Ideias de Negócios

Ganhe dinheiro fazendo lembrancinhas de Aniversário Infantil

Saiba como montar uma confecção de lembrancinhas de aniversário Infantil lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro fazendo lembrancinhas e decorações de aniversário. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Confecção de lembrancinhas de aniversário infantil

FICHA TÉCNICA
Setor da economia: Secundário
Ramo de atividade: Indústria
Produtos: jogos americanos, jogos-da-velha, copos personalizados, porta-trecos, minivasos, saquinhos porta-biquíni, risque-rabisque e pranchetas decoradas

Apresentação

Aniversário de criança é um acontecimento que passa imune às piores crises econômicas, afinal, qual pai e mãe não quer fazer uma festa inesquecível para seu pimpolho? Agora, só para colocar mais um pouquinho de “lenha nessa fogueira”, é bom lembrar que para a maioria das crianças, ir a uma festa e não sair com uma lembrancinha é o mesmo que cantar parabéns e não comer bolo. Haja criatividade para descobrir algo que seja, ao mesmo tempo, atraente e se ajuste ao orçamento.
Felizmente, hoje já existem pessoas que dedicam-se à essa árdua tarefa. São empreendedores que viram na confecção de lembrancinhas um boa oportunidade de negócios. Alguns inclusive já alçam vôo no atendimento à empresas, mas as maiores inovações têm acontecido nos convites e nas lembranças. A imaginação impera nesse ramo e o céu é o limite. Só para ter uma idéia, existem festas em que os convidados recebem lembrancinhas antes e depois.

Mercado

Embora esse seja um mercado bastante concorrido, acredita-se que ainda há espaço, principalmente fora dos grandes centros, para quem desenvolver peças baratas e lúdicas.

Estrutura

Este empreendimento não exige uma área muito grande, 10 m² é o suficiente para se manter a linha de produção.

Equipamentos básicos

  • utilizados na confecção das lembranças (colas, tesouras, estiletes, etc.),
  • de apoio administrativo (telefone, computadores, etc).

Investimento

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

Os produtos

Vão de jogos americanos, mochilas, porta-lápis, quebra-cabeças, jogos-da-velha, porta-trecos, mini vasos, saquinhos porta-biquíni, risque-rabisque e pranchetas decoradas, etc.

Matéria prima

Usa-se os mais variados produtos na confecção das lembrancinhas, tais como: Borracha EVA colorida, papéis, alumínio, vidro e tecidos, etc.

Público

São bufês (infantis e de casamento), pessoas que oferecem chás-de-cozinha e de bebê e até mesmo brindes personalizados para empresas.

Propaganda

A principal é a feita boca-a-boca, mas pode ser reforçada com a inscrição do nome e do telefone da empresa em algum cantinho discreto da lembrancinha.

Vantagens

Algumas vantagens que este empreendimento apresenta

  • Facilidade e custo, relativamente baixo, para abrir uma empresa no ramo;
  • Os pequenos empresários tem a possibilidade de poder começar a fazer os produtos artesanalmente para, depois de conquistar o mercado, industrializar-se.

Idéias

Cada uma das etapas da festa pode ser inédita e o empreendedor voltado para esse ramo de negócio deve estar atento para cada uma dessas oportunidades. Abaixo estão listadas algumas sugestões de lembrancinhas:

  • Lembrança Viva. Inovar nas lembrancinhas também pode ser uma boa idéia. Um exemplo são as festas baseadas nos temas relacionados aos animais, como por exemplo a “Pequena Sereia”, onde cada convidado infantil leva para casa, num aquário (também vale no saquinho plástico), um peixinho para recordar da festa, a também o tema “Fazenda”, a sugestão é oferecer como lembrancinha pintinhos devidamente “engravatados” ou com laços de fita.
  • Convites. É certo que muitos temas se repetem, mas cada festa é diferente, um bom exemplo dessa exclusividade são os convites. Trabalhando ainda com o tema “Fazenda”, a sugestão é o convite quebra-cabeça que ao ser montado, vai formar os dizeres do convite (também exclusivo para cada aniversariante) e deverá ser entregue numa cesta de vime (como se fosse um cesto para ovos) com seu nome.
    A entrega, por exemplo, pode ser transformada em produto. Numa festa em que o tema é “Dálmatas”, pode-se contratar atores que entregam os convites vestidos como dálmatas. O único problema será descobrir o horário em que cada uma das crianças convidadas estará em casa para receber o convite das mãos do personagem. A idéia é criar expectativa e fazer com que o convidado aguarde ansiosamente o momento da festa, que tem tudo para ser marcante.
  • Fantasia. Fantasiar os convidados de acordo com o tema da festa é outra idéia, como por exemplo, ainda seguindo com o tema “Fazenda”, a sugestão é criar uma fantasia para cada um dos convidados mirins. Serão porquinhos, vaquinhas ou cavalinhos, todos marcando presença graças a um inventivo boné, com aplicações de espuma. Festas inspiradas em super-heróis também entram nesse clima. Na festa do Batman, meninos podem receber, já na entrada, uma fantasia de batman e as garotas de mulher-gato.
  • Salgados. Os salgados também não escapam da fúria temática e aí também inovação é a palavra-chave. Neste caso, os salgados deverão seguir a tema, como por exemplo, com o tema “Dálmatas”, os salgadinhos e sanduíches deverão ter formatos de ossos, tina de banho ou dos próprios dálmatas.
  • Antes e Depois. Os convidados recebem lembrancinhas antes e depois.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Minnistério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário,

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