Seja ou seje?
SEJA ou SEJE, qual é a forma correta?
Seja ou seje? É claro que você já sabia que a forma correta é SEJA e que a palavra SEJE não existe. Eu sei como é. Às vezes isso acontece comigo também. Dá aquele branco, então na dúvida é melhor conferir pra não cometer uma gafe daquelas, não é mesmo?
Como se escreve, seja ou seje?
Então é isso mesmo, você tinha toda a razão. Foi só para efeito de confirmação mesmo. Enfim, para tirar de vez aquela pulga atrás da orelha: a palavra “SEJE” não existe. A palavra correta é “SEJA”.
Por que tanta gente fala “seje”?
Se a palavra “seje” não existe, porque tantas pessoas falam errado? A resposta é simples. Isso se dá porque a terminação em “e” aparece com frequência no presente do subjuntivo. Por exemplo: “mesmo que eu conte, ele não vai acreditar”; “mesmo que eu escorregue, eu vou patinar”, “ainda que ela grite, vou assustá-la”. Percebeu que todos os verbos no presente do subjuntivo terminaram em “e”? Portanto, é por isso que muitas pessoas falam “seje” em vez de “seja”, por associação. Porém, “seja” é a conjugação correta do presente do subjuntivo do verbo “ser”, na 1ª e na 3ª pessoas do singular. Ai meu Deus! Como eu vou saber se o verbo no presente do subjuntivo termina em “a” ou “e”?
Como conjugar os verbos no subjuntivo?
Com essa regra abaixo, você não terá mais problemas em conjugar os verbos no presente do subjuntivo.
Verbos que terminam em |
A conjugação termina em |
“ar” – ex: falar |
“e” – fale |
“er” – ex: beber |
“a” – beba |
“ir” – ex: cair |
“a” – caia |
Como se escreve, esteja ou esteje?
Mas peraí, segundo essa regra, os verbos que terminam em “ar” têm a conjugação no presente do subjuntivo terminada em “e”, portanto a conjugação desse do verbo “estar” nesse tempo é “esteje”, certo? Se aplicássemos essa regra sim, mas acontece que o verbo “estar” é uma exceção à regra. Sendo assim, a conjugação do verbo “estar” no presente do subjuntivo é “esteja”. A palavra “esteje”, assim como a palavra“seje”, não existe.
Vale a pena lembrar também que “seja” e “esteja” são a forma imperativa do verbo “ser” e “estar” respectivamente na 3ª pessoa do singular. Por exemplo: “Seja feliz!” e “Esteja aí por um momento que eu já volto.”
Restou ainda alguma dúvida sobre “seje” e “seja”? Veja dois exemplos de frases com a grafia correta. Ou seja, “seja” e “esteja” em vez de “seje” e “esteje”:
“Mesmo que eu SEJA pobre, serei feliz.”
“Quer ele ESTEJAou não doente, ele precisa trabalhar.”
Assista ao vídeo “Seja ou seje?”:
E agora? Se convenceu de que tanto “seja” quanto “esteja” sejam as formas corretas do presente do subjuntivo do verbo ser e estar? Se por acaso você se esquecer disso algum dia, estaremos sempre aqui pra te ajudar a se lembrar.
Você tem mais alguma dúvida de português? Por favor, sinta-se à vontade para enviar a sua dúvida de português para nós. Teremos o maior prazer em pesquisar e lhe trazer a resposta correta.
Sempre teremos o cuidado de pesquisar os dicionários e consultar os melhores professores no assunto para então te passar as melhores e mais valiosas dicas de português para o seu dia a dia.
Veja também os seguintes artigos:
Como se diz “ansioso” em inglês?
Ansioso ou ancioso, qual é o certo?
Com medo ou comedo, qual o certo?
Fontes:
Dicionário Aurélio