6 motivos que fazem sua associação perder associados
As associações de um modo geral está sempre em busca de novos associados e esquece de dar uma atenção igual a manutenção desses associados. Veja a seguir os 6 motivos mais comuns que contribuem para a perca de associados.
Falta de propostas atraentes
Se as propostas oferecidas não forem atraentes para os associados, se tornarem desinteressantes, ou ainda, não forem renovadas de maneira que supra o que ele precisa, é provável que ele deixe a associação.
O que o associado precisa?
De propostas que dialoguem com ele, que ele realmente irá utilizar em seu cotidiano. Saúde, lazer, educação e beleza, são alguns dos pontos que se pode oferecer, pois são necessidades comuns a todos.
Tome cuidado com o cliente silencioso! Para não se perder o associado, é necessário realizar estratégias que possibilitem conhecer as reclamações e insatisfações do mesmo a exemplo de realizar pesquisas periódicas que o incentive a falar sobre o que não o agrada, deixando claro que esse feedback não é algo pessoal, mas sim, um fator que irá contribuir para a melhoria do serviço.
Falta de divulgação
É necessário que haja comunicação com os associados, mantê-lo informado sobre os novos convênios e parcerias, assim como as opções que possui para economizar.
Divulgar as novidades e propostas oferecidas pela associação em redes sociais, e-mails e afins, também ajuda muito a levar essas informações aos associados.
Falta de promoções sazonais
As promoções sazonais, que ocorrem em datas comemorativas (o natal, por exemplo), servem como uma espécie de programa de fidelização do associado. A falta dessas promoções pode ser um fator que colabora para a perda de associados, pois estes acabam por não enxergar vantagens no serviço oferecido.
Falta de comunicação entre os públicos
A comunicação entre a associação e o associado é essencial uma vez que essa é uma das maneiras mais eficazes de divulgação dos seus benefícios.
Permitir que as pessoas recomendem convênios umas às outras, criando formas de compartilhamento interpessoal e também online, fazem com que os afiliados se sintam parte da associação como membros ativos.
Uma pesquisa mundial realizada pela Nielsen revelou que 92% dos consumidores confiam mais na indicação de pessoas do que em outras formas de divulgação. Além disso, utilizar o Whatsapp ou outras redes sociais, tais quais Facebook, Instagram, Twitter etc, pode ser benéfico para a associação.
Não se esqueça do Clube de Benefícios
O Clube de benefícios é o chamariz para que o associado permaneça na associação, dessa maneira, é importante mantê-lo sempre ativo. Como fazer isso? Trabalhe diferentes produtos, convênios e ofertas em seu clube de benefícios, de maneira que ele permaneça inovando e não fique estagnado.
Não esqueça de aprimorar os serviços já oferecidos, como o plano de saúde, novas opções de entretenimento e de serviço financeiro.
Não considerar o feedback
O feedback dos afiliados pode ajudar a associação a melhorar em diversos quesitos, aperfeiçoar sua gestão e atrair mais associados. Não considerá-los pode ocasionar justamente no contrário: a perda de associados.
Existem ferramentas como Google Analytics que servem para mensurar acessos às plataformas digitais e com isso ter alguma noção sobre o interesse, gostos e preferência do seu associado. É importante utilizar o máximo possível da leitura desses dados para embasar a estratégia de negócio da associação.
Quer um aliado para fazer esse controle e trazer muitas outras vantagens? Conheça o BOOM CARD, uma plataforma completa de gestão de benefícios para seu sindicato ou associação.
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O BOOM CARD é uma plataforma que integra associações, parceiros e associados, facilitando o contato e acesso aos convênios e benefícios da associação.
Dessa maneira, é possível divulgar serviços e oferecer benefícios que atraiam e fidelizem o público.
DANILO BARRETO CEO do Boom Card, empresa de tecnologia de Gestão de Benefícios. Psicólogo Organizacional e Perito do Trânsito. Presidente do Conselho Consultivo do CJE-SE. |