Ideias de Negócios

Imobiliária, passo a passo para montar uma

Como abrir ou montar uma imobiliária de sucesso, sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Serviços
Produtos oferecidos: Venda e/ou aluguel de imóveis novos e/ou usados

Imobiliária

Com a crescimento das cidades, comprar um imóvel passou a ser um processo que envolve basicamente muita pesquisa na busca do imóvel ideal. Para ajudar neste processo surgiram a imobiliárias.

Mercado

O encerramento “prático” do sistema oficial de financiamento (BNH) e o Código de Defesa do Consumidor, promoveu o surgimento de um consumidor exigente e de regras “transparentes” de negócio. Amadorismo e insistência de vendedores não são suficientes para o mercado.

O novo conceito de atuação está baseado no profissional que possa orientar o cliente sobre as vantagens do investimento em imóveis frente à outras opções, detalhes dos sistemas de financiamento, além, é claro, das características do imóvel em si.

Enfim, os profissionais devem ter o domínio do mercado imobiliário.

Características do empreendedor

Trabalhar no ramo imobiliário requer dinamismo, alta dose de sacrifício, bom relacionamento com a clientela, conhecimento do ramo e do mercado.

Localização

Deve-se dar preferência a um local de fácil acesso, havendo carência de imobiliárias na região, será melhor. Se o investidor possui um bom conhecimento do mercado imobiliário, experiência em vendas e conhecimento jurídico (Direito Imobiliário), tem boas ferramentas para buscar um local adequado e iniciar seu empreendimento.

Investimento

Será fundamental fazer uma avaliação precisa do capital disponível, para que se possa dimensionar o negócio corretamente, lembrando que o investimento irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

Estrutura

A infra-estrutura mínima necessária será uma sala, o atendimento de clientes poderá ser feito na mesma sala ou numa outra independente. É interessante que o empreendedor tenha um veículo próprio que será utilizado para procurar imóveis e levar os possíveis compradores ou locatários até os lugares de interesse.

Equipamentos básicos

– Computadores e periféricos;
– Telefone e fax;
– Móveis para escritório;
– Material de expediente, etc.

Mão de obra

A mão-de-obra específica deste setor é o Corretor de Imóveis que deverá ter o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).
Existe um curso para preparar as pessoas interessadas em regularizar ou ingressar nesta profissão, que neste caso pode ser feito no Sindicato dos Corretores de Imóveis. É o Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Com este certificado, o profissional poderá pedir seu registro no CRECI.

Requisitos para o cargo de Corretor de Imóveis:

– 2º grau completo;
– Habilidade para negociações;
– Conhecimento prático do mercado financeiro e cálculos financeiros;
– Visão global das tendências do mercado de imóveis; e
– Criatividade para o desenvolvimento de alternativas e para atendimento de objetivos de vendas.

Os corretores geralmente recebem 1/3 da comissão de venda recebida pela imobiliária.
É sugerida ainda a contratação de um auxiliar que ficará permanentemente no escritório enquanto o empreendedor fará os serviços de corretagem externamente.

Processo de trabalho

Normalmente o horário de funcionamento de uma imobiliária é das 8:00 hs às 18:00 hs, de segunda a sexta-feira, com plantão aos domingos. É nos fins de semana que a maioria dos clientes têm tempo disponível para procurar um imóvel. Durante a semana o expediente poderá se estender algumas horas quando chegam visitantes de balcão ou para negociação ou fechamento de negócios.

Os imóveis oferecidos podem ser indicados pelos próprios proprietários que vão até a imobiliária. Na realidade, a mercadoria para venda e/ou aluguel deve ser levantada pelos corretores visitando os prédios da região e conversando com zeladores e/ou porteiros para identificar o que há disponível, assim como nome, endereço e/ou telefone do proprietário.

Outra maneira é o contato direto com os proprietários de imóveis já com placas de outras empresas de vende-se ou aluga-se. Neste último caso, o empreendedor deverá identificar o proprietário e oferecer também os seus serviços.

Quanto às placas colocadas nos imóveis de “VENDE-SE” e “ALUGA-SE”, é recomendável que sejam feitas com o nome da imobiliária e o telefone bem visíveis para facilitar o contato pelos interessados.

Os anúncios em jornais são muito bem aceitos para procura de possíveis clientes. Sugere-se não fazer anúncios muito pequenos, pois, isso pode desprestigiar o imóvel. É interessante fazer anúncios com palavras abreviadas e com o título grande, não esquecendo do telefone para contato.

As imobiliárias trabalham com comissões sobre as vendas ou locações. No caso de venda, recebem entre 5 e 8% do valor total do imóvel.

No caso de locação, geralmente o primeiro aluguel fica com a imobiliária, porém, dependendo do valor, a imobiliária poderá fazer acordo com o proprietário do imóvel e receber metade do primeiro aluguel e metade do segundo aluguel.
Quando a imobiliária se encarrega de administrar os aluguéis, as comissões variam de 5 a 12% do valor recebido pelo proprietário.

Diversificando

Além dos imóveis vendidos no país, existem imobiliárias que negociam no exterior, por exemplo em Miami (EUA) ou Punta del Este (Uruguai). Porém, para atuar nestes segmentos é necessário um alto investimento e amplas relações tanto no Brasil como nos países em que se quer comercializar.
As imobiliárias podem prestar ainda, serviços de administração de condomínios, administração de contratos de locação, serviços de plantonistas de prédios e outros relacionados com sua atividade.

Divulgação

Na busca pelo potencial cliente os jornais de grande circulação ainda são, entre todos os meios de divulgação, a melhor maneira de contactá-los seja para a venda de imóvel ou mesmo para seu aluguel, apesar do alto custo de inserção de anúncios.

Inovações

Acompanhando o crescimento do mercado que tem primado por implementar programas de qualidade em diversas etapas. Os velhos escritórios empoeirados, com prateleiras amontoadas de cadastros de clientes, móveis velhos, e aquela sala mal iluminada, cede espaço a um ambiente clean em que, aos poucos, papéis vão sendo substituídos por informações armazenadas em microcomputadores.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;
– Registro no CRECI;

OBS. Para obter o registro no CRECI, o empreendedor deve apresentar os seguintes documentos:
– Contrato Social;
– Alvará de Funcionamento;
– CNPJ;
– Curso Técnico em Intransações Imobiliárias.

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Também se faz necessário que o futuro empreendedor tenha conhecimento de algumas legislações que regem esta atividade, tais como:
– LEI Nº 4116/62 – Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de corretor de imóveis.
– LEI nº 6530/78 – Da nova regulamentação a profissão de corretor de imóveis.
– LEI Nº 9649/98 – Da nova regulamentação a profissão de corretor de imóveis.

Sites afins

CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis:
Imóveis no Rio de Janeiro:
Rio Imóveis Consultoria Corporativa: http://www.rioimoveis.imb.br
APSA: http://www.apsa.com.br
Morar no Rio Lançamentos Imobiliários: http://www.morarnorio.com

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

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