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Cargos e salários

Professor do ensino médio – O que faz, Salário, Formação, CBO

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Veja o que faz, quanto ganha um Professor do ensino médio, onde estão as melhores vagas de emprego para professor de ensino médio, informações completas do Ministério do Trabalho e Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp com a participação de empresas e profissionais do setor de educação e Recursos Humanos.

A seguir, as informações sobre Professor do ensino médio:

  • Quanto ganha;
  • Jornada de trabalho;
  • Piso salarial;
  • Salário médio;
  • Maior salário;
  • Salário hora;
  • Código da Profissão;
  • Atribuições / descrição do cargo;
  • Formação e experiência;
  • Condições gerais para exercício do cargo;
  • Descrição das atividades;
  • Recursos para exercício do cargo;
  • Cargos relacionados;
  • Participaram da pesquisa;
  • Instituições.

Quanto ganha um Professor do ensino médio

  • Jornada de trabalho: 25h
  • Piso salarial: R$1.516,09
  • Salário médio: R$2.135,33
  • Maior salário: R$3.226,98
  • Salário hora: R$17,13
  • Cód. Profissão: CBO 2321

Atribuições do cargo de Professor do ensino médio

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada; acompanham a produção da área educacional e cultural; planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico; avaliam o processo de ensino-aprendizagem; preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Formação e experiência do Professor do ensino médio

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO

Trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Código internacional CIUO88
2320 – Profesores de la enseñanza secundaria
2331 – Maestros de nivel superior de la enseñanza primaria

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DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

ENSINAR

1 – Ministrar aulas teóricas e práticas;
2 – Transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
3 – Desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
4 – Informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
5 – Desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
6 – Modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
7 – Desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
8 – Desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
9 – Desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
10 – Orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
11 – Desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
12 – Instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
13 – Transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;

ACOMPANHAR A PRODUÇÃO DA ÁREA EDUCACIONAL E CULTURAL

1 – Reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
2 – Informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
3 – Frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
4 – Informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
5 – Frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
6 – Ler jornais, revistas, periódicos e livros;
7 – Atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
8 – Integrar grupos de estudos interdisciplinares;

PLANEJAR O CURSO, A DISCIPLINA E O PROJETO PEDAGÓGICO

1 – Conceber o projeto pedagógico da escola;
2 – Tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
3 – Determinar temas e conteúdos da disciplina;
4 – Definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
5 – Definir objetivos para a área de conhecimento;
6 – Levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
7 – Organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
8 – Sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos;
9 – Definir o calendário;
10 – Levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
11 – Escolher livro didático;
12 – Escolher material didático e pedagógico;
13 – Indicar compra de material didático e pedagógico;
14 – Discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
15 – Propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
16 – Ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
17 – Propor a contratação de serviços especializados;
18 – Organizar cursos para professores e comunidade;
19 – Examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;

AVALIAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

1 – Diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
2 – Discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
3 – Indicar os avanços da aprendizagem;
4 – Rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
5 – Diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
6 – Subsidiar os alunos para auto-avaliação;
7 – Elaborar instrumentos de avaliação;
8 – Corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
9 – Medir o conhecimento específico;
10 – Aplicar instrumentos de avaliação;
11 – Analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
12 – Discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
13 – Avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
14 – Realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
15 – Atentar para reações dos alunos na sala;

PREPARAR AULAS

1 – Pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
2 – Eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
3 – Coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
4 – Selecionar textos e bibliografia da aula;
5 – Apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
6 – Selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
7 – Adequar o planejamento às aulas;
8 – Selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
9 – Produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
10 – Adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
11 – Adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
12 – Estruturar a transmissão do conhecimento;

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PARTICIPAR DE ATIVIDADES INSTITUCIONAIS

1 – Tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
2 – Compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
3 – Influir na definição dos planos de carreira;
4 – Tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
5 – Intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
6 – Influir na decisão da aquisição de material didático;
7 – Intervir na definição dos orçamentos da escola;
8 – Reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
9 – Assumir cargos de coordenação, representação, direção;
10 – Constituir bancas examinadoras de novos professores;
11 – Constituir comissões de sindicância;
12 – Concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
13 – Preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;

COMUNICAR-SE

1 – Relacionar-se com a comunidade escolar;
2 – Discutir questões pedagógicas com os pares;
3 – Dialogar com os alunos;
4 – Estabelecer empatia com os alunos;
5 – Comentar os resultados das avaliações com os alunos;
6 – Solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
7 – Demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
8 – Informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
9 – Manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
10 – Solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
11 – Solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
12 – Atender pais e alunos;
13 – Solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
14 – Requisitar material pedagógico;
15 – Solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
16 – Solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
17 – Interagir com os alunos;
18 – Demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
19 – Encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
20 – Comunicar resultados das avaliações dos alunos;
21 – Redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
22 – Manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;

DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

1 – Dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
2 – Respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
3 – Contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
4 – Zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
5 – Zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
6 – Atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
7 – Administrar conflitos;
8 – Expressar-se com clareza;
9 – Manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
10 – Refletir continuamente sobre a própria prática docente;
11 – Preparar-se para concursos docentes;
12 – Informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
13 – Estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
14 – Estimular a participação do aluno nas atividades;
15 – Acompanhar processo de aprendizagem;
16 – Sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
17 – Incentivar a capacidade criadora dos alunos;
18 – Desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
19 – Estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
20 – Estimular a continuidade da escolaridade;
21 – Garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;

RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO

  1. Livros de literatura, gramáticas;
  2. Televisor e vídeo;
  3. Mesas, cadeiras, carteiras;
  4. Sucatas de diferentes tipos;
  5. Bolas, cordas individuais, macas, fitas, bastões;
  6. Termômetros, anemômetro, pá, cavadeira;
  7. Ventiladores;
  8. Clip, perfurador, grampeador;
  9. Compressor de ar;
  10. Cronômetros;
  11. Pincel atômico, apagadores,;
  12. CD-player;
  13. Raquetes;
  14. Dicionários;
  15. Reagentes;
  16. Lousa branca, quadro de giz e magnético;
  17. Softwares;
  18. Jogos de xadrez, damas, gamão;
  19. Tabelas periódicas, vidraria de laboratório;
  20. Material de pintura;
  21. Madeira, goivas;
  22. Material de desenho;
  23. Gravura de pintura de autor nacional e estrangeiro;
  24. Gravuras históricas;
  25. Armários;
  26. Instrumentos musicais;
  27. Transparências (imagens diversas);
  28. Jornais e revistas;
  29. Filmadora;
  30. Caneta, lápis, régua;
  31. Máquina fotográfica;
  32. Canetas, pranchetas;
  33. Trenas, balanças antropométricas;
  34. Campo, pista e sala de esportes;
  35. Disco, dardos, pesos, colchões de salto, hastes;
  36. Impressora, escâner;
  37. Quadra poliesportiva (coberto ou ar livre);
  38. Redes, bolas, postes, mesas de tênis, petecas;
  39. Livros de fisiologia, anatomia, treinamentos, peda;
  40. Pranchas de natação, macarrão;
  41. Retroprojetor;
  42. Fitas de vídeo, cds e cassetes;
  43. Mural;
  44. Mapas, globo terrestre;
  45. Computador pessoal;
  46. Pranchetas, cavaletes;
  47. Argila;
  48. Diário de classe, agenda;
  49. Revistas, jornais;
  50. Documentos históricos;
  51. Homeroteca;

CARGOS RELACIONADOS

  1. Professor de artes no ensino médio
  2. Professor de biologia no ensino médio
  3. Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
  4. Professor de educação física no ensino médio
  5. Professor de filosofia no ensino médio
  6. Professor de física no ensino médio
  7. Professor de geografia no ensino médio
  8. Professor de história no ensino médio
  9. Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
  10. Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
  11. Professor de matemática no ensino médio
  12. Professor de psicologia no ensino médio
  13. Professor de química no ensino médio
  14. Professor de sociologia no ensino médio

PARTICIPARAM DA PESQUISA

  • Antonio Donizeti Leal;
  • Antonio Rodrigues Da Silva;
  • Dirce Maria Falcone Garcia;
  • Ednyr Lopes Reimer;
  • Eduardo Grilli;
  • Francisco Carlos Franco;
  • Kleny Pires Do Amaral;
  • Marconi Afonso Longo Salvador;
  • Maria Alice Vasconcelos Reigota;
  • Maria Teresa Soler Jorge;
  • Wania Cristina Almeida Oliveira;
  • Érico Luiz Meyer;

INSTITUIÇÕES

  • Centro Federal De Educação Tecnológica Da Bahia (Cefet-ba);
  • Colégio Pedro Ii (Rio De Janeiro);
  • Colégio Salesiano Dom Bosco;
  • Colégio Universitário;
  • Escola Da Vila (São Paulo);
  • Escola Estadual Carlos Gomes (Campinas);
  • Escola Estadual Professor Architiclino Santos (São Paulo);
  • Escola Estadual Professor Ayres De Moura (São Paulo);
  • Escola Estadual Vitor Meireles (Campinas);
  • Escola Técnica Estadual Prof. Basilides De Godoy;
  • Fundação Do Instituto Tecnológico De Osasco (Fito);

Instituição Conveniada Responsável

Fundação de Desenvolvimento da Unicamp – Funcamp

Fonte: Ministério do Trabalho

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