Sacolas Plásticas – Saiba como fazer gastando pouco
Saiba como fazer Sacolas Plásticas gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro com fabricação de sacolas, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Fabricação de Sacolas Plásticas
Ficha Técnica
Setor da Economia: Secundário
Ramo de Atividade: Indústria
Tipo do Negócio: Fabricação de Sacolas Plásticas
Sacolas Plásticas
Você já imaginou quantos milhões de pessoas fazem compras diariamente ? E que cada comprador leva diversas sacolas plásticas embalando suas compras ? Você poderá ganhar muito dinheiro fabricando as sacolas e sacos plásticos para embalagens. Com um custo relativamente baixo, você pode iniciar a fabricação de embalagens em sua própria casa e vender aos mercados, supermercados, lojas, mercearias, açougues, enfim, a todo o comércio de sua região.
Histórico – Fabricação de Sacolas Plásticas
A palavra plástico vem do grego plastikós que significa adequado à moldagem. O plástico, como material flexível, facilmente se adapta ao ser moldado.
Mercado – Fabricação de Sacolas Plásticas
A fabricação de sacolas plásticas está dividida no mercado. Num lado estão as grandes empresas, que fornecem para as redes de hipermercados e lojas de departamentos. No outro, os pequenos fabricantes, que tentam conquistar e manter um lugar no concorrido segmento, fazendo da qualidade e criatividade armas para a sobrevivência comercial. Os pequenos são afetados, também, pela defasagem tecnológica do segmento em relação aos grandes fabricantes do ramo. Com a vantagem tecnológica, as grandes empresas ganham na escala e, consequentemente, no preço.
Estrutura – Fabricação de Sacolas Plásticas
A estrutura básica deve contar com galpão, máquinas e equipamentos.
Investimento – Fabricação de Sacolas Plásticas
O investimento inicial, necessário, depende basicamente do tamanho do empreendimento. O valor estimado para investir em equipamentos e instalações, varia entre R$ 20 mil a R$ 80 mil.
Equipamentos – Fabricação de Sacolas Plásticas
Os equipamentos básicos são:
- Bancada de silk-screen ;
- Perfuradora de alça;
- Extrusora de parafusos;
- Recuperadora;
- Máquina de corte e solda;
- Picador de plástico;
- Móveis e materiais para escritório (computador, máquina de escrever, aparelho telefônico, aparelho de fax, etc.);
- Veículo.
Pessoal – Fabricação de Sacolas Plásticas
Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, que deverá contar com;
– Operadores;
– Motoristas;
– Ajudantes;
A empresa deve ter cuidado adicional com os empregados da produção, que devem usar protetores de ouvido e luvas.
Clientes – Fabricação de Sacolas Plásticas
Atacadistas e distribuidores são os principais clientes de uma fábrica de sacos plásticos para lixo e embalagens. Como o produto é descartável, os pedidos são constantes.
Estoque – Fabricação de Sacolas Plásticas
A empresa não precisa fazer estoque, porque a produção gira em torno das especificações de tamanho e largura das encomendas.
Matéria Prima – Fabricação de Sacolas Plásticas
Ter bons contatos com fornecedores de matéria-prima, também é um fator importante para o desenvolvimento de uma fábrica de sacolas plásticas. Uma das matérias-primas é o polietileno granulado de baixa densidade (PEBD), derivado do petróleo. Esse produto é acessível apenas a grandes empresas, em sua maioria estatais.
Tipos de Materiais – Fabricação de Sacolas Plásticas
Alguns tipos de matérias:
– Termoplásticos. As matérias plásticas utilizadas são, predominantemente, do tipo termoplástico, no qual se incluem o polietileno, o polipropileno, o poliestireno; o náilon e o cloreto de polivinila. Esses materiais possuem a propriedade química de tornarem-se moles e pastosos durante ação do calor e endurecendo com o resfriamento, podendo ser reaproveitados quantas vezes for possível e necessário.
– Polietileno. É utilizado na fabricação de embalagens para alimentos, sacos industriais, sacos para lixo, lonas agrícolas, filmes, produtos infláveis, etc., que muitas vezes desaparece do mercado, sendo garantida apenas para as grandes organizações.
– Polipropileno. Outra matéria-prima, é o Polipropileno utilizado na fabricação de embalagens para massas e biscoitos, potes para margarina, seringas descartáveis, equipamentos médico-cirúrgicos, fibras têxteis, etc. Assim, é bom trabalhar com estoque, pois há um monopólio na comercialização dos produtos, que eleva os preços.
– Termofixos. São materiais cujas as propriedades de suas resinas adquirem a forma do molde somente sob ação do calor, juntamente com uma determinada pressão, na qual endurecem e tomam forma.
Processo de Fabricação – Fabricação de Sacolas Plásticas
A produção do filme plástico é conseguido através do processo de EXTRUSÃO. Esse processo é utilizado para modelar, por meio de matriz, produtos de plástico e de metal, como varetas, tubos e diversos outros artigos de formato simples, sólidos e ocos. O processo assemelha-se à maneira pela qual o glacê, é utilizado para enfeitar bolos. Nesse processo os plásticos são impelidos através de orifícios ou matrizes que lhes conferem determinada forma.
