Como montar uma loja de Bijuterias
Ganhe muito dinheiro vendendo bijuterias e acessórios, saiba como montar uma loja de bijuterias com pouco dinheiro e sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Ficha Técnica
Setor: Comércio.
Tipo de Negócio: Comércio de bijuterias e acessórios.
Loja de bijuterias
História
Elas já foram sinônimo de enfeites alternativos usados pelos amantes do estilo hippie e até antônimo de elegância, por serem feitas de materiais pouco nobres, como latão, plástico, resina e madeira, ou pouco ortodoxos, como sementes. Mas, nos últimos anos, colares, pulseiras, brincos e anéis, entre outros adereços, ganharam desenhos criativos, conquistaram status de acessórios de moda e passaram a ser utilizados também por pessoas chiques e de boa renda.
Mercado
O mercado formal brasileiro de bijuterias e folheados movimenta milhões de reais por ano, divididos igualmente entre os segmentos de bijuterias montadas e de artigos folheados, segundo estimativas do Sindicato do Comércio Varejista de Jóias, Bijuterias, Gemas, Pedras Semi-preciosas, Presentes, Adornos e Relógios de São Paulo (SINDICOM/SP).
Localização
Lojas de bijuterias devem ser implantadas em locais de grande movimentação de pessoas, como galerias, shopping centers ou ruas com bastante fluxo de pedestres.
O interessado no segmento deve estar consciente de que cada tipo de ponto atrairá consumidores de perfis diferentes, com demanda por artigos igualmente diferentes.
Em um shopping, por exemplo, é aconselhável ter peças mais sofisticadas do que numa loja de rua. Imprescindível também é a valorização do visual das peças e a recomendação dos varejistas mais experientes no ramo é montar lojas que mais parecem joalherias.
Instalações
A rigor, é possível iniciar o negócio numa área de apenas 10 m2. Os artigos precisam ser expostos em balcões e vitrines bonitas e transparentes e em ambientes bem iluminados, mas não é aconselhável o uso de luz branca fria, que pode prejudicar o brilho das peças.
Todo esse esmero na decoração não encarece o negócio. Pode-se iniciar com módulos de vidro, que são bem mais baratos, mas é necessário ser meticuloso na apresentação das mercadorias.
Público alvo
Antes de mais nada é necessário conhecer o público vizinho da loja, saber a faixa etária predominante na região e anunciar em jornais de bairro com mensagens dirigidas a um consumidor pré definido. Misturar mercadorias de estilos diferentes é um erro, já que elas devem atender ao perfil e às solicitações do público.
Apresentação da mercadoria
Independentemente da classe social do cliente e do quanto ele está disposto a gastar, não deve haver perda de tempo na escolha das peças. Para isso, é preciso dispor os artigos divididos em famílias, de acordo com os estilos e materiais.
Outras combinações também podem ser sugeridas pelo próprio dono ou vendedor. Falar a língua do cliente e dar explicações técnicas sobre os materiais usados nas bijuterias são instrumentos de vendas tão decisivos quanto ter à mão espelhos como os utilizados em óticas, para os fregueses verem como ficam com as peças.
Mix de produtos afinado com o gosto dos clientes é essencial nesse ramo. A ordem é facilitar a escolha das mercadorias pelos clientes, que não devem deparar com um mix confuso de artigos. Nada de misturar muitos tipos de produtos, nem querer atender ao mesmo tempo adultos e crianças.
Fornecedores
Saber comprar bem costuma ser a principal dificuldade enfrentada por quem planeja entrar no ramo. Uma alternativa fácil e barata para contornar tal obstáculo é participar das feiras dedicadas ao segmento, onde muitos fabricantes e atacadistas de todo o Brasil levam seus lançamentos em grande quantidade para pronta entrega.
Muitos lojistas se abastecem apenas nesses encontros. A única desvantagem dos eventos é que o intervalo entre as compras gira em torno de dois meses, quando o ideal é comprar semanal ou quinzenalmente, para não correr o risco de ficar com mercadorias encalhadas e poder oferecer produtos conforme modismos sugeridos, por exemplo, em cenas de novelas uma alavanca de vendas que não se pode ignorar nesse segmento.
Divulgação de sua Loja de Bijuterias
- Anunciar em revistas de moda;
- Enviar periodicamente para os clientes e potenciais clientes malas-diretas com as novidades, de acordo com o perfil de cada um;
- Emprestar as peças para produções de reportagens em revistas de moda é uma alternativa para mostrar os produtos ao mercado sem gastar muito, já que normalmente aparece ao lado das fotos o nome da loja e, às vezes, seu número de telefone e serão vistos por muitas pessoas.
Legislação Específica
Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;
– Registro no Sindicato Patronal;
O novo empreendedor deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar sua Loja de Bijuterias para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento. Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Sites afins
IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos: http://www.ibgm.com.br
Monte Agora Sua Loja:
Bijoux: http://www.benditabenedita.com.br/
Pulseiras Diferentes: http://www.rvsemijoias.com.br
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |