Montar uma loja de Livros e Artigos Religiosos gastando pouco
Saiba como montar uma loja de livros e artigos religiosos de sucesso, sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Livros e artigos religiosos
FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário.
Ramo de Atividade: Livros e Artigos Religiosos.
Tipo de Negócio: Comércio de Livros e Artigos Religiosos.
Mercado
O empreendedor que se aventurar nesse filão vai encontrar um mercado concorrido. A disputa reúne várias empresas. Mas ainda existe espaço, já que há – com exceção dos meses de janeiro e fevereiro – demanda intensa durante todo o ano. É geralmente a partir do carnaval que atividades religiosas, como grupos de orações, seminários e retiros, costumam se intensificar.
O segmento de livros e artigos religiosos ganha a cada dia mais força e vem se expandindo. Com o despertar religioso, as pessoas estão cada vez mais buscando lojas que ofereçam esses produtos.
O crescimento das vendas de material religioso vem ampliando as oportunidades para microempresários e pequenos comerciantes.
O empreendedor
Sem dúvida, este é um ramo de atividade especial, já que, mais do que livros, imagens e objetos, o empresário do setor trabalha com o sentimento de religiosidade, esperança e fé das pessoas.
O negócio
Essas características fazem deste negócio um empreendimento muito peculiar e vão exigir do empresário, mais do que nunca, rigorosos princípios éticos, conhecimentos técnicos e espírito empreendedor atuante, essenciais à boa condução de qualquer tipo de negócio.
Localização
O local deve ser de fácil acesso e, preferencialmente onde haja grande circulação de pessoas.
Estrutura
A estrutura básica deve contar com ponto comercial de 50 metros quadrados, além é claro dos móveis e equipamentos.
Móveis e equipamentos básicos
- Prateleiras, balcões, vitrines, expositores de cartões;
- Telefones;
- Computador com impressora;
- Móveis e utensílios de expedientes.
Pessoal
Além do dono, serão necessários dois funcionários para o atendimento ao público. É de suma importância que esses funcionários possuam um conhecimento sobre os produtos oferecidos. O próprio empreendedor poderá orientá-los.
Linha de produtos
Para começar, lembre-se que além de uma loja atraente e bem localizada, é importante manter sempre uma boa variedade de títulos e outros artigos religiosos, tais como, velas, terços, santinhos, imagens, medalhas, incensos, escapulários e CDs, entre outros produtos voltados aos céus.
Os amuletos também podem ser outro tipo de produto que a ser comercializado.
Comercialização
A venda é feita diretamente a igrejas e lojas especializadas.
Propaganda
Para ampliar a clientela e multiplicar as vendas, é conveniente também estar integrado a alguma congregação, além de fazer propaganda por internet e por meio de folhetos.
Alternativa
Hoje em dia o cliente está bastante exigente e por isso a entrega em domicílio é fundamental para a sua satisfação, lembrando que sempre existirão aqueles que preferem ir à loja, para manterem contato com os livros e os artigos.
Legislação Específica
Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
OBS. Existe um benefício para esse ramo. Levando-se em conta que a informação e o saber devem ser bens acessíveis a toda a população, a constituição Federal isenta do pagamento de IPI – para quem produz e ICMS – para quem comercializa. E ainda existe o benefício da não incidência dos impostos de importação sobre a compra de livros no exterior.
“Art. 150 – Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
(…)
VI – instituir impostos sobre:
(…)
d) livros, jornais, periódicos e o papel destinado à sua impressão”.
Sites afins
Artigos Religiosos: http://www.sjoartigosreligiosos.com.br
Livraria Católica: http://www.livrarialoyola.com.br
Artigos Católicos: http://www.vialumina.com.br/Católicos
Cia. dos Livros: http://www.ciadoslivros.com.br/
Objetos Religiosos: http://www.cordis.com.br