Os produtos fabricados através desse processo, são vários, entre eles esta as películas tubulares (sacos plásticos). Os equipamentos utilizados na extrusão devem ter capacidade de desempenhar funções como: fundir os plásticos, gerar as pressões de extrusão, misturar corantes e outros aditivos, além de, ocasionalmente, introduzir agentes reforçadores, como as fibras de vidro. Neste processo deve-se tomar cuidado com os gases que são expelidos pela fusão das matérias-primas que podem ser de baixo efeito ou até causar a morte.
Coloração – Fabricação de Sacolas Plásticas
A coloração dos plásticos e suas tonalidades, vem de um pó químico chamado de anilina, sendo suas quantidades calculadas e padronizadas, elaboradas no setor químico.
Reaproveitamento de Peças – Fabricação de Sacolas Plásticas
Peças mal elaboradas ou com algum tipo de falha, tanto na sua extrusão ou então na injeção, serão encaminhadas à recuperação onde serão moídas e assim, novamente, extrusadas. Porém um material que é reaproveitado, perde alguns valores de suas propriedades, e se misturado com outro material pode contaminá-lo e acabar por inutilizá-lo.
Escolha do Material – Fabricação de Sacolas Plásticas
O fabricante deve levar em conta: as propriedades mecânicas, de acabamento, elétricas, químicas; estabilidade dimensional; estabilidade à intempéries; exatidão de detalhes; comportamento à chama e outras necessárias para obtenção de um bom produto.
Marketing – Fabricação de Sacolas Plásticas
Para conquistar o mercado, as empresas do ramo devem ficar atentas a certos fatores que contribuíram para a competitividade no mercado. Ter bom conhecimento da clientela em potencial como: seu perfil, preferências, quantidade de demandas, além de conhecer ainda as condições oferecidas pelos concorrentes. Outro fator importante é contar com uma agressiva política de vendas, incluindo-se aí o próprio titular do empreendimento. Finalmente, ter condições de ofertar um produto de qualidade com preços e prazos competitivos, sem esquecer de prestar uma constante e eficiente assistência ao cliente.
LEMBRETES. Alguns lembretes importantes:
– O novo empreendedor deverá buscar sempre diminuir custos, conhecer o perfil de seus concorrentes e utilizar sua criatividade para satisfazer a clientela, em termos de novos produtos, contando, para isso, com um conjunto de máquinas e equipamentos com capacidade de produção satisfatória para atender ao segmento da demanda que escolheu para atuar comercialmente;
– Existem empresas que estão lançando no mercado mini-fábrica de sacos e sacolas plásticas. Essa oportunidade é, principalmente, para as pessoas que gostariam de transformar suas horas vagas em uma fonte de renda ou que pretende ter seu próprio negócio;
– A divulgação deve ser feita junto aos clientes. Aconselha-se que o proprietário faça visitas a compradores potenciais, como lojas de material de limpeza, bares e restaurantes, e deixar amostras dos artigos.
Legislação Específica – Fabricação de Sacolas Plásticas
Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento. Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Se faz importante que o futuro empreendedor tenha o conhecimento de algumas legislações específicas que regem esta atividade, tais como:
Na ABNT:
– NBR 13230 Simbologia indicativa de reciclabilidade e identificação de materias plásticos.
Para maiores informações consultar a ABNT.
Entidades – Fabricação de Sacolas Plásticas
INP – Instituto Nacional do plástico
Avenida Faria Lima, 1779 – 6o andar – Conjunto 62 – São Paulo – (SP)
Tel. (11) 814 8142 / 8143859
ABIEF – Associação Brasileira das Indústrias de Embalagens Flexíveis
Rua Funchal, 573, 8º andar – Cj 81 e 82 – Vila Olímpia – São Paulo – (SP)
04551-060
Tel. (11) 3845 6011
ABIPLAST – Associação da Indústria do Plástico
Av Paulista 2439 – 8º andar – São Paulo – (SP)
01311-936
Tel. (11) 3060 9688
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – Regional Leste RJ/ES/BA
Av. Treze de Maio, 13 – 28º andar – Rio de Janeiro – (RJ)
20003-900
Tel. (21) 2210 3122
Fornecedores – Fabricação de Sacolas Plásticas
Máquinas – Fabricação de Sacolas Plásticas
J. Guerreiro Com. E Repres. de Máquinas e Equipamentos Ltda
Av Andrade Neves, 2412 – Castelo – Campinas – (SP)
13070-001
Tel. (19) 3242 6988
Rulli Standard Indústria e Comércio de Máquinas Ltda
Av Franz Liszt, 225 – Jardim Guançã – São Paulo – (SP)
02151100
Tel. (11) 201 9966
Pronatec Indústria e Comércio Ltda
Rua Friedrich Von Voith, 432 – São Paulo – (SP)
02995000
Tel. (11) 3941 3571 / 3941 3912
Matéria Prima – Fabricação de Sacolas Plásticas
Sanmold Ind de Moldes e Plásticos Ltda
Rua Gabriel de Rezende Filho, 146 – Chora Menino – São Paulo – (SP)
02462-090
Tel. (11) 6977 9433
Polipolymer Comercial Ltda
Rua Prof Campos de Oliveitra, 310 – Jurubatuba – São Paulo – (SP)
04675-100
Tel. (11) 5541 8984
Endereços na Internet – Fabricação de Sacolas Plásticas
Associação da Indústria do Plástico
http://www.abiplast.org.br/
Site da ABNT
Instituto nacional do Plástico
http://www.inp.org.br/
Associação Brasileira das Indústrias de Embalagens Flexíveis
http://www.abief.com.br/
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |
Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.