Estopa – Saiba como fazer
Saiba como fazer Estopas gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro fabricando estopas, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Fabricação de Estopas
MERCADO. A fabricação de estopa exige do empreendedor qualidade e rapidez na entrega, sendo que esse ramo é bastante competitivo e conta com a presença de grandes fabricantes.
PROPAGANDA. A publicidade pode ser uma forte aliada, principalmente por meio de mala direta.
LOCALIZAÇÃO. A localização da indústria entre grandes centros comerciais pode tornar ainda mais rentável esse tipo de negócio.
EQUIPAMENTOS. Industriais: desfiadeira, misturadeira, prensa, balança e ferramental.; Escritório: telefone, fax, automóvel utilitário.
INSTALAÇÕES FÍSICAS. Ponto comercial de 30 m², galpão de fábrica com cerca de 50 m² e escritório para uma pessoa.
PESSOAL. O número mínimo de pessoas trabalhando é sete: o proprietário, três operadores, dois ajudantes e uma secretária.
GRAU DE RISCO. Médio.
Preço – Fabricação de Estopas
Com uma clientela composta, basicamente por gráficas, indústrias concessionárias, oficinas e montadoras de automóveis, o fabricante de estopas deverá oferecer preços baixos como forma de conquistá-la. Para isso, deverá realizar uma profunda pesquisa junto a seus fornecedores que podem ser locais ou estrangeiros.
Matéria Prima – Fabricação de Estopas
Normalmente, são sobras da indústria de tecidos e ou de confecções. Sua procedência é fator de grande importância. Deve-se dar preferência por produtos que não contenham dejetos animais (comuns em refugos armazenados em locais onde haja incidência de roedores), materiais orgânicos estranhos (raspas de madeira, restos de folhas secas, etc.) ou metais(limalhas de ferro ou resíduos de ferrugem) porque estas “sujeiras” comprometem a qualidade final da estopa, que por inadequação em suas características essenciais pode danificar máquinas,provocar riscos na pintura de um automóvel ou lesão nas mãos de um usuário.
É necessária a pré-qualificação das matérias primas para determinação do grau de aproveitamento das mesmas.
O resultado disso será a produção de vários tipos de estopas.
Produto – Fabricação de Estopas
As estopas podem ser qualificadas em vários níveis, desde a ESTOPA “SUJA”, de qualidade mais inferior (e por isso mais barata), composta por vários tipos de fibras têxteis e que é destinada à utilização na limpeza de motores, máquinas e ferramentas; passando pela ESTOPA DE QUALIDADE INTERMEDIÁRIA,composta de fibras têxteis mais uniformes, derivadas de apenas um tipo de tecelagem e utilizada como preenchimento em estofamentos, feltros na aplicação de ceras em automóveis; até a ESTOPA DE QUALIDADE SUPERIOR, que provém de sobras de algodão branco,e passa por um processo de “purificação” e separação de sujeiras, antes de sua industrialização. Este tipo de estopa é empregado principalmente no polimento de pinturas novas em automóveis, dentre outras aplicações.
Processo de produção – Fabricação de Estopas
Segue, basicamente, o seguinte roteiro: RECEPÇÃO e ARMAZENAMENTO das matérias primas; SELEÇÃO dos tipos de materiais conforme a qualidade do produto final; DESFIAÇÃO, MISTURA e PRENSA dos “bolos” semi-prontos; CORTE e PESAGEM em tamanhos padrão (250g, 500g, 1kg, 5kg, etc.); ENSACAMENTO, ENCAIXOTAMENTO e ENTREGA ao cliente comprador.
O empresário pode optar por dois tipos de vendas: por atacado ou varejo. Geralmente, devido ao porte da empresa e às dificuldades de produzir quantidades pequenas, é dada maior atenção à venda em grande quantidade (diretamente aos revendedores ou aos grandes clientes como lojas de auto peças, supermercados, etc.). Somente depois de estar solidamente estruturado é que deve-se pensar em venda direta ao consumidor final (através de uma loja de varejo).
Grandes encomendas são comuns, mas é aconselhável manter um estoque de segurança considerando eventuais compras de pequena monta (pronta entrega).
Para diversificar a produção, o empreendedor pode, com o tempo, começar a fabricar panos de limpeza e acessórios para empresas de conservação.
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |
Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.