Como montar uma Loja de Artesanato – Passo a Passo
Ganhe muito dinheiro vendendo Artesanato, saiba como montar uma Loja de Artesanato lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Loja de artesanato
No dicionário, artesanato é a manufatura de objetos com matéria-prima existente na região, produzidos por um ou mais artífices com o auxílio dos seus familiares, numa pequena oficina ou na própria habitação, com o fim de os trocar ou vender. É também definida como a pequena indústria especializada. Artesão é aquele que executa arte que depende de trabalho das mãos.
A atividade não proporciona grandes lucros quando se está iniciando, mas à medida que o produto alcança credibilidade e popularidade, é possível prestar atendimento a uma clientela fixa e sem muita propaganda, obter um bom faturamento líquido mensal, levando-se em consideração os reduzidos custos de produção (basicamente em função do baixo preço da matéria-prima e das vantagens do trabalho em casa) e conseqüentemente a redução das despesas.
O artesão
Quem opta por produzir artesanato, concilia vida profissional com vida pessoal. Mas é importante lembrar, antes de tudo, que artesanato exige vocação.
Planos
Existe a intenção de elaborar uma legislação específica para o setor, além de abrir linhas de financiamento à produção e à exportação. A exibição dos trabalhos em eventos no exterior também está mais intensa. Tanto que o artesanato brasileiro já está à venda nas redes de lojas mais finas dos Estados Unidos, como Bloomingdale’s e Saks, na 5ª Avenida, em Nova York, assim como em redes italianas, francesas e portuguesas.
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |