Ideias de Negócios

Como montar uma Papelaria

Ganhe muito dinheiro com Papelaria, saiba como montar uma Papelaria com pouco dinheiro e sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio
Principal Produto: Material escolar e de escritório em geral

Papelaria

A papelaria é definida comumente como estabelecimento onde se vendem papel e artigos de escritório.

Mercado

Este ramo pode-se atingir diversos segmentos do mercado consumidor, independente de faixa etária, sexo, classe social ou profissão. Os principais concorrentes são as papelarias tradicionais, os supermercados e magazines. Uma papelaria pode atingir vários segmentos do mercado, mas também pode direcionar o negócio para públicos específicos, como colégios, escritórios e repartições.

Localização

É fundamental que haja conhecimento prévio do potencial da região, para adequar-se às necessidades da mesma. A localização inadequada e a falta de variedade nos estoques são os principais riscos.

Estrutura

A estrutura básica deve contar com uma área mínima de 60 m2, que pode ser divida em dois ambientes, separados por um balcão/prateleira.
No fundo da loja deverá ser a área destinada ao estoque, e a outra área deve ser destinada aos balcões e prateleiras para exposição dos produtos e atendimento ao público.

Equipamentos

Os equipamentos que compõem uma papelaria são:

  • Balcões, prateleiras, gôndolas, etc;
  • Móveis e utensílios do administrativo;
  • Computadores, telefone, caixa registradora, etc.

Pessoal

O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo este ter entre 2 e 4 funcionários, distribuídos entre balconistas, ajudantes e caixas.

Estoque

É importante controlar bem as quantidades do estoque inicial. Não só para evitar mercadorias encalhadas, como também para ter a chance de redefinir a linha de produtos, se necessário.

Diversificação

Vale observar que por conta do grande crescimento do mercado de informática, muitas papelarias estão se readaptando, no sentido de acompanhar estas transformações e garantir seu espaço. Assim, incorporam ao seu estoque tradicional suprimentos de informática (CDs, DVDs, pen drives,  formulário contínuo, no breaks, etiquetas, cartuchos para impressoras etc.), o que poderá funcionar como fator de diferenciação frente à concorrência.

Lembretes importantes

Alguns fatores que devem ser levados em consideração por parte do empreendedor:

  • O sucesso desse empreendimento depende de muita criatividade, administração segura, diversificação dos estoques, decoração adequada e funcionalidade no arranjo físico do estabelecimento;
  • É importante estar bem estruturado e organizar-se para atuar com profissionalismo, a fim de não por em risco o sucesso do empreendimento;
  • É bom planejar antes o seu público para definir melhor a sua linha de mercadorias. Os tipos de produtos comercializados (qualidade, preço, diferenciação), juntamente com a localização, irão determinar o público a ser atingida.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Sites afins

Staples Papelaria: http://www.staples.com.br/Papelaria‎
Gimba Papelaria: http://www.papelaria.gimba.com.br/Papelaria‎
Extra Papelaria: http://www.extra.com.br

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *