Ideias de negócios lucrativos para seu perfil
Pode ser que você queira ser seu próprio chefe. Ou talvez tenha se cansado do seu emprego atual. Ou até mesmo pode estar desempregado. Não importa qual seja o motivo, muitas pessoas querem empreender. Mas sempre há um desafio: descobrir as melhores ideias de negócios. Felizmente sua busca chegou ao fim. Veja como ter as ideias de negócios mais lucrativas.
Se você já está em busca de uma ideia de negócio, então o primeiro passo já foi dado. Agora existem alguns atalhos que ajudarão a sua criatividade. Confira:
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Esteja antenado
A essa altura da vida você já sabe que educação é o melhor investimento que você pode fazer. Assim, vamos encarar o óbvio: não pare de estudar.
Mas, além de se capacitar, você precisa também estar antenado no que acontece ao seu redor e no mundo inteiro. Acompanhe o noticiário da TV, acesse sites de notícias, leia de tudo um pouco.
Essas ações irão ampliar seu repertório e seu conhecimento de mundo e, mais cedo ou mais tarde, você pode ter uma ideia de negócio brilhante enquanto saboreia seu jantar.
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Tenha ídolos
Em qualquer programa de TV com estrelas da música ou do cinema, os jornalistas perguntam ao artista: qual é sua referência?
Você precisa fazer o mesmo e se perguntar: quais são minhas referências no mundo dos negócios? Quais são meus ídolos?
Mais uma vez, fuja do óbvio. Não adianta responder Steve Jobs se você pouco sabe sobre sua trajetória de vida, sucessos e fracassos.
Prepare uma lista de referência, pessoas e empresas cuja história te deixaram admirado. Você aprenderá muito com elas.
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Sonhe com os pés no chão
Como você se vê daqui a um ano? Como você se vê daqui a cinco anos? E daqui a 10? Se faça essas perguntas e imagine qual será a sua situação no futuro após implementar sua ideia de negócio.
Isso te ajudará a selecionar as melhores ideias e a descartar aquelas que podem te deixar infeliz mais adiante.
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Use os serviços que você quer comprar
Já tem algumas ideias de negócio na cabeça? Então vá até seus futuros concorrentes e compre esses mesmos produtos. Procure checar como é o atendimento, a assistência e o pós-venda. Se você se sentiu satisfeito com o produto ou serviço, comece a pensar em formas de melhorá-lo ainda mais.
Se ficou insatisfeito, fique alerta! Trata-se de um nicho de mercado receptivo a novos concorrentes que possam fazer um trabalho melhor do que as empresas em atuação.
Dê preferência a produtos e serviços de que você gosta. Se você é um usuário do produto, então você já pode se considerar um entendido no assunto, o que facilitará a futura gestão do empreendimento.
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Fuja do óbvio
Sabe aquele vizinho que montou aquele negócio que está fazendo o maior sucesso e todo mundo está copiando? É uma febre e deve ser um ótimo negócio, certo?
Errado! Se todo mundo está fazendo, significa que em breve o mercado terá mais oferta (pessoas vendendo o produto ou serviço) do que demanda (pessoas comprando o produto ou serviço). A consequência será a falência de boa parte dessas empresas e queda nos preços.
Fuja do óbvio. Ideias óbvias são fáceis e, por isso, qualquer um pode copiar. Tente encontrar uma solução que o mercado ainda não tem. Isso te ajudará no lançamento da sua empresa e deixará mais difícil a entrada de novos competidores no mercado.
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Faça acontecer
A maioria dos brasileiros deseja ter um negócio próprio. Mas uma fração muito pequena efetivamente toma alguma atitude para realizar esse sonho.
O maior desafio do empreendedor iniciante não é encontrar a melhor ideia ou ter os recursos necessários para abrir uma empresa. O maior obstáculo é a falta de coragem para começar.
Se você tem uma ideia de negócio lucrativo, coloque-a em prática. Existem dificuldades para a implementação de sua ideia? Procure descobrir as possíveis soluções, uma de cada vez, com paciência.
Se seus concorrentes conseguiram, você também vai conseguir.
