Professor de nível superior na educação infantil – O que faz, Salário, Formação, CBO
Veja o que faz, quanto ganha um Professor de nível superior na educação infantil(quatro a seis anos), onde estão as melhores vagas de emprego para professor de educação infantil, informações completas do Ministério do Trabalho e Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp com a participação de empresas e profissionais do setor de educação infantil e Recursos Humanos.
A seguir, as informações sobre Professor de nível superior na educação infantil:
- Quanto ganha;
- Jornada de trabalho;
- Piso salarial;
- Salário médio;
- Maior salário;
- Salário hora;
- Código da Profissão;
- Atribuições / descrição do cargo;
- Formação e experiência;
- Condições gerais para exercício do cargo;
- Descrição das atividades;
- Recursos para exercício do cargo;
- Cargos relacionados;
- Participaram da pesquisa;
- Instituições.
Quanto ganha um Professor de nível superior na educação infantil
- Jornada de trabalho: 32h
- Piso salarial: R$1.354,24
- Salário médio: R$1.907,38
- Maior salário: R$2.882,49
- Salário hora: R$12,03
- Código da Profissão: CBO 2311
Atribuições do cargo de Professor de nível superior na educação infantil
Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos; cuidam de alunos; planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades; pesquisam; interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.
Formação e Experiência do Salário de professor de nível superior na educação infantil
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO
Exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada; trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Código internacional CIUO88
2332 – Maestros de nivel superior de la enseñanza preescolar
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
PROMOVER A EDUCAÇÃO DOS ALUNOS
1 – Estabelecer normas e regras de conduta;
2 – Estabelecer limites;
3 – Estabelecer rotinas;
4 – Promover a convivência social (socializar);
5 – Promover atividades integradoras;
6 – Promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
7 – Rever normas de conduta com as crianças;
8 – Mediar situações de conflitos no grupo;
9 – Orientar sobre noções de segurança;
10 – Orientar sobre noções de higiene;
11 – Orientar sobre hábitos alimentares;
12 – Proceder à retirada da mamadeira;
13 – Proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
14 – Orientar os pais sobre alimentação saudável;
PROMOVER A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM
1 – Ministrar aulas;
2 – Trabalhar áreas de conhecimento;
3 – Criar situações de aprendizagem;
4 – Desenvolver trabalhos coletivos;
5 – Alfabetizar os alunos;
6 – Atender alunos, individualmente;
7 – Expor conteúdos;
8 – Ler para os alunos;
9 – Escrever para os alunos;
10 – Desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
11 – Brincar com os alunos;
12 – Cantar;
13 – Dançar;
14 – Contar histórias;
15 – Dramatizar histórias e situações do cotidiano;
16 – Improvisar atividades;
17 – Passar lição de casa;
18 – Corrigir trabalhos com os alunos;
19 – Realizar visitas temáticas;
20 – Passear com os alunos;
CUIDAR DOS ALUNOS
1 – Acolher os alunos;
2 – Acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
3 – Intervir em situações de risco para os alunos;
4 – Acompanhar a refeição;
5 – Alimentar os alunos;
6 – Auxiliar os alunos na colocação roupas;
7 – Trocar fraldas e roupas em geral;
8 – Acompanhar momento de sono;
9 – Banhar alunos;
10 – Prestar primeiros socorros;
PLANEJAR A PRÁTICA EDUCACIONAL
1 – Reconhecer as características do grupo e sub-grupos;
2 – Estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
3 – Definir conteúdo programático do ano letivo;
4 – Preparar projetos pedagógicos;
5 – Definir estratégias pedagógicas;
6 – Planejar a rotina dos alunos;
7 – Selecionar recursos didáticos;
8 – Programar atividades diárias;
9 – Sondar o conhecimento prévio dos alunos;
10 – Sondar necessidades e potencialidades do grupo;
11 – Definir critérios de agrupamentos de alunos;
12 – Criar recursos didáticos;
13 – Construir material didático;
14 – Programar atividades extraclasses;
15 – Preparar projetos para interação com a comunidade;
16 – Preparar adaptação de casos especiais;
17 – Reelaborar o planejamento;
AVALIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
1 – Elaborar instrumentos de avaliação;
2 – Observar o comportamento dos alunos;
3 – Observar a interação dos alunos;
4 – Documentar as observações;
5 – Avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo;
6 – Avaliar o desenvolvimento cognitivo;
7 – Avaliar o desenvolvimento psicomotor;
8 – Discutir casos específicos com a coordenação;
9 – Elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
10 – Revisar o planejamento;
11 – Realizar auto-avaliação;
ORGANIZAR AS ATIVIDADES
1 – Organizar a entrada e a saída dos alunos;
2 – Preparar o ambiente para as atividades;
3 – Preparar a sala;
4 – Organizar o espaço das atividades;
5 – Organizar o material didático;
6 – Agrupar os alunos;
7 – Guardar o material;
8 – Preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
9 – Organizar a refeição;
10 – Organizar comemorações de aniversário;
11 – Organizar eventos;
12 – Encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
13 – Receber alunos novos;
PESQUISAR
1 – Pesquisar conteúdos;
2 – Pesquisar recursos didáticos;
3 – Pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
4 – Analisar situações de aprendizagem;
5 – Estudar casos (situações especiais);
6 – Participar de cursos e treinamentos profissionais;
7 – Levantar bibliografia;
INTERAGIR COM A FAMÍLIA E A COMUNIDADE
1 – Prestar esclarecimento aos pais;
2 – Preparar reunião de pais;
3 – Ministrar reuniões de pais;
4 – Atender pais;
5 – Promover encontros e atividades com os pais;
6 – Receber comunicados dos pais (agenda, circular);
7 – Enviar comunicados ao pais;
8 – Convidar personalidades e entidades;
9 – Participar de eventos da comunidade;
REALIZAR TAREFAS ADMINISTRATIVAS
1 – Registrar freqüência dos alunos;
2 – Controlar a saída de alunos;
3 – Registrar entrevistas com os pais;
4 – Preencher documentos com informações dos alunos;
5 – Encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
6 – Encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
7 – Participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
8 – Registrar ocorrências;
9 – Selecionar material;
10 – Estimar a necessidade de material;
11 – Requisitar material;
12 – Conferir material;
13 – Comprar material;
14 – Convocar pais de alunos;
DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
1 – Demonstrar criatividade;
2 – Demonstrar flexibilidade;
3 – Manter-se atualizado;
4 – Demonstrar alegria;
5 – Demonstrar bom humor;
6 – Demonstrar disposição;
7 – Demonstrar preparo físico;
8 – Demonstrar dinamismo;
9 – Demonstrar disciplina;
10 – Demonstrar empatia;
11 – Mostrar-se atento;
12 – Demonstrar sensibilidade;
13 – Demonstrar bom senso;
14 – Demonstrar autocontrole;
15 – Demonstrar organização;
16 – Demonstrar capacidade de tomar decisões;
17 – Demonstrar ética;
18 – Demonstrar paciência;
19 – Demonstrar capacidade de compreensão oral;
20 – Lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO
- Lousa;
- Giz;
- Vídeo;
- TV;
- Material didático;
- Computador;
- Mimeógrafo;
- Copiadora;
- Material lúdico;
- Brinquedos;
CARGOS RELACIONADOS
- Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) – Professor de ensino pré-escolar, Professor de ensino pré-primário
- Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) – Professor de creche, Professor de jardim de infância (nível superior), Professor de maternal (nivel superior), Professor de minimaternal
PARTICIPARAM DA PESQUISA
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INSTITUIÇÕES
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Instituição Conveniada Responsável
Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp
Fonte: Ministério do Trabalho