Como montar uma Empresa de Outdoors
Ganhe muito dinheiro com painéis de propaganda externa, saiba como montar uma empresa de Outdoor com pouco dinheiro e sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviço
Produtos ofertados: Painéis de propaganda externa
Outdoor
História
O outdoor foi o primeiro veículo de comunicação utilizado pelo homem. A história do meio vem desde dos tempos das inscrições pré-históricas nas cavernas, passando pelos hieróglifos egípcios desenhados nas paredes externas dos templos.
No entanto, foi na Inglaterra do século XVIII, com o advento da primeira Revolução Industrial, que se registra o marco inicial da expansão do outdoor como um veículo comercial. Em 1858, a arte parisiense passa a ser divulgada através do veículo pelos artistas plásticos franceses. Daí surge a estreita integração da arte e a propaganda, a qual resiste até os dias de hoje ultrapassando os limites geográficos. Através do outdoor -propaganda ao ar livre, o homem moderno vem divulgando sua mensagem de cunho político, social e comercial. Ao longo dos tempos, o veículo tornou-se peça publicitária fundamental para a divulgação de produtos, serviços e idéias.
A evolução mais recente do veículo surgiu nos Estados Unidos da América onde o veículo tem grande importância no planejamento da mídia publicitária. No Brasil, o veículo tornou-se marcante no ano de 1929. Na época, os anúncios de outdoors – pintados à mão – eram pequenos, recortados de forma oval e colados sobre placas de ferro fundido. Naquele tempo, nem se pensava em produzir o veículo em chapas galvanizadas, muito menos em plásticos e acrílicos.
O grande impulso do outdoor veio com a implantação dos cartazes de 8 folhas que gerou anúncios importantes como o da Rhodia, da Alpargatas, além dos produtos como Melhoral, Sonrisal e o Sal de Frutas Andrews da Indústria Farmacêutica Sidney Ross. O tamanho do outdoor foi crescendo. Já na década de 60 nasce o cartaz de 32 folhas, o mesmo formato utilizado nos atuais tempos. Porém, a revolução tecnológica do outdoor deu-se em 1961 através da gigantografia, quando as gráficas passam a utilizar os mesmos cromos dos anúncios dos jornais e revistas.
Mercado
Com o processo cada vez maior de urbanização das cidades, as mídias externas cresceram de uma forma espantosa, onde se encaixa a mídia do Outdoor. Hoje é praticamente impossível uma pessoa não observar o Outdoor, diante disto, demonstra-se ser um mercado em franca expansão.
Estrutura
A estrutura básica deverá contar com uma área disponível para abrigar a área de confecção dos outdoor’s como também a do escritório.
O outdoor
A palavra Outdoor pode ter hoje muitos significados, em vários países do mundo, o termo “outdoor” designa todo e qualquer tipo de propaganda ao ar livre.
No Brasil restringiu-se, por costume ou convenção, à tabuleta de nove metros de comprimento por três metros de altura, onde são afixadas folhas de papel, formando a mensagem.
É o modo mais eficiente e rápido de massificar o tema de uma campanha, desta forma vamos orientar nossa descrição para os painéis de propaganda externa (que também podem ser de vários tipos), como aqueles de propagandas em muros e em fachadas de prédios.
Esse tipo de painel é feito a partir de uma estrutura de madeira e metal, onde é colada a propaganda feita de papel impresso que será impermeabilizado com verniz ou a própria cola.
Tamanho padrão
O tamanho padrão das placas de OUTDOOR é de 9 x 3m, divididos em 32 folhas de 1,12 x 0,75cm.
Características
As principais características do outdoor como mídia:
– Veículo eminentemente urbano;
– Mídia compulsória;
– Ampla cobertura;
– Forte impacto visual;
– Mensagem objetiva;
– 24 horas no ar por 15 dias.
A mensagem
A mensagem do outdoor deve ser simples e objetiva para atingir todas as classes sociais.
O funcionamento
O período de veiculação é de quinze dias e o anunciante determina quais os locais que deseja anunciar, de acordo com a disponibilidade das empresas veiculadoras.
As vantagens
As principais vantagens apresentadas pelo outdoor são: O forte impacto visual, exposição da mensagem 24 horas por dia, agilidade na transmissão da mensagem, público variado e com eficácia comprovada.
Outros tipos de mídia
Como já foi relatado neste texto, o termo “outdoor” designa todo e qualquer tipo de propaganda ao ar livre, desta forma convém citar outras formas de mídia impressa:
- Backlight– este tipo de mídia que tem como principal característica a “luz-por-trás”, normalmente utilizada à noite e/ou em ambientes fechados, onde a luz disponível não chega a ofuscar a tênue luminosidade que ele emite. Por menor que seja, um Backlight sempre chama a atenção, por ter luz própria e consequentemente cores realçadas.
Para obter o melhor resultado em um Backlight, são usadas imagens fotográficas, que ficam bastante atraentes. A localização do Backlight é também de fundamental importância para atingir o público alvo, a mensagem deve ser