Cargos e Salários

Professor de nível superior na educação infantil – O que faz, Salário, Formação, CBO

Veja o que faz, quanto ganha um Professor de nível superior na educação infantil(quatro a seis anos), onde estão as melhores vagas de emprego para professor de educação infantil, informações completas do Ministério do Trabalho e Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp com a participação de empresas e profissionais do setor de educação infantil e Recursos Humanos.

A seguir, as informações sobre Professor de nível superior na educação infantil:

  • Quanto ganha;
  • Jornada de trabalho;
  • Piso salarial;
  • Salário médio;
  • Maior salário;
  • Salário hora;
  • Código da Profissão;
  • Atribuições / descrição do cargo;
  • Formação e experiência;
  • Condições gerais para exercício do cargo;
  • Descrição das atividades;
  • Recursos para exercício do cargo;
  • Cargos relacionados;
  • Participaram da pesquisa;
  • Instituições.

Quanto ganha um Professor de nível superior na educação infantil

  • Jornada de trabalho: 32h
  • Piso salarial: R$1.354,24
  • Salário médio: R$1.907,38
  • Maior salário: R$2.882,49
  • Salário hora: R$12,03
  • Código da Profissão: CBO 2311

Atribuições do cargo de Professor de nível superior na educação infantil

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos; cuidam de alunos; planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades; pesquisam; interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Formação e Experiência do Salário de professor de nível superior na educação infantil

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.

CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO

Exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada; trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.

Código internacional CIUO88
2332 – Maestros de nivel superior de la enseñanza preescolar

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

PROMOVER A EDUCAÇÃO DOS ALUNOS

1 – Estabelecer normas e regras de conduta;
2 – Estabelecer limites;
3 – Estabelecer rotinas;
4 – Promover a convivência social (socializar);
5 – Promover atividades integradoras;
6 – Promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
7 – Rever normas de conduta com as crianças;
8 – Mediar situações de conflitos no grupo;
9 – Orientar sobre noções de segurança;
10 – Orientar sobre noções de higiene;
11 – Orientar sobre hábitos alimentares;
12 – Proceder à retirada da mamadeira;
13 – Proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
14 – Orientar os pais sobre alimentação saudável;

PROMOVER A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM

1 – Ministrar aulas;
2 – Trabalhar áreas de conhecimento;
3 – Criar situações de aprendizagem;
4 – Desenvolver trabalhos coletivos;
5 – Alfabetizar os alunos;
6 – Atender alunos, individualmente;
7 – Expor conteúdos;
8 – Ler para os alunos;
9 – Escrever para os alunos;
10 – Desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
11 – Brincar com os alunos;
12 – Cantar;
13 – Dançar;
14 – Contar histórias;
15 – Dramatizar histórias e situações do cotidiano;
16 – Improvisar atividades;
17 – Passar lição de casa;
18 – Corrigir trabalhos com os alunos;
19 – Realizar visitas temáticas;
20 – Passear com os alunos;

CUIDAR DOS ALUNOS

1 – Acolher os alunos;
2 – Acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
3 – Intervir em situações de risco para os alunos;
4 – Acompanhar a refeição;
5 – Alimentar os alunos;
6 – Auxiliar os alunos na colocação roupas;
7 – Trocar fraldas e roupas em geral;
8 – Acompanhar momento de sono;
9 – Banhar alunos;
10 – Prestar primeiros socorros;

PLANEJAR A PRÁTICA EDUCACIONAL

1 – Reconhecer as características do grupo e sub-grupos;
2 – Estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
3 – Definir conteúdo programático do ano letivo;
4 – Preparar projetos pedagógicos;
5 – Definir estratégias pedagógicas;
6 – Planejar a rotina dos alunos;
7 – Selecionar recursos didáticos;
8 – Programar atividades diárias;
9 – Sondar o conhecimento prévio dos alunos;
10 – Sondar necessidades e potencialidades do grupo;
11 – Definir critérios de agrupamentos de alunos;
12 – Criar recursos didáticos;
13 – Construir material didático;
14 – Programar atividades extraclasses;
15 – Preparar projetos para interação com a comunidade;
16 – Preparar adaptação de casos especiais;
17 – Reelaborar o planejamento;

AVALIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

1 – Elaborar instrumentos de avaliação;
2 – Observar o comportamento dos alunos;
3 – Observar a interação dos alunos;
4 – Documentar as observações;
5 – Avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo;
6 – Avaliar o desenvolvimento cognitivo;
7 – Avaliar o desenvolvimento psicomotor;
8 – Discutir casos específicos com a coordenação;
9 – Elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
10 – Revisar o planejamento;
11 – Realizar auto-avaliação;

