenção dos selecionadores. Resuma seu histórico profissional, não esquecendo dos seguintes pontos:
1. As empresas nas quais trabalhou (da mais recente para a mais antiga);
2. O período em que passou em cada uma delas;
3. Seu(s) cargo(s) na organização; Se teve promoções cite-as
4. Uma breve descrição de suas funções e responsabilidades. (opcional)
Se você é um profissional com alguma experiência de mercado, coloque seu histórico profissional ANTESda sua formação.
Caso você seja recém-formado ou tenha “ poucos quilômetros rodados ” nas empresas, troque as bolas: coloque primeiro a formação acadêmica.
Formação Acadêmica
Liste os cursos de graduação, pós-graduação e especialização, do mais recente para o mais antigo, com ano de início e de término (se você ainda não concluiu o curso, coloque simplesmente a palavra “cursando”). Não esqueça das certificações e do MBA, se houver. JAMAIS coloque onde fez o colegial, ginásio ou ensino fundamental, a não ser que o empregador peça.
Idiomas
Liste os idiomas nos quais você tem algum conhecimento e, principalmente, seu NÍVEL (básico, intermediário ou fluência) em cada um deles. Aqui, não adianta enrolar: se você é fluente, é fluente e pronto. Não existe essa história de “falo, mas não escrevo” ou algo do gênero. Caso você tenha alguma experiência de trabalho ou estudo no exterior, é hora de mencioná-la(s). Viagens de férias ou turismo não valem. Já intercâmbios ou estágios são uma boa pedida.
Informações Adicionais
Por fim, liste suas habilidades específicas, como conhecimentos de linguagens de programação, seminários e workshops (só os relevantes), disponibilidade ou não morar em outro local, e para viagens.
Dicas gerais para bom currículo:
Seja breve e objetivo.
.Seu currículo deve conter, no máximo, duas páginas. Utilize processadores de textos (esqueça programas gráficos, HTML ou máquinas (?) de escrever) e escolha uma fonte sem firulas. Figuras, nem pensar. Nem foto. E também não assine seu currículo.
Não envie o currículo atachado (em anexo)
Coloque-o no corpo da mensagem. Com a atual epidemia de vírus, muitos empregadores simplesmente eliminam arquivos anexados.
Utilize palavras chaves no currículo
Seu currículo pode ficar armazenado em um banco de dados inteligentes, o que significa que o empregador pode selecioná-lo por determinados campos.
Não minta no currículo
Você pode ter surpresas desagradáveis no futuro (se houver futuro para você na carreira).
Não escreva nada sobre salário. A não ser que o empregador exija saber qual é sua pretensão salarial.