Instrutor de ensino profissional – O que faz, Salário, Formação, CBO
Veja o que faz, quanto ganha um Instrutor de Ensino Profissional, onde estão as melhores vagas de emprego para instrutor de ensino profissional, informações completas do Ministério do Trabalho e Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp com a participação de empresas e profissionais do setor de educação e Recursos Humanos.
A seguir, as informações sobre Instrutor de ensino profissional:
- Quanto ganha;
- Jornada de trabalho;
- Piso salarial;
- Salário médio;
- Maior salário;
- Salário hora;
- Código da Profissão;
- Atribuições / descrição do cargo;
- Formação e experiência;
- Condições gerais para exercício do cargo;
- Descrição das atividades;
- Recursos para exercício do cargo;
- Cargos relacionados;
- Participaram da pesquisa;
- Instituições.
Quanto ganha um Instrutor de ensino profissional
- Jornada de trabalho: 41h
- Piso salarial: R$1.458,09
- Salário médio: R$2.053,65
- Maior salário: R$3.103,54
- Salário hora: R$9,90
- Código da Profissão: CBO 2332
Atribuições do cargo de Instrutor de ensino profissional
Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino-aprendizagem; elaboram material pedagógico; sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada; garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino-aprendizagem; fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.
Formação e experiência para Instrutor de ensino profissional
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO
Trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Código internacional CIUO88
2320 – Profesores de la enseñanza secundaria
2359 – Otros profesionales de la enseñanza, no clasificados bajo otros epígrafes
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
DESENVOLVER SITUAÇÕES DE ENSINO QUE PROMOVAM A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
1 – Desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
2 – Ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
3 – Simular situações atuais de trabalho;
4 – Criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
5 – Criar situações de trabalho em equipe;
6 – Estimular os alunos na busca de conhecimento;
7 – Criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
8 – Empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
9 – Desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
10 – Criar situações interativas com o mercado de trabalho;
11 – Desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
12 – Utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
13 – Criar situações operacionais de atividades;
14 – Direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
15 – Desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
16 – Testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
17 – Desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
18 – Desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
PLANEJAR METAS E ESTRATÉGIAS DE AÇÕES EDUCACIONAIS
1 – Fixar metas educacionais para a escola;
2 – Selecionar material pedagógico;
3 – Projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
4 – Participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
5 – Programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
6 – Definir metodologias e técnicas de ensino;
7 – Preparar material didático;
8 – Programar a utilização de material didático-pedagógico;
9 – Selecionar recursos didáticos;
10 – Tomar parte na organização do currículo escolar;
11 – Tomar parte na elaboração do calendário escolar;
12 – Revisar as metodologias e técnicas de ensino;
13 – Propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
14 – Propor cronograma de atividades pedagógicas;
15 – Elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
16 – Prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
17 – Programar calendário de atividades para estágios de alunos;
18 – Participar de atividades de elaboração do plano de curso;
19 – Elaborar os planos de aula;
20 – Prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
AVALIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
1 – Fixar critérios de avaliação dos alunos;
2 – Estabelecer referenciais de avaliação;
3 – Utilizar referenciais de avaliação normatizados;
4 – Avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
5 – Avaliar competências adquiridas anteriormente;
6 – Analisar as avaliações;
7 – Analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
8 – Corrigir trabalhos, provas, exercícios;
9 – Coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
10 – Identificar características e interesses pessoais dos alunos;
11 – Avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
12 – Avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
13 – Auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
ELABORAR MATERIAL PEDAGÓGICO
1 – Investigar diferentes recursos didáticos;
2 – Preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
3 – Preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
4 – Processar materiais para a utilização em ensino;
5 – Confeccionar apostilas para apoio às aulas;
6 – Adequar material pedagógico;
7 – Revisar material pedagógico;
8 – Preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
9 – Preparar recursos audio-visuais;
10 – Organizar exposições de produtos;
SISTEMATIZAR ESTUDOS, INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS SOBRE A ÁREA ENSINADA
1 – Coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
2 – Sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
3 – Sistematizar as mudanças tecnológicas;
4 – Pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
5 – Sistematizar a produção científica da área;
6 – Identificar novas fontes para atualização;
7 – Sistematizar a legislação na sua área;
8 – Sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
9 – Sistematizar os termos técnicos da área;
10 – Sistematizar as normas técnicas;
GARANTIR SEGURANÇA, HIGIENE E PROTEÇÃO AMBIENTAL NAS SITUAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM
1 – Cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
2 – Orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
3 – Garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
4 – Manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
5 – Tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
6 – Verificar o estado dos equipamentos de segurança;
7 – Efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
8 – Mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
