Que cuidados ter ao comprar pela internet?
No mundo globalizado que vivemos talvez pensemos que comprar pela internet seja a solução de todos os nossos problemas, já que com apenas um computador ou até mesmo um celular e um cartão de crédito temos acesso a quase tudo que queremos.
Pensemos nas vantagens: podemos gastar o tempo que quisermos escolhendo o produto sem ter a pressão do vendedor e nem a obrigação de ter que levar o produto para casa. Não tem fila para pagar, o que economiza seu tempo. Os preços então, são os melhores.
Não é de hoje que as vendas feitas pela internet têm feito tanto sucesso, mas é claro que nem tudo são flores. Alguns lembretes sempre são úteis.
Algumas dicas valiosas
Busque informações sobre o site, fale com amigos e conhecidos que já compraram ali. Você pode e deve comparar preços. Vai se surpreender com as diferenças que encontrará. Lembrando que preços muito baixos deve ser motivo de desconfiança. Guarde todos os comprovantes da sua compra, como e-mail por exemplo. Veja toda a política da loja quanto a devolução de produto, troca etc.
Comprar pela internet é seguro?
Com alguns cuidados a se tomar, sim. Certifique-se de que no navegador da internet tenha um ícone de um cadeado. Isso indica que o site é seguro e que você pode fazer suas compras sem medo. Muita gente pode não saber, mas a loja online deve ter um CNPJ, um endereço físico e número de telefone visíveis no site. Procure por isso também.
Alguns inconvenientes que talvez ocorram
Um inconveniente que talvez a compra a distância tenha é que, diferente da loja física, você não pode provar, experimentar, calçar, etc. Se você vai comprar um sapato ou roupa por exemplo, certifique-se que seja do número certo. Hoje é muito comum as lojas trazerem nos sites as medidas e isso facilita muito.
Não se iluda com fotos! Sabe aquela história de “expectativa” e “realidade”? Então, nem sempre seu corpo será como o da modelo apresentada na foto do site ou a cor da peça escolhida será exatamente aquela por questão de luz e outros fatores.
Sobre o prazo de entrega. Veja bem, antes de concluir a compra. Pois, às vezes, você tem pressa que um produto chegue, mas o prazo já constava que eram 30 dias, por exemplo. Se você concordou com o prazo no momento do pagamento não tem como reclamar.
Fique atento também a ter alguém em casa para receber o produto ou após algumas tentativas ele corre o risco de voltar para a loja e você terá que pagar por outro frete, por exemplo.
O frete tem sido outro problema. Em um estudo feito nas 27 capitais do país, 49% das pessoas acham muito caro. Essa mesma pesquisa mostrou que 30% das pessoas se sentem inseguras se de fato o produto será entregue ou não.
As compras pela internet têm gerado um outro problema, a compra por impulso. A pesquisa indicou que 46% dos entrevistados admitiram não ter planejado a sua última compra pela internet. Já os homens gastam mais do que as mulheres normalmente. (Será que elas são mais receosas?) O meio mais escolhido para pagamento, nessa pesquisa, foi o parcelamento com cartão de crédito.
Cuidado com SPAM
O que acontece muito (comigo é todo dia) é que chegam muitos e-mails com ofertas não solicitadas, os chamados SPAM. Esses podem ser perigosos pois te direcionam para sites que podem não ser seguros. Não clique neles, apague-os! Se quiser comprar dessa loja que te enviou o e-mail vá até o site deles ou aplicativo.
A Black Friday é uma boa opção para comprar pela internet?
Sim e não. Depende da loja que você irá comprar. Algumas delas se aproveitam dessa data para aumentarem os preços antes. E então dizem que estão com preços baixos quando na verdade está o preço normal.
Felizmente, essa data tem se consolidado aqui no Brasil e com isso a fiscalização também tem aumentado. O que nos dá mais segurança e garantia de não estarmos sendo enganados. Sobre isso, o Presidente do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), Roque Pellizzaro Júnior, afirma que:
“A internet trouxe ao consumidor a liberdade de comprar quando e onde quiser. Se antes as pessoas tinham que ir até às lojas, agora são os varejistas quem precisam encontrar seus clientes.”
Fiz minha compra pela internet, e agora?
Agora é só aguardar a entrega. Se você ficou feliz com suas compras ou mesmo se está decepcionado, existem vários locais na internet (como o reclameaqui.com.br) onde você pode falar da sua experiência. Isso pode ajudar os próximos compradores que talvez estejam na dúvida quanto a adquirir algum produto.
Me arrependi de comprar, o que fazer?
Se depois de tudo isso, todos os cuidados tomados eu ainda assim tenha simplesmente me arrependido da compra. Eu posso ter o meu dinheiro devolvido? Pode sim! A lei diz que o consumidor pode se arrepender da compra no prazo de até 7 dias após o recebimento do produto.
Todos os valores pagos deverão ser devolvidos. O fornecedor deverá arcar com todas as despesas relacionadas a transporte para a devolução da mercadoria. Você não deve arcar com despesas postais.
Quais tem sido os resultados de vendas online?
As vendas online cresceram 10% em relação ao ano passado e até o fim do ano devem girar cerca de 10,5 bilhões de reais. 17 milhões de brasileiros terão feito compras na internet este ano.
Ao longo dos anos as lojas que vendem pela internet têm se esforçado a melhorar seu atendimento pois quem tem ditado as regras é o consumidor. O Presidente do SPC, Roque Pellizzaro, citado acima, enfatiza isso:
“O consumidor online está em busca de experiências de compra que combinam praticidade, percepção de valor e satisfação com cada produto. Quem dita boa parte das regras neste negócio são os clientes. Eles vão às compras no momento que julgam ser mais adequado e sempre estão em busca de preços competitivos, sem abrir mão da qualidade do produto.”
Resumindo: Comprar pela internet funciona sim, podendo até ser mais barato, mas como tudo na vida exige alguns cuidados e atenções antes de serem feitas.
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