Ideias de Negócios

Como montar uma Marcenaria

Como abrir ou montar uma marcenaria de sucesso, sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviços
Tipo de Negócio: Marcenaria
Produtos Ofertados/Produzidos: Móveis e Peças em Madeira

Marcenaria

História

A arte de trabalhar a madeira é milenar. Descrita nos livros mais antigos como carpintaria, evoluiu para a marcenaria, perdendo suas características rústicas.

Quando feita artesanalmente, é uma atividade que exige paciência e habilidade.

O avanço da tecnologia colocou máquinas modernas à disposição do homem, permitiu que a madeira continuasse sendo tratada e que inúmeros artefatos e objetos úteis fossem produzidos em escala, sem a perda de qualidade do produto.

Mercado

O crescimento demográfico e as soluções encontradas a partir dessa imposição acabaram por caracterizar um nicho de mercado para os marceneiros. Mercado este de grande concorrência e de consumidores muito atentos, onde não há espaço para o amadorismo.

Localização

O local deverá ter um bom fluxo de pessoas e veículos.

Estrutura

Deve apresentar uma área específica de trabalho, onde será fabricado o móvel e guardada a matéria prima, além de ter um espaço reservado para o escritório, este deverá ser isolado da oficina, se possível também no que se refere a ruídos.

Equipamentos básicos

– Serra Fixa de Mesa;
– Serra Portátil;
– Serra Tico-Tico;
– Lixadeira;
– Desempenadeira;
– Jogo de Ferramentas;
– Móveis e utensílios de escritório;
– Telefone, Fax e computadores, etc;
– Veículo utilitário (para entrega).

Investimento

É variável de acordo com a estrutura do empreendimento.

Pessoal

O número mínimo de funcionários é de 5 pessoas, contar com uma fiel equipe de funcionários é de extrema importância.
O empreendedor deve se dedicar com afinco à tarefa de capacitar, estimular e manter seus quadros de pessoal. A perda de um profissional experiente causa um prejuízo muito grande com o treinamento de outro. Muitas marcenarias optam por treinar internamente seus profissionais, mas as escolas especializadas em técnicas de marcenaria também têm tido muito trabalho.

Perfil do Profissional

Um marceneiro é capaz de projetar e confeccionar todo e qualquer tipo de móvel, possui habilidade com desenhos, croquis e especificações técnicas em função das fases estabelecidas na execução de móveis. É ele também quem escolhe as matérias-primas para utilização na construção, os tipos, procedência e utilização de elementos de fixação na confecção de móveis.

Além disso, também desenvolve:

  • Elaboração de traçados, marcações, formas e dimensões constantes nos desenhos ou esboços, em função da execução de cortes e entalhes em móveis;
  • Desenvolvimento de técnicas de revestimento na confecção de móveis;
  • Operacionalização de máquinas, instrumentos e ferramentas, em função da confecção de móveis;
  • Conhecimento de técnicas de montagem na execução de móveis, técnicas de acabamento utilizadas na montagem de móveis, técnicas de afiação de ferramentas de corte em função da execução de trabalhos em madeira e aplica as normas de segurança relacionadas à utilização de máquinas, instrumentos e ferramentas.

Processo de Produção

Segue os seguintes passos:

  • 1º Passo: definir claramente junto ao cliente das suas expectativas e necessidades, que pode ser concretizado com a apresentação de um “croqui” ao cliente e obtendo do mesmo sua aprovação. Outra forma é a apresentação por parte do cliente de um desenho detalhado. O importante é que não fique dúvidas sobre a peça a ser executada;
  • 2º Passo: preparar o orçamento, descrevendo-se o tipo de madeira a ser usado, material de acabamento, assim como preço, condições de pagamento e prazo de entrega. Este deve ser apresentado ao cliente para aprovação final;
  • 3º Passo: consite na confecção da peça, que irá variar de acordo com o produto a ser fabricado;
  • 4º Passo: após a confecção da peça, é conveniente, que o cliente verifique e dê sua aprovação, para que se possa seguir para a próxima etapa;
  • 5º Passo: depois de aprovado pelo cliente, segue-se para a montagem/acabamento final e posterior entrega da peça.

Gestão e Marketing

Seja para quem já tem experiência no batente, seja para quem está chegando agora ao setor, as melhores chances estão mesmo reservadas para quem cuida com carinho da gestão e do marketing do negócio.

Preços

Outro desafio atual dos empreendedores do ramo de marcenaria, além do marketing, é aperfeiçoar os cálculos dos preços do serviço. Não dá mais para praticar aquela conta do passado, em que o marceneiro simplesmente multiplicava o custo da matéria-prima por 2,5 para chegar ao orçamento.

Lembretes  importantes

  • A publicidade é fundamental, e neste caso tem na informação boca-boca sua principal forma de expressão;
  • A criatividade por parte do marceneiro é muito importante, já que a inovação na criação de novos modelos deve ser constante.

Legislação Específica

– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.

Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Sites afins

Marcenaria Moderna: http://www.manhattan.eng.br‎
Marcenaria Serviços SP: http://www.portosegurofaz.com.br‎
Marcenaria Ypebrasil:
Marcenaria‎: http://www.megaplac.com.br
Marcenaria Luber:

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Artigos relacionados:  Casa do marceneiro, Como montar uma marcenaria sebrae, Como montar uma pequena fábrica de móveis, Curso como montar e operar uma pequena fábrica, Curso como montar e operar uma pequena marcenaria, Curso marcenaria, Dicas de como montar um negócio de marcenaria, Leo madeiras, Marcenaria curso gratis, Marcenaria curso grátis, Marcenaria dicas, Marcenaria moderna, Marcenaria piracicaba, Marcenaria rj, Montar marcenaria sebrae, Montar uma marcenaria da dinheiro, Oficina de marcenaria moderna.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

One thought on “Como montar uma Marcenaria

  • 26/04/2016

    Boa tarde,
    Desenvolvo projetos em 3d renderizados de plantas de apartamentos, residências, lojas, faço o mesmo trabalho do arquiteto no projeto, para vc melhor apresentar ao seu cliente, faço a liberação pro corte tbm.

    Cobro por ambiente em média R$50,00 à R$150,00 depende do ambiente que for necessário.

    Temos um escritório e ferramentas de capitação em massa, muito bom nesse ramo, pela internet, facebook, whats app outras ferramentas, colocamos sua empresa em todos os grupos d emprendimentos que saíram agora pra vc trabalhar, faço o trabalho de ligações e acompanhamento de e passo o cliente quente e com o projeto se preferir.

    Atte,

    Thiago
    movtalli – gmail
    11 4115-8496 celular móvel

    Faça um orçamento comigo.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *