Auxiliar de desenvolvimento infantil salários e atribuições CBO 3311-10
- Jornada de trabalho: 41h
- Piso salarial: R$954,00
- Salário médio: R$ 1.270,38
- Maior salário: R$ 1.919,84
- Salário hora: R$ 6,25
- CBO 3311-10
Nesse artigo você vai encontrar todas as informações sobre o cargo de “Auxiliar de desenvolvimento infantil salários e atribuições CBO 3311-10” realizada pela “Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp e Ministério do Trabalho”.
- Tabela Salarial;
- Atribuições do cargo;
- Formação e experiência;
- Condições gerais para exercício do cargo;
- Descrição das atividades;
- Recursos para exercício do cargo;
- Cargos relacionados
Dica: Para encontrar o Código Brasileiro de Ocupações (CBO) da sua profissão, abra sua carteira de trabalho na página de registros profissionais).
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Atribuições do cargo
Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos; orientam a construção do conhecimento ; elaboram projetos pedagógicos; planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico; organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.
Formação e experiência
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5. 598/2005.
Condições gerais para o exercício do cargo
Trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Descrição das Atividades
Ensinar alunos
- Cantar músicas;
- Criar espaço para brincadeiras;
- Brincar com os alunos;
- Contar histórias;
- Dramatizar histórias e músicas;
- Desenvolver atividades artísticas;
- Modelar massas e argila;
- Colar materiais;
- Recortar materiais;
- Desenhar;
- Pintar;
- Escrever letras e números;
- Ensinar culinária;
Orientar construção do conhecimento
- Conversar com alunos (roda da conversa);
- Construir regras com os alunos;
- Apresentar regras da escola;
- Desenvolver capacidades motoras;
- Desenvolver capacidades emocionais;
- Desenvolver capacidades intelectuais;
- Trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- Explicar atividades propostas;
- Orientar atividades artísticas;
- Orientar atividades com jogos e brinquedos;
- Orientar atividades de desenho;
- Orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- Ler textos;
- Elaborar histórias com alunos;
- Mostrar filmes;
- Comentar filmes;
- Administrar biblioteca circulante;
- Desenvolver atividades com informática;
Cuidar dos alunos
- Observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- Orientar higiene pessoal;
- Servir alimentação aos alunos;
- Alimentar os alunos;
- Supervisionar refeições;
- Auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- Trocar fralda dos alunos;
- Trocar roupa dos alunos;
- Dar banho nos alunos;
- Supervisionar entrada e saída dos alunos;
- Supervisionar recreio;
- Supervisionar momento do sono e descanso;
- Acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- Observar higiene dos brinquedos;
- Higienizar brinquedos;
- Trocar roupa de cama;
- Acompanhar alunos em cursos extra-classes;
Elaborar projetos pedagógicos
- Analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- Investigar interesse do aluno;
- Debater projeto com direção e coordenação;
- Determinar parâmetros do projeto;
- Pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- Definir atividades pedagógicas;
- Especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- Elaborar cronograma;
- Apresentar projeto aos alunos;
Planejar ações didáticas
- Definir objetivos da ação didática;
- Definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- Definir técnica de trabalho (estratégias);
- Definir métodos de avaliação;
- Planejar o roteiro de aula;
- Selecionar material didático;
- Criar jogos e brincadeiras;
- Visitar locais para eventos extracurriculares;
- Selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- Reestruturar estratégias;
Avaliar desempenho dos alunos
- Observar a socialização;
- Observar a linguagem;
- Observar o desenvolvimento motor;
- Observar o raciocínio lógico;
- Corrigir atividades;
- Avaliar atividades dos alunos;
Preparar material pedagógico
- Solicitar material pedagógico;
- Comprar material pedagógico;
- Confeccionar material pedagógico;
- Utilizar sucata;
- Reciclar material;
- Identificar material pedagógico;
- Limpar material;
Organizar o trabalho
- Participar da definição do horário;
- Organizar espaços em geral;
- Organizar espaço para momento do sono e descanso;
- Organizar sala de aula;
- Organizar material pedagógico;
- Organizar pastas de atividades dos alunos;
- Organizar eventos na escola;
- Organizar eventos extracurriculares;
- Limpar sala de aula e mobiliário;
- Conferir cadastro dos alunos;
- Participar da elaboração de calendário escolar;
Comunicar-se
- Reunir-se com a coordenação e a direção;
- Participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- Discutir plano de aula com coordenação e direção;
- Convocar pais e responsáveis;
- Reunir-se com pais e responsáveis;
- Registrar observações;
- Preencher diário de classe;
- Preencher agenda;
- Discutir resultados dos projetos;
- Preencher fichas de avaliação;
- Elaborar relatórios;
- Encaminhar alunos para outros profissionais;
Demonstrar competências pessoais
- Participar da associação de pais e mestres;
- Participar de conselhos;
- Estabelecer vínculos;
- Demonstrar criatividade;
- Autoavaliar-se;
- Atualizar-se;
- Demonstrar paciência;
- Demonstrar senso de organização;
- Demonstrar afetividade;
- Demonstrar versatilidade;
- Demonstrar sensibilidade;
- Contornar situações adversas;
- Trabalhar em equipe;
- Interagir com a comunidade;
- Demonstrar autocontrole;
- Participar de eventos de qualificação profissional;
- Servir como referencial de conduta;
- Demonstrar capacidade de observação;
Recursos para exercício do cargo
- Lousa, giz, apagador;
- Cartazes;
- Papéis;
- Massas e argilas;
- Livros didáticos e paradidáticos;
- Mobiliário adaptado;
- Espelho;
- Mural;
- Recursos audiovisuais;
- Mimeógrafo, máquina de xerox;
- Sucata;
- Flanelógrafo;
- Brinquedos pedagógicos e lúdicos;
- Cavaletes;
- Tintas, canetas, lápis, pincéis;
Cargos relacionados
- Professor de nível médio na educação infantil – Educador infantil de nível médio, Professor de escolinha (maternal), Professor de jardim da infância, Professor de maternal, Professor de pré-escola;
- Auxiliar de desenvolvimento infantil – Atendente de creche, Auxiliar de creche, Crecheira;
Participaram da Pesquisa
Instituição Conveniada Responsável
Ministério Do Trabalho E Emprego – MTE
Instituições
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Especialistas
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Fonte: Ministério do Trabalho