Empregos

Como administrar bem o seu tempo

A “falta de tempo” é um dos grandes problemas da modernidade. Nós sempre reclamamos do tempo.

No princípio criou Deus…” A ideia de tempo aparece na criação como um elemento etéreo, no qual tudo se realiza nele ou dentro dele. Assim, as expressões “no princípio” e “tarde e manhã”, usadas pelo autor do livro de Gênesis são usadas para informar o momento (no princípio), bem como o período (tarde e manhã) em que cada obra foi realizada. É exatamente essa ideia de ‘momento’ e ‘período’ que está no conceito de tempo.

O tempo é um dos elementos mais valiosos da vida. Existem pelo menos dois atributos que o distinguem de tudo o mais. O tempo é “incontrolável”, ou seja, ninguém pode alterá-lo, não é possível aumenta-lo ou diminui-lo.

Ele também é “universal”, ou seja, atinge a todos em todo lugar. É o recurso mais justo que existe. Não há desigualdade de tempo. Ricos ou pobres, negros ou brancos, homens ou mulheres, todos tem a mesma quantidade.

Segundo o dicionário Houaiss, Tempo é o “período contínuo e indefinido no qual os eventos acontecem”. Também é a “circunstância oportuna para que alguma coisa seja realizada”.

Por sua vez, Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos para determinado fim.

Partindo desses dois conceitos eu faço um questionamento para uma melhor reflexão sobre o tema: “é possível administrar o tempo da mesma forma como administramos as outras coisas?”. Veremos.

A “falta de tempo” é um dos grandes problemas da modernidade. Nós sempre reclamamos do tempo. Reclamamos do tempo que faltou para realizar uma determinada tarefa, ou que ele passou tão rápido quando estávamos realizando algo prazeroso como um passeio, ou num encontro entre amigos.

Também reclamamos do tempo que demorou a passar quando estávamos naquela reunião chata ou numa situação incômoda. O tempo às vezes é rápido demais e noutras é lento. Ele é sempre o vilão.

Há uma relação direta entre quantidade de coisas a fazer e a nossa percepção de tempo: rápido ou lento, escasso ou abundante. Assim, quanto mais tarefas realizamos, a sensação será de tempo escasso ou que ele passa rápido demais. Quanto menos coisas então a sensação será de que há tempo abundante ou que está mais lento.

Agora podemos perceber porque o tempo é valioso. Não que ele tenha valor intrínseco, mas por causa do que é feito nele. Olhando por esse ângulo podemos entender o famoso dito: “tempo é dinheiro!”.

Assim, voltamos à questão: é possível Administrar o Tempo como fazemos com as outras coisas? Sinceramente NÃO! Não podemos administrar o tempo, mas as coisas que fazemos nele. Não estou dizendo que a expressão ‘Administração do Tempo’ esteja errada, mas que o foco não deve ser na quantidade de tempo mas sobre a quantidade de coisas que são feitas dentro do tempo.

Lembre-se das palavras do sábio: “Para tudo há uma ocasião certa. Há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Portanto, se você quer administrar o tempo então planeje, organize, dirija e controle as coisas que faz no período de tempo que você tem debaixo do céu.

ADSON PITA Coach de carreira e vocacional, Analista comportamental e Instrutor de educação profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *