Professor do ensino médio – O que faz, Salário, Formação, CBO
Veja o que faz, quanto ganha um Professor do ensino médio, onde estão as melhores vagas de emprego para professor de ensino médio, informações completas do Ministério do Trabalho e Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp com a participação de empresas e profissionais do setor de educação e Recursos Humanos.
A seguir, as informações sobre Professor do ensino médio:
- Quanto ganha;
- Jornada de trabalho;
- Piso salarial;
- Salário médio;
- Maior salário;
- Salário hora;
- Código da Profissão;
- Atribuições / descrição do cargo;
- Formação e experiência;
- Condições gerais para exercício do cargo;
- Descrição das atividades;
- Recursos para exercício do cargo;
- Cargos relacionados;
- Participaram da pesquisa;
- Instituições.
Quanto ganha um Professor do ensino médio
- Jornada de trabalho: 25h
- Piso salarial: R$1.516,09
- Salário médio: R$2.135,33
- Maior salário: R$3.226,98
- Salário hora: R$17,13
- Cód. Profissão: CBO 2321
Atribuições do cargo de Professor do ensino médio
Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada; acompanham a produção da área educacional e cultural; planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico; avaliam o processo de ensino-aprendizagem; preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.
Formação e experiência do Professor do ensino médio
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO
Trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Código internacional CIUO88
2320 – Profesores de la enseñanza secundaria
2331 – Maestros de nivel superior de la enseñanza primaria
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
ENSINAR
1 – Ministrar aulas teóricas e práticas;
2 – Transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
3 – Desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
4 – Informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
5 – Desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
6 – Modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
7 – Desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
8 – Desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
9 – Desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
10 – Orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
11 – Desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
12 – Instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
13 – Transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
ACOMPANHAR A PRODUÇÃO DA ÁREA EDUCACIONAL E CULTURAL
1 – Reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
2 – Informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
3 – Frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
4 – Informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
5 – Frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
6 – Ler jornais, revistas, periódicos e livros;
7 – Atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
8 – Integrar grupos de estudos interdisciplinares;
PLANEJAR O CURSO, A DISCIPLINA E O PROJETO PEDAGÓGICO
1 – Conceber o projeto pedagógico da escola;
2 – Tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
3 – Determinar temas e conteúdos da disciplina;
4 – Definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
5 – Definir objetivos para a área de conhecimento;
6 – Levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
7 – Organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
8 – Sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos;
9 – Definir o calendário;
10 – Levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
11 – Escolher livro didático;
12 – Escolher material didático e pedagógico;
13 – Indicar compra de material didático e pedagógico;
14 – Discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
15 – Propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
16 – Ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
17 – Propor a contratação de serviços especializados;
18 – Organizar cursos para professores e comunidade;
19 – Examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
AVALIAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
1 – Diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
2 – Discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
3 – Indicar os avanços da aprendizagem;
4 – Rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
5 – Diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
6 – Subsidiar os alunos para auto-avaliação;
7 – Elaborar instrumentos de avaliação;
8 – Corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
9 – Medir o conhecimento específico;
10 – Aplicar instrumentos de avaliação;
11 – Analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
12 – Discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
13 – Avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
14 – Realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
15 – Atentar para reações dos alunos na sala;
PREPARAR AULAS
1 – Pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
2 – Eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
3 – Coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
4 – Selecionar textos e bibliografia da aula;
5 – Apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
6 – Selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
7 – Adequar o planejamento às aulas;
8 – Selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
9 – Produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
10 – Adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
11 – Adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
12 – Estruturar a transmissão do conhecimento;
PARTICIPAR DE ATIVIDADES INSTITUCIONAIS
1 – Tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
2 – Compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
3 – Influir na definição dos planos de carreira;
4 – Tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
5 – Intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
6 – Influir na decisão da aquisição de material didático;
7 – Intervir na definição dos orçamentos da escola;
8 – Reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
9 – Assumir cargos de coordenação, representação, direção;
10 – Constituir bancas examinadoras de novos professores;
11 – Constituir comissões de sindicância;
12 – Concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
13 – Preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
COMUNICAR-SE
1 – Relacionar-se com a comunidade escolar;
2 – Discutir questões pedagógicas com os pares;
3 – Dialogar com os alunos;
4 – Estabelecer empatia com os alunos;
5 – Comentar os resultados das avaliações com os alunos;
6 – Solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
7 – Demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
8 – Informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
9 – Manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
10 – Solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
11 – Solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
12 – Atender pais e alunos;
13 – Solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
14 – Requisitar material pedagógico;
15 – Solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
16 – Solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
17 – Interagir com os alunos;
18 – Demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
19 – Encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
20 – Comunicar resultados das avaliações dos alunos;
21 – Redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
22 – Manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
1 – Dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
2 – Respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
3 – Contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
4 – Zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
5 – Zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
6 – Atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
7 – Administrar conflitos;
8 – Expressar-se com clareza;
9 – Manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
10 – Refletir continuamente sobre a própria prática docente;
11 – Preparar-se para concursos docentes;
12 – Informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
13 – Estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
14 – Estimular a participação do aluno nas atividades;
15 – Acompanhar processo de aprendizagem;
16 – Sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
17 – Incentivar a capacidade criadora dos alunos;
18 – Desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
19 – Estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
20 – Estimular a continuidade da escolaridade;
21 – Garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO
- Livros de literatura, gramáticas;
- Televisor e vídeo;
- Mesas, cadeiras, carteiras;
- Sucatas de diferentes tipos;
- Bolas, cordas individuais, macas, fitas, bastões;
- Termômetros, anemômetro, pá, cavadeira;
- Ventiladores;
- Clip, perfurador, grampeador;
- Compressor de ar;
- Cronômetros;
- Pincel atômico, apagadores,;
- CD-player;
- Raquetes;
- Dicionários;
- Reagentes;
- Lousa branca, quadro de giz e magnético;
- Softwares;
- Jogos de xadrez, damas, gamão;
- Tabelas periódicas, vidraria de laboratório;
- Material de pintura;
- Madeira, goivas;
- Material de desenho;
- Gravura de pintura de autor nacional e estrangeiro;
- Gravuras históricas;
- Armários;
- Instrumentos musicais;
- Transparências (imagens diversas);
- Jornais e revistas;
- Filmadora;
- Caneta, lápis, régua;
- Máquina fotográfica;
- Canetas, pranchetas;
- Trenas, balanças antropométricas;
- Campo, pista e sala de esportes;
- Disco, dardos, pesos, colchões de salto, hastes;
- Impressora, escâner;
- Quadra poliesportiva (coberto ou ar livre);
- Redes, bolas, postes, mesas de tênis, petecas;
- Livros de fisiologia, anatomia, treinamentos, peda;
- Pranchas de natação, macarrão;
- Retroprojetor;
- Fitas de vídeo, cds e cassetes;
- Mural;
- Mapas, globo terrestre;
- Computador pessoal;
- Pranchetas, cavaletes;
- Argila;
- Diário de classe, agenda;
- Revistas, jornais;
- Documentos históricos;
- Homeroteca;
CARGOS RELACIONADOS
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
PARTICIPARAM DA PESQUISA
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INSTITUIÇÕES
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Instituição Conveniada Responsável
Fundação de Desenvolvimento da Unicamp – Funcamp
Fonte: Ministério do Trabalho