Professor do ensino profissional – O que faz, Salário, Formação, CBO
Veja o que faz, quanto ganha um Professor do Ensino Profissional, onde estão as melhores vagas de emprego para professor de ensino profissional, informações completas do Ministério do Trabalho e Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp com a participação de empresas e profissionais do setor de ensino e Recursos Humanos.
A seguir, as informações sobre Professor do ensino profissional:
- Quanto ganha;
- Jornada de trabalho;
- Piso salarial;
- Salário médio;
- Maior salário;
- Salário hora;
- Código da Profissão;
- Atribuições / descrição do cargo;
- Formação e experiência;
- Condições gerais para exercício do cargo;
- Descrição das atividades;
- Recursos para exercício do cargo;
- Cargos relacionados;
- Participaram da pesquisa;
- Instituições.
Quanto ganha um Professor do ensino profissional
- Jornada de trabalho: 37h
- Piso salarial: R$1.578,93
- Salário médio: R$2.223,85
- Maior salário: R$3.360,75
- Salário hora: R$12,14
- Código da Profissão: CBO 2331
Atribuições do cargo de professores do ensino profissional
Ensinam a jovens e adultos conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional; planejam o trabalho docente; avaliam a aprendizagem e o ensino; realizam pesquisas das mudanças no seu campo de ensino para transformar esse conhecimento em aulas e situações laboratoriais. Desenvolvem recursos didáticos, produzem registros escritos e gráficos; trabalham com higiene e segurança e promovem educação ambiental. Podem realizar trabalhos técnicos e de assessoria. No exercício das atividades mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.
Formação e experiência para professores do ensino profissional
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO
Trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
Código internacional CIUO88
2320 – Profesores de la enseñanza secundaria
2331 – Maestros de nivel superior de la enseñanza primaria
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
ENSINAR
1 – Ministrar aulas teórico-práticas;
2 – Orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
3 – Apresentar esquemas e painéis explicativos;
4 – Realizar demonstrações teórico-práticas;
5 – Orientar os alunos para procura de informações específicas;
6 – Orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
7 – Orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
8 – Explicar conceitos e princípios;
9 – Monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
10 – Operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
11 – Solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
12 – Adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
13 – Orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
14 – Orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
PLANEJAR O TRABALHO DOCENTE
1 – Interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
2 – Definir o perfil profissional pretendido;
3 – Participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
4 – Participar do planejamento do curso;
5 – Preparar as aulas;
6 – Planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
7 – Selecionar conteúdos;
8 – Definir metodologias de mediação de aprendizagem;
9 – Selecionar material didático e bibliográfico;
10 – Diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
11 – Prever a manutenção de equipamentos e instalações;
12 – Definir atividades e cronograma;
13 – Participar do planejamento de horários e calendário escolar;
14 – Propor a aquisição de equipamentos de segurança;
15 – Sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
AVALIAR A APRENDIZAGEM E O ENSINO
1 – Efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
2 – Acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
3 – Compor instrumentos de avaliação;
4 – Aplicar instrumentos de avaliação;
5 – Efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
6 – Analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
7 – Avaliar o desempenho de alunos em estágios;
8 – Avaliar relatórios de estágios;
PESQUISAR
1 – Consultar diferentes fontes de informação;
2 – Pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
3 – Participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
4 – Coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
5 – Elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
6 – Informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
7 – Informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
DESENVOLVER RECURSOS DIDÁTICOS
1 – Elaborar material didático impresso;
2 – Desenvolver recursos audio-visuais;
3 – Organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
4 – Adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
5 – Desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros;
6 – Desenvolver aplicativos educacionais;
PRODUZIR REGISTROS ESCRITOS E GRÁFICOS
1 – Redigir o plano de ensino;
2 – Preencher diários de classe;
3 – Produzir relatórios;
4 – Preencher requisição de serviços materiais;
5 – Preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
6 – Registrar ocorrências de diferentes naturezas;
7 – Preencher fichas de estágios;
8 – Produzir laudos técnicos;
REALIZAR TRABALHOS TÉCNICOS, DE ASSESSORIA E DE DIVULGAÇÃO
1 – Proferir palestras e conferências;
2 – Ministrar cursos de formação e extensão;
3 – Assessorar tecnicamente instituições;
4 – Assessorar a própria instituição;
5 – Assessorar tecnicamente a comunidade;
6 – Realizar consultorias técnicas;
7 – Realizar certificação e qualificação;
8 – Realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
9 – Implementar orientações técnicas para a comunidade;
10 – Realizar parcerias;
11 – Gerar produtos e projetos;
12 – Coordenar processos de seleção;
13 – Conceber provas para processos seletivos;
14 – Aplicar provas em processo seletivos;
15 – Corrigir provas para processos seletivos;
16 – Integrar bancas de diversas naturezas;
TRABALHAR COM HIGIENE E SEGURANÇA
1 – Sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
2 – Por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
3 – Recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
4 – Vistoriar os equipamentos e instalações;
5 – Opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
6 – Recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
PROMOVER EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1 – Promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
