Plano de Negócio para atrair Investidores
Saiba como montar um plano de negócios para atrair investidores, sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
O que é e para que serve um Plano de Negócios
Imagine que você deseja construir uma casa, organizar uma festa, viajar para o campo ou para o litoral. Com certeza, sua intenção é que tudo dê certo, mas, para que isso ocorra, é necessário fazer um cuidadoso planejamento.
Preste atenção nesta palavra: PLANEJAMENTO. Ou seja, a casa, a festa e a viagem não vão se realizar apenas porque você assim deseja, mesmo que seja um desejo ardoroso. Ideias assim nascem em nossos corações, porém, para que elas se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo.
Para que uma viagem aconteça, é necessário escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro levar, comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas, entre tantas outras coisas.
Se, para uma simples viagem, precisamos fazer tudo isso, imagine quando queremos abrir um negócio. E empreender, muitas vezes, é uma viagem para um lugar desconhecido.
Para você organizar suas ideias é que foi criado o PLANO DE NEGÓCIO. Nesta viagem ao mundo dos empreendedores, o plano de negócio será o seu mapa de percurso.
Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.
Como elaborar um Plano de Negócio
O plano irá ajudá-lo a concluir se sua ideia é viável e a buscar informações mais detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio.
Ao final, seu plano irá ajudá-lo a responder a seguinte pergunta: “Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?”. Lembre-se de que a preparação de um plano de negócio não é uma tarefa fácil, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade. Boa sorte, ou melhor dizendo, bom trabalho! E tenha claro que começar já é a metade de toda a ação.
Plano de negócio para atrair investidores
Sumário executivo- Plano de Negócios
Um resumo dos principais aspectos do negócio em, no máximo, duas folhas. Seu foco são números e argumentos que justifiquem a importância do empreendimento.
Descrição do produto ou serviço – Plano de Negócio
Apresenta de forma objetiva as características básicas do que será oferecido pela empresa.
Descrição do potencial do mercado – Plano de Negócio
Demonstra o montante de negócios gerado pelo setor no qual o site está inserido. Traz números tanto da economia tradicional, quanto das transações pela Internet.
Descrição da participação desejada – Plano de Negócio
Esclarece as metas de participação de mercado pretendidas e justifica por que o serviço ou produto terá um apelo especial frente à concorrência.
Concorrência – Plano de Negócio
Detalha nome, políticas e faturamento estimado das principais empresas que atuam no setor – seja na Web ou no mundo real.
Estratégia e Lançamento – Plano de Negócio
Explica como e quando será a apresentação do empreendimento aos clientes potenciais (argumentação, formas de ação, mídias, etc.). Mostra, ainda, por que a empresa sobreviverá quando a concorrência copiar sua ideia.
Plano de Implementação – Plano de Negócio
Expõe o cronograma de ações de marketing posteriores ao lançamento da empresa, além das ações nas áreas de vendas, tecnologia e recursos humanos, com metas claras.
Estrutura da Empresa – Plano de Negócio
Reproduz o organograma da empresa, com a descrição de cargos e salários. Caso exista uma equipe de profissionais já formada, detalha currículos e justifica a importância dessas pessoas para o projeto.
Projeções Financeiras – Plano de Negócio
Compreende planilhas que contenham as fontes de receitas e de custos, bem como a projeção desses números para, pelo menos, quatro anos.
Proposta – Plano de Negócio
Apresenta o aporte de investimento desejado, onde e de que forma será gasto, e qual modelo de participação acionária se pretende adotar.
Referências: Sebrae, IBGE, DIEESE, IPT, Instituto Datafolha, Instituto IBOPE, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE. |