Montar fábrica de lembranças e artigos para bebês
Saiba como uma fábrica de Lembranças e Artigos para Bebês lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro fazendo decoração e artigos para bebês.Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Confecção de lembranças e artigos para bebês
Apresentação
Um país com altas taxas de natalidade (vêm diminuindo, mas ainda são altas), o Brasil é um bom mercado para investir na produção de artigos que atendam às necessidades iniciais da chegada de um bebê. Bem conduzido, este tipo de empreendimento é bastante promissor. A pequena confecção não exige investimentos pesados em equipamentos e o custo de pessoal é relativamente baixo, pois a mão-de-obra é abundante e não necessita de grandes especializações. Outro ponto favorável ao investimento é que não é difícil obter matéria-prima e materiais secundários, além do processo de produção ser bem simples. Enfim, com uma produção de qualidade e preço competitivo, o empreendedor conquistará sua fatia do mercado.
Mercado
Sugerimos ao novo empresário que consulte o mercado local para verificar qual a estrutura de preços e de comércio mais adequada ao seu caso. Hoje o bom atendimento é o maior segredo para o empresário alcançar o sucesso de seu empreendimento, não importando o tipo de negócio que pretenda montar. Os estudos de marketing e publicidade indicam que este é o diferencial que mantém o cliente cativo. Quem se sente valorizado e bem-atendido sempre volta, e garante a fonte de lucro da empresa.
Concorrência
O empreendedor que pretende investir no setor de produção de artigos para recém nascidos deve saber que ele é dominado por grandes empresas, que investem muito em pesquisa, tecnologia e marketing e por uma grande quantidade de médias e pequenas empresas, que constituem a maior concorrência. Portanto, é fundamental fazer uma pesquisa sobre as empresas que atuam na mesma área onde se pretende montar o negócio. O empresário tem que verificar o tamanho, o porte, a localização e se os produtos destas empresas concorrentes são de qualidade e bem aceitos pelo mercado.Para se firmar nesse negócio o empresário vai precisar ter muita criatividade, bom conhecimento do ramo e um acompanhamento permanente de mercado para conhecer as preferências das futuras mamães.
Análise dos riscos
Os riscos são o pequeno volume de produção, o que reduz a margem de negociação na compra de matéria-prima, e a elevada rotatividade da mão-de-obra. Nunca é demais repetir: as principais armas do pequeno empresário neste ramo são a qualidade, a criatividade e o design do produto.
Cliente
O consumidor de artigos para recém nascido está no público de média e alta rendas. Se o produto for bonito, bem acabado e resistente terá demanda certa. A distribuição dos produtos pode ser feita em lojas especializadas, supermercados, feiras-livres e comércio em geral.
Linha de produto
A variação de produtos a oferecer nesse ramo de negócio é grande, podendo ir desde o conjunto de cama e banho para o recém nascido até a mala que a futura mamãe levará para a maternidade. Alguns itens que compõem a linha são: sacola de bebê, moisés (cesto para carregar o bebê), mala de maternidade, lençol, fronha, toalha-capuz, fraldão, edredom (coberta acolchoada), babador, protetor de laterais do berço, mosquiteiro de tela,lembrancinhas, etc. A definição de produtos a serem fabricados toma como base três fatores: o mercado consumidor que se pretende atingir, a disponibilidade dos fornecedores e a atuação da concorrência.
Equipamentos e insumos
– Máquina de costura reta,
– Máquina de overloque,
– Mesa de corte,
– Máquina de corte,
– Tecidos,
– Aviamentos,
– Telefone e computador
Estrutura física
Uma confecção de artigos para recém nascido exige infraestrutura mínima de água, luz, telefone e boas vias de acesso. O imóvel ideal é um galpão ou barracão de alvenaria, localizado em área industrial. A pequena escala de produção, no início, não requer uma grande área física e uma área útil de 50 a 80 m2 será suficiente para abrigar as máquinas, os equipamentos e as instalações. Nesse caso, esta área mínima de deverá estar dividida por setores: corte, costura, expedição e escritório.
Fornecedor
As matérias-primas ou materiais secundários podem ser comprados de atacadistas ou representantes especializados, representantes industriais ou diretamente da fábrica. Neste último caso, entretanto, é necessário ter um volume de encomendas muito alto, o que nem sempre pode ser suportado por uma pequena confecção.
Legislação Específica
Como Pessoa Jurídica:
Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretaria da Receita Federal;
– Registro na Secretaria da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua Confecção de lembranças e artigos para recém-nascidos para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização), e também o Alvará de Funcionamento.
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |