Como montar uma loja de Produtos Descartáveis
Saiba como montar uma loja de produtos descartáveis de sucesso, sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio
Tipo de Negócio: Loja de Produtos Descartáveis
Produtos descartáveis
Cenário
Os produtos descartáveis se destacam por sua freqüente e ampla utilização, além de práticos, são higiênicos e se aplicam em várias situações: seja para aquecer ou congelar.
Público alvo
Supermercados, comércio varejista, hotéis, lanchonetes, restaurantes e buffets, além de outros.
Localização
A loja deve estar localizada próxima ao público-alvo, isso estará barateando os custos com transporte das mercadorias a serem entregues.
Estrutura
A estrutura básica compreende um ponto comercial de aproximadamente 50 m², além das instalações da loja, será necessário um galpão, onde ficará o estoque, que seja bem arejado e que possua saídas de emergência e extintores estrategicamente colocados pois os materiais descartáveis, normalmente plásticos e papéis são altamente inflamáveis e espalham rapidamente o fogo.
Equipamentos básicos
– Balcões para exposição;
– Prateleiras;
– Estantes;
– Balcões;
– Computadores, etc.
Pessoal
Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, sendo que a mão de obra deverá contar com vendedores, gerente, além do dono que deverá estar presente em todas as seções fiscalizando e acompanhando o funcionamento da empresa.
Os produtos
Os produtos básicos são: copos, talheres, sacos plásticos e de papel de diversos tamanhos, sacolas plásticas, etc.
Estoque
O empresário deve manter um estoque bem variado, mas com pequenas quantidades de cada item, a fim de não comprometer seu capital de giro.
Lembrete importante
Nesse ramo a variedade dos produtos é o ponto forte da empresa, tornando necessário que o empreendedor estabeleça com quais tipos de produtos e de quais marcas ele deseja trabalhar, já que existem muitos distribuidores de várias marcas no mercado, cabe ao futuro empreendedor descobrir qual o distribuidor que melhor se encaixa no perfil de sua empresa e de seus clientes.
Legislação Específica
Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Sites afins:
Descartáveis de Luxo: http://www.magazine25.com.br/Festas
Plastic M&M: http://janymello.wix.com/plasticmm
Produtos de Limpeza: http://www.mdslimpeza.com.br
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |
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