ORGANIZAR AS ATIVIDADES

1 – Organizar a entrada e a saída dos alunos;
2 – Preparar o ambiente para as atividades;
3 – Preparar a sala;
4 – Organizar o espaço das atividades;
5 – Organizar o material didático;
6 – Agrupar os alunos;
7 – Guardar o material;
8 – Preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
9 – Organizar a refeição;
10 – Organizar comemorações de aniversário;
11 – Organizar eventos;
12 – Encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
13 – Receber alunos novos;

PESQUISAR

1 – Pesquisar conteúdos;
2 – Pesquisar recursos didáticos;
3 – Pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
4 – Analisar situações de aprendizagem;
5 – Estudar casos (situações especiais);
6 – Participar de cursos e treinamentos profissionais;
7 – Levantar bibliografia;

INTERAGIR COM A FAMÍLIA E A COMUNIDADE

1 – Prestar esclarecimento aos pais;
2 – Preparar reunião de pais;
3 – Ministrar reuniões de pais;
4 – Atender pais;
5 – Promover encontros e atividades com os pais;
6 – Receber comunicados dos pais (agenda, circular);
7 – Enviar comunicados ao pais;
8 – Convidar personalidades e entidades;
9 – Participar de eventos da comunidade;

REALIZAR TAREFAS ADMINISTRATIVAS

1 – Registrar freqüência dos alunos;
2 – Controlar a saída de alunos;
3 – Registrar entrevistas com os pais;
4 – Preencher documentos com informações dos alunos;
5 – Encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
6 – Encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
7 – Participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
8 – Registrar ocorrências;
9 – Selecionar material;
10 – Estimar a necessidade de material;
11 – Requisitar material;
12 – Conferir material;
13 – Comprar material;
14 – Convocar pais de alunos;

DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

1 – Demonstrar criatividade;
2 – Demonstrar flexibilidade;
3 – Manter-se atualizado;
4 – Demonstrar alegria;
5 – Demonstrar bom humor;
6 – Demonstrar disposição;
7 – Demonstrar preparo físico;
8 – Demonstrar dinamismo;
9 – Demonstrar disciplina;
10 – Demonstrar empatia;
11 – Mostrar-se atento;
12 – Demonstrar sensibilidade;
13 – Demonstrar bom senso;
14 – Demonstrar autocontrole;
15 – Demonstrar organização;
16 – Demonstrar capacidade de tomar decisões;
17 – Demonstrar ética;
18 – Demonstrar paciência;
19 – Demonstrar capacidade de compreensão oral;
20 – Lidar com a diversidade cultural, social e econômica;

RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO

  1. Lousa;
  2. Giz;
  3. Vídeo;
  4. TV;
  5. Material didático;
  6. Computador;
  7. Mimeógrafo;
  8. Copiadora;
  9. Material lúdico;
  10. Brinquedos;

CARGOS RELACIONADOS

  1. Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) – Professor de ensino pré-escolar, Professor de ensino pré-primário
  2. Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) – Professor de creche, Professor de jardim de infância (nível superior), Professor de maternal (nivel superior), Professor de minimaternal

PARTICIPARAM DA PESQUISA

  • Angela Maria Fernandes;
  • Aurea De Fatima Domingues Antoniazzi;
  • Carla Giuliani;
  • Cassia Rita Silva Da Rocha;
  • Cláudia Patrícia Gustavson Ablas;
  • Eufrosina Isabel Coletti Traldi;
  • Fabiana Chilelli Neves Seterval;
  • Fernanda Gimenes Camarão;
  • Flávia Watanabe Namie;
  • Heloisa Helena Baldo Lopes;
  • Maria Do Carmo Groff;
  • Marlene Do Rosário Silva;
  • Regina Galvani Cavalheiro;
  • Rosa Lia Casanova Alcantara Rocha;
  • Rosana De Lourdes Durante;
  • Rosangela Aparecida Haas;
  • Sandra Egídio Garrido De Oliveira;

INSTITUIÇÕES

  • Bis-escola Britânica Internacional De São Paulo;
  • Colégio Augusto Laranja (São Paulo);
  • Colégio Objetivo;
  • Colégio Pitágoras;
  • Colégio Santo Inácio;
  • Creche Central Da Universidade De São Paulo;
  • Emei Otávio José Da Silva Junior (São Paulo);
  • Emei Professora Sandra Matielo (São João Da Boa Vista-sp);
  • Emei Severino De Araújo Freire (Osasco);
  • Emei Tenente Paulo Alves (São Paulo);
  • Escola Municipal Professora Armida Leonora Pieri Traldi (Santa Cruz Das Palmeiras-sp);
  • Patolinha Da Tia Gabriela (São Paulo);
  • Pueri Domus Escola Experimental Ltda. (São Paulo);

Instituição Conveniada Responsável

Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp

Fonte: Ministério do Trabalho

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