como montar uma Loja de CD e DVD
Saiba como montar uma loja de CDs DVD gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio
Tipo de Negócio: Loja de CD’s
Produtos Ofertados/Produzidos: Comercialização de CDs e outras mercadorias correlatas.
Loja de CDs
Mercado
O Brasil é um país musical, ou melhor, multimusical. O povo brasileiro dança conforme a música, e a indústria fonográfica mundial tem pleno conhecimento disso.
Localização
A escolha do ponto é crucial para o negócio. Ele deve estar situado em Shopping Centers ou em ruas movimentadas de bairros ou em regiões de classe média, o principal público consumidor de CD´s.
Estrutura
A estrutura básica deve contar com um espaço disponível para a instalação dos balcões, prateleiras, além do espaço administrativo.
Equipamentos
A montagem de uma loja de discos de pequeno porte, não exige equipamentos sofisticados, nem muito material de apoio, porém, os equipamentos devem ser de qualidade comprovada, pois afinal, o equipamento será usado diariamente, várias vezes, por diferentes pessoas. Os equipamentos básicos são:
- Aparelhos de som;
- Televisores;
- Computadores;
- Mobiliários (balcões, pequenas prateleiras, vitrines, etc.
Opções de lojas
Existem várias opções para se explorar comercialmente este mercado, pode-se montar uma loja que ofereça todo tipo de música, com ênfase para os lançamentos desde a música popular até a erudita, ou se especializar em um ramo musical, um estilo estético, um gosto, uma tendência. Hoje já existem lojas especializadas em rock, em música clássica ou em jazz. Há até as que trabalham exclusivamente com produtos importados, realizando suas vendas através de catálogos das principais gravadoras do mundo.
Fornecedores
Para quem está começando neste ramo, é difícil comprar os produtos diretamente das fábricas e gravadoras, que normalmente exigem pedidos de no mínimo 100 unidades de cada título, quantidade alta para os iniciantes. A saída é comprar de distribuidores.
Decoração da loja
A decoração da loja deve ser entregue a um profissional que esteja à altura do negócio. A iluminação idem. Já que uma decoração é parte fundamental para atrair o consumidor.
Marketing
Para vender CD´s e outros produtos que estão à disposição do público nas prateleiras, precisa-se, em primeiro lugar, torná-la conhecida da clientela.
Assim, o lançamento da loja é um momento especialíssimo de todo esse processo. É esse momento que vai deflagrar e dar o ritmo de aos negócios. Enfim, dar asas a imaginação para fazer da inauguração da loja um evento festivo.
Lembretes importantes
- O veículo mais indicado para a propaganda do negócio são as revistas especializadas no segmento de música;
- Além das qualidades necessárias a toda pessoa que queira entrar no mundo dos negócios (espírito empreendedor, capital e conhecimento técnico), deve-se afiar o ouvido e aguçar a sensibilidade;
- Independente da opção de venda, prepare-se para estar em sintonia com o mundo. Sua antena deve estar sempre apta a captar o que de melhor existe no infinito planeta da música. Saber onde e quando estão acontecendo os lançamentos que mexem com milhões de pessoas em todo mundo, é fundamental.
Legislação Específica
Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
É de fundamental importância que o empreendedor tenha conhecimento sobre algumas leis que regem esta atividade, tais como:
– LEI Nº 9.610/98. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências (Lei dos Direitos Autorais.
Sites afins
Ministério da Cultura: http://www.minc.gov.br
Associação Protetora dos Direitos Autorais e Fonográficos:
Lojas De CDs E DVDs Online:
CD Gospel Store: http://www.cdgospelstore.com.br
Lojas de CD online: http://www.osprecos.com.br/Lojas+de+CD+online
Lojas Online De CD: http://www.ask.com/Lojas+Online+De+CD
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |
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