2 – Fomentar ações de preservação ambiental;
3 – Orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
4 – Orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
5 – Orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
6 – Orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
7 – Orientar para a classificação e destinação do lixo;
COMUNICAR-SE
1 – Encaminhar registros para as autoridades competentes;
2 – Encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
3 – Divulgar trabalhos da área profissional;
4 – Divulgar o trabalho da escola;
5 – Comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
6 – Encaminhar alunos para estágios profissionais;
7 – Divulgar propostas de trabalho e convênios;
DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
1 – Trabalhar em equipe;
2 – Analisar e resolver problemas;
3 – Demonstrar flexibilidade;
4 – Demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
5 – Demonstrar capacidade de mudança;
6 – Demonstrar ética profissional;
7 – Demonstrar curiosidade intelectual;
8 – Demonstrar motivação;
9 – Exercer liderança cooperativa;
10 – Respeitar as diferenças e diversidades;
11 – Observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
12 – Orientar projetos de pesquisa;
13 – Estagiar em instituições;
14 – Executar pesquisas;
15 – Participar de intercâmbios culturais;
16 – Participar de atividades culturais e de lazer;
17 – Participar de grupos de estudo e de pesquisa;
18 – Instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
19 – Estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
20 – Contextualizar continuamente os conteúdos;
21 – Estimular a busca de conhecimento;
22 – Estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
23 – Estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
24 – Integrar continuamente teoria e prática;
25 – Estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
26 – Estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
27 – Estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
28 – Estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
29 – Propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
30 – Utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
31 – Garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
32 – Exercer atividades de coordenação e gestão;
33 – Tomar parte em comissões de diversas naturezas;
34 – Tomar parte em colegiados;
35 – Tomar parte em bancas de concursos internos;
36 – Representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO
- Lousa, giz, apagador;
- Retroprojetor, transparências;
- Gerador de funções;
- Extintores;
- Robótica: conjunto lego, conjunto robix;
- Insumos: adubos, sementes, rações, defensivos;
- Máquinas: tratores, peruas, carretas, arados, roca;
- Camas hospitalares, escadinhas, suporte para soro;
- Biombos, hamper, maca;
- Estestoscópio;
- Espéculo, almotelas, sondas, bolsas de colestomia;
- Agulhas, soros, scalpes;
- Bolsas, termômetros, bisturi, cabo de bisturi;
- Prensa para embutimento;
- Ferro de solda;
- Software para desenvolver simulação robótica;
- Mantas aquecedoras;
- Equipamento para determinar ponto de fusão;
- Peagômetro;
- Extrator soxhlet;
- Equipamentos de segurança: óculos, máscara;
- Fornos elétricos para cerâmica;
- Fornos manuais com disco de ferro;
- Traçador gráfico (plotadora);
- Mesas de desenho;
- Impressora de tecidos giratória, de papel a vácuo;
- Politriz, pano para polimento, pasta de polimento;
- Livros e manuais técnicos, textos, periódicos;
- Lixas de ferro, d´água, lixadeiras;
- Vaselina;
- Cadeiras de rodas, cadeiras para banho, carrinho;
- Esfigmamonômetro;
- Faixa crepe, bandagem triangular;
- Catho rater, espirômetro, audiômetro, dinamômetro;
- Guilhotina, tesoura elétrica;
- Kits didáticos em eletrônica;
- Laboratório fotográfico;
- Retificador para solda elétrica;
- Aspirador, inalador;
- Tesouras, caixas de metal para curativos;
- Prancha longa e curta;
- Protetor auricular;
- Máquina de dobrar chapa e de dobrar tubo;
- Computador, escâner, impressora;
- Prensa excentrica;
- Equipos: macrogotas e microgotas, para transfusão;
- Seringas;
- Travesseiro, lençol;
- Esparadrapo, fita crepe, gaze;
- Calandra;
- Cabos, CPI;
- Furadeira de banca, furadeira de coluna;
- Intracater, abocater;
- Cubas, bandejas;
- Vidraria para laboratório;
- Analisadores de sinais;
- Filmadora, máquina fotográfica;
- Morsa bancada;
- Corpo de prova: diversos (resina, metal);
- Substâncias químicas;
- Manequins para técnicas;
- Sistema federal de manufatura: tornos CNC, CEN;
- Máscara de ressuscitação;
- Máquina universal;
- Forno para tratamento térmico;
- Instrumentos de medição: multímetros, osciloscópio;
- Ressusciana;
- Botas, sapatos com biqueira;
- Fricadeira;
- Dessecador;
- Instrumentos de auxílio: geradores de audio, RF;
- Projetor multimídia, datashow;
- Ferramentas: pás, carrinho de mão, regadores;
- Ferramentas de corte;
- Aparelhos de som, TV e vídeo;
- Softwares para desenvolver programas de simulação;
- Plaina, equipamentos de irrigação;
- Equipamentos para operação de forjamento;
- Capacete, máscara;
- Filmes, fitas cassetes, CD ROM;
- Roupas de cama e banho;
- Eletrodos revestidos;
- Termômetro de bulbo;
- Algodão, alcool,;
- Microscópio óptico;
- Equipamentos: balanças, sacarias, caixas, tubetes;
- Luxímetro;
- Sistema de videomicroscopia;
- Balança antropométrica;
- Equipamentos: de proteção individual;
- Agitadores magnéticos;
- Lixeiras com pedais;
- Defumador, depenadeira, cultivador adubador;
- Mesa agitadora;
- Sabão líquido e suporte, papel toalha com suporte;
- Gravadores de microprocessador e microcontrolador;
- Baldes, bacias;
- Episcópio, flip chart, projetor slides;
- Luvas, máscaras, pinças (Kelly, kocher, anatômica);
- Colar cervical, ambu, máscara;
CARGOS RELACIONADOS
- Professor da área de meio ambiente
- Professor de desenho técnico – Professor de ensino profissionalizante no ensino de nível médio
- Professor de técnicas agrícolas
- Professor de técnicas comerciais e secretariais
- Professor de técnicas de enfermagem
- Professor de técnicas industriais
- Professor de tecnologia e cálculo técnico
PARTICIPARAM DA PESQUISA
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INSTITUIÇÕES
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Instituição Conveniada Responsável
Fundação de Desenvolvimento da Unicamp – Funcamp
Fonte: Ministério do Trabalho