Montar uma confecção de Roupas Descartáveis – Passo a Passo
Saiba como montar uma confecção de Roupas Descartáveis lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro produzindo aventais, gorros, propés, jalecos, máscaras,coberturas de óbito, etc. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Confecção de roupas descartáveis
FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Indústria
Ramo de Atividade: Confecção
Tipo de Negócio: Confecção de Roupas Descartáveis
Produtos ofertados/produzidos: Aventais, gorros, propés,jalecos, máscaras,coberturas de óbito, etc.
Apresentação
Confortáveis para quem não quer sujar a roupa no dentista e imprescindíveis em ambientes hospitalares, as roupas descartáveis surgem como representantes da modernidade, higiene, conscientização e respeito às leis.
Desenvolvido por norte americanos na década de 60, o que se convencionou chamar “não tecido”é matéria prima para confecção de roupas cirúrgicas.
Esse material revolucionou várias áreas principalmente a de higiene pessoal e a de produtos cirúrgicos e viabiliza a produção das roupas descartáveis em escala industrial.
Pontos críticos
O ramo de artigos de “não tecido” para hospitais apresenta algumas peculiaridades que exigem muita cautela do investidor:
- Reaproveitamento: este é, segundo fabricantes de roupas descartáveis de uso hospitalar, o principal empecilho é a resistência em massificar sua aplicação. Um dos maiores desafios é convencer o consumidor da ineficiência e do perigo da reutilização, bem como das vantagens do emprego das roupas cirúrgicas descartáveis, que garantem economia de até 30% em relação ao tecido convencional;
- Oferta de produtos de baixa qualidade: do outro lado estão as empresas de confecção em “não tecidos” que, além de viver na informalidade, prejudicam a imagem do segmento e entravam a disseminação de seu uso ao oferecer produtos de gramaturas mais leves para aplicações que pedem maior durabilidade.
Marketing
Comm o objetivo de ampliar o mercado, empresários do setor vêm investindo no treinamento da equipe de vendas e no marketing de seus produtos. Neste segmento não basta ter um bom produto, é preciso praticar um marketing agressivo, ser criativo, manter-se atualizado e buscar novas alternativas econômicas de produção capazes de gerar um preço atraente no varejo.
Criatividade
Mais do que máquinas especiais, o que pesa é a criatividade, agilidade nos lançamentos e muita variedade.
Consumidor
Ao mesmo tempo que identificam novas estratégias de marketing, as empresas do setor têm procurado abrir novas frentes de consumo e buscam contato com as indústrias farmacêutica e alimentícia, sem falar nos hotéis e companhias aéreas. De modo geral, o público-alvo envolve hospitais, consultórios odontológicos e laboratórios clínicos, que empregam as roupas descartáveis tanto em pacientes como em profissionais da área.
O universo de consumidores é amplo, mas fica um alerta para quem está começando: o ideal é determinar sua área de concentração, evitando a diversificação da linha de produtos e a quem se destina. Esse é um passo que exige cuidado e deve ser feito de maneira ordenada.
Lembre-se que um dos segredos do bom desempenho nesse mercado é conhecer profundamente o nicho no qual está atuando e estar atento para as possíveis variações na oferta de artigos.
Linha de produtos
Aventais para uso de paciente; aventais manga curta para uso de pacientes ou profissionais; aventais manga longa para uso dos profissionais; toucas (turbante) para uso de pacientes ou profissionais; gorros para uso de pacientes ou profissionais; macacões para uso profissional; propés para uso de pacientes ou profissionais; máscaras simples com ou sem clips; máscaras duplas com ou sem clips; máscaras tripla com três camadas com ou sem clips e filtros; máscaras ovais para uso de pacientes ou profissionais; máscaras faciais para proteção de barba/bigode; pijamas para uso de pacientes; calças e blusa; coberturas de óbito, campos cirúrgicos e protetores de leito.
Equipamentos
Com uma máquina de costura comum, é possível ingressar no ramo de confecções de descartáveis de TNT. Existem vários fabricantes que podem orientar nessa escolha, dentre eles a Elgin e a Singer.
Matéria prima
A principal é o “não tecido”. Estrutura formada por fibras ou filamentos naturais, artificiais ou sintéticos dispostos em várias direções e solidificados através de processos químicos, mecânicos ou físicos (calor e pressão, jatos de água e ar). O “não tecido” diferencia-se do tecido convencional unicamente pela maneira como são tecidas suas linhas, ato que definirá a gramatura do tecido. Ele pode ser leve ou pesado, macio, flexíveis ou rígidos. Coloridos ou estampados. Absorventes, impermeáveis, porosos, etc.
São escolhidos para uma determinada aplicação, de acordo com a característica que se deseja, do mais leve ao mais pesado. Por exemplo, a cobertura de fraldas exige maciez, porosidade, resistência a líquidos e serem anti-alérgicos. Ou os carpetes agulhados que necessitam resistência ao desgaste, serem anti-alérgicos, imputrescíveis e anti-estáticos.
O conhecido “perfex” (que possui forma agulhada) e o tecido de roupa cirúrgica são exemplos de produtos elaborados a partir dos “não tecidos”.
O tipo de tecido a ser empregado deverá ser definido conforme o tamanho e textura adequada à sua linha de produção e os próprios fornecedores podem ajudar nessa escolha. Comercialmente ele é conhecido como TNT (tecido não texturizado) ou ainda “No Woven” (do idioma inglês).
Tipos de “não tecido”
– Leve: menor que 25g/m2;
– Médio: entre 26 e 70g/ m2;
– Pesado: entre 71 e 150g/ m2;
– Muito pesado: acima de 151g/ m2.
Entidades/Empresas do ramo
CETIQT (Centro de tecnologia da Indústria Química e Têxtil), instituição que oferece serviços educacionais, técnicos e tecnológicos compatíveis com a evolução da cadeia têxtil: http://www.cetiqt.senai.br/cetiqt.htm
DESCLIN, empresa de confecção de vestuário descartável: http://members.xoom.com/marcochella/desclin/index.htm
ANADONA, empresa de confecção de vestuário descartável:http://www.anadona.com.br
INTERFITAS, fornecedor de bobinas de nãotecido (tnt / no woven): http://www.interfitas.com.br/principal.htm
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Minnistério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, |
Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
Boa tarde….Lucineia pesquiisa na internet os fabricantes de descartaveis de tnt na sua cidade e entra em contato com eles. Eles passa serviços de montages e acabamentos
tenho oficina de costura com todo maquinario cnpj inei estou com dificuldade de encomtrar fornecedores de descartaveis.tnt avental etc . o que preciso para achar fornecedor?alguem pode me ajudar? muito obrigada:
Gosto muito de costura repetitiva sou overloquista, tenho pensamentos alto, em um dia montar uma fábrica de produtos descartáveis. No momento gostaria de ter uma oportunidade de trabalhar em minha casa , agradeço pelo espaço. Bom dia.
Tenho máquinas de costura industrial, gostaria de performance serviços em casa,mas não tô encontrando fornecedores disponível em Mauá
Olá boa noite queria informações de como pegar os produtos para fazer em casa.tenho máquinas em casa e gostaria de trabalhar com confecção de produtos cirúrgicos. Grata.
Gostaria muito de começar a fábricar roupas de TNT presciso de ajuda pra começar . Vocês tem como me ajudar? Entre em contato comigo tenho 5 máquinas de costuras industrial Muito obrigada. 17 32193025