Ideias devem combinar com o perfil do empreendedor
Uma dica importante para quem está em busca de ideias de negócios é encontrar uma ideia que combine com seu perfil. Não adianta abrir uma empresa de reforço escolar se você não tem paciência com crianças e adolescentes.
Mesmo que você não faça o atendimento, a gestão do negócio exigira que você agrade a esse público. Mais cedo ou mais tarde você terminará se arrependendo de ter se envolvido com isso.
Veja agora alguns perfis empreendedores e as ideias de negócios ideias para cada um.
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O gerenciador
Gerenciadores são pessoas autênticas, que dizem o que pensam, não se interessam por discussões intelectuais, são persistentes, confiáveis, gostam de trabalhar com objetos e instrumentos, não se cansam com facilidade, são bastante apegadas ao dinheiro e lidam bem com ordens e limites.
Se você tem a maior parte dessas características, a ideia de negócio ideal é abrir uma franquia.
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O realizador
Realizadores têm grande poder de convencimento, são otimistas, com boa oratória, gostam de ostentar, são impulsivas, sociáveis, aventureiras e preferem ser donos do próprio negócio a ser funcionário de alguém.
Se você faz parte desse grupo, invista em startups de inovação.
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O investigativo
Investigativos gostam de entender como as coisas funcionam. São bem racionais, bons de matemática, aprendem com facilidade, são detalhistas e organizados e têm ótima memória.
Para esse perfil o recomendado é trabalhar com educação, tecnologia ou games.
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O artístico
Artísticos têm dificuldade de aceitar regras. Preferem ambientes desorganizados, são muito sensíveis, idealistas, criativos, gostam de chamar a atenção e podem ser impulsivos.
Nesse caso, prefira ideias de negócios relacionadas à moda, beleza, decoração e arte.
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O social
O social é aquele empreendedor que gosta de liderar ou ajudar os outros. São aquelas pessoas fáceis de se lidar, com bom papo e muito éticas. Caso seja esse o seu perfil, vale a pena trabalhar na área de saúde, restaurantes ou livrarias.
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O convencional
Não ser diferente não tem nada de errado. Se você aceita bem as regras, é introvertido, calmo, sistemático, organizado e perseverante, então você é um empreendedor convencional.
Considere ideias de negócios relacionadas à segurança, controladoria, cálculos e consultorias.
Quais são as ideias de negócios mais rentáveis? E as mais baratas?
É claro que, independentemente de seu perfil, sua empresa precisa dar lucro. Essa missão ficará mais fácil se você optar por ideias de negócios com mais chance de obter bons rendimentos.
As áreas mais rentáveis para abrir um negócio são saúde, tecnologia da informação, energia, serviços financeiros, logística e transporte, construção civil e telecomunicações.
Já se você conta com poucos recursos para investir, não precisa desanimar. Há negócios que exigem baixo investimento inicial. E, com tudo dando certo, você pode ampliar o empreendimento no futuro. Confira algumas sugestões:
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Criatividade
Se a grana é curta, você pode apostar em produções próprias. Pintura de quadros, redação de artigos, receitas gostosas… tudo o que você mesmo pode produzir custa menos do que aquilo que você precisa comprar para revender.
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Home office
Tendência no mundo, o trabalho em casa permite uma grande economia e flexibilidade de horários. Mas é preciso muita disciplina para não se distrair com a TV ou com as crianças.
Exemplos de trabalho home office são telemarketing, jornalismo, redação, ensino à distância, comunicação e muitas outras.
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Conserto
Tem facilidade de consertar coisas? Basta investir em ferramentas e em divulgação que logo sua empresa pode crescer.
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Consultoria
Quem tem anos de experiência pode abrir uma consultoria para ensinar outros empreendedores a obter sucesso. O custo é baixo e o retorno pode ser muito bom.
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Revenda
Mais simples, impossível: adquira produtos e revenda-os. Você precisa apenas investir uma quantia no estoque inicial e, à medida que as vendas forem acontecendo, repõe e aumenta esse estoque.
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Novas tecnologias
Uber, AirBnB e muitas outras empresas digitais estão revolucionando o mercado. Aposta em uma delas para empreender sem gastar muito.
Agora você já tem ótimas sugestões de ideias de negócios. Qual será o seu? Conte para a gente nos comentários.