9 – Tomar providências em casos de emergência;
ZELAR PELA MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E AMBIENTES DE TRABALHO
1 – Consultar manual do equipamento para manutenção;
2 – Demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
3 – Executar a manutenção preventiva;
4 – Solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
5 – Executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
6 – Limpar os equipamentos;
7 – Conferir a execução da manutenção;
8 – Controlar o estoque de peças de reposição;
FAZER REGISTROS DE DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR, DE OFICINAS E LABORATÓRIOS
1 – Preencher diários de classe ou similares;
2 – Preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
3 – Preencher planilhas de custo;
4 – Preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
5 – Preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
6 – Registrar controles de estoque;
7 – Preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
8 – Registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
9 – Especificar equipamentos para manutenção e reposição;
10 – Registrar as tarefas executadas pelos alunos;
11 – Auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
PRESTAR SERVIÇOS À COMUNIDADE
1 – Realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
2 – Desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
3 – Ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
4 – Participar de campanhas educativas;
5 – Participar da captação de recursos financeiros e físicos;
6 – Negociar projetos e cursos;
7 – Prestar assessoria técnica à comunidade;
8 – Promover intercâmbios institucionais;
9 – Promover a exposição e venda de produtos do curso;
10 – Participar de ações institucionais com objetivo social
11 – Ministrar palestras para públicos de fora da escola;
COMUNICAR-SE
1 – Orientar os alunos;
2 – Dialogar com os alunos;
3 – Dialogar com os outros professores;
4 – Dialogar com outros setores ou unidades da escola;
5 – Dialogar com membros e instituições da comunidade;
6 – Dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
7 – Encaminhar alunos para atendimentos específicos;
8 – Divulgar idéias através de projetos de ensino;
9 – Dialogar com os meios de comunicação de massa;
10 – Expor idéias e opiniões em reuniões da escola;
11 – Organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
12 – Confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
13 – Integrar-se em eventos da área;
DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
1 – Comprovar qualificação profissional na área de atuação;
2 – Comprovar certificação das competências;
3 – Comprovar experiência na área específica;
4 – Comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
5 – Agir eticamente na profissão;
6 – Demonstrar capacidade de aprendizagem;
7 – Demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais;
8 – Demonstrar capacidade de avaliação;
9 – Demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
10 – Demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
11 – Demonstrar liderança;
12 – Demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
13 – Demonstrar capacidade de organização;
14 – Demonstrar flexibilidade;
15 – Demonstrar criatividade;
16 – Demonstrar perseverança;
17 – Demonstrar tolerância e paciência;
18 – Expressar-se com clareza;
19 – Criar relacionamentos de confiabilidade;
20 – Orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
21 – Autoavaliar-se;
RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO
- Ferramentas (alicates, chaves de fenda, canivete);
- Máquina de medir por coordenadas (tridimensional);
- Fogão equipado com banho-maria e chapa;
- Material para laboratório de botânica- microscópio;
- Divisora;
- Modeladora;
- Material para desenho e topografia;
- Jogos de facas, panelas, caldeirões, caçarolas etc;
- Diário;
- Episcópio;
- Datashow;
- Material para laboratório de propriedades físicas;
- Conchas, colheres, garfos, escumadeiras etc.;
- Liquidificador;
- Material de desenho técnico mecânico;
- Forno combinado;
- Material pedagógico-lousa, giz, flipchart,, vídeo;
- Mesa prancha;
- Amostras de produtos;
- Centrífuga;
- Máquinas (esmeril, furadeira, fresadora, torno);
- Macro modelos;
- Chapa de aquecimento;
- Fritadeira água e óleo;
- Agitador;
- Calibrador;
- Durômetro;
- Máquina de calcular;
- Material para laboratório de semente (câmara fria);
- Impressora;
- Câmara para fermentação e câmara fria;
- Bancada;
- Máquinas (motores, geradores etc.);
- Fio de solda, condutor elétrico;
- Amassadeira;
- Material de manejo florestal (motosserra, skider);
- Batedeira de bolos;
- Arquivo;
- Cd rom;
- Kit de confeiteiro;
- Geladeiras;
- Instrumentos (termômetro, densímetro, barômetro);
- Cilindro elétrico;
- Rugosímetro;
- Balança digital;
- Material de laboratório de anatomia da madeira;
- Formulários relativos a uma pequena empresa;
- Tela de amianto e tripé;
- Máquina fotográfica;
- Madeira, compensado etc.;
- Material para silvicultura (trator, implementos);
- Avental;
- Arco voltaico;
- Softwares;
- Elementos de máquinas (porcas, parafusos etc.);
- Material de segurança (bota, óculos, luvas etc.);
- Transferidor de graus;
- Estufa;
- Projetor de perfil;
- Material de laboratório químico (vidraria, estufa);
- Scanner;
- Copiadora;
- Freezer;
- Mural técnico;
- Computador;
- Grosa;
CARGOS RELACIONADOS
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário – Instrutor agrícola, Instrutor de aprendizagem agropecuária, Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial – Instrutor de aprendizagem industrial, Instrutor de educação profissional industrial, Instrutor de ofícios industriais, Instrutor de treinamento industrial (formação profissional), Instrutor de treinamentos industriais, Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial, Professor-instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial – Instrutor de aprendizagem comercial, Instrutor de treinamento comercial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços – Instrutor de aprendizagem em comunicação, Instrutor de aprendizagem em informática, Instrutor de aprendizagem em transportes, Instrutor de informática
PARTICIPARAM DA PESQUISA
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INSTITUIÇÕES
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Instituição Conveniada Responsável
Ministério Do Trabalho E Emprego – Mte
Fonte: Ministério do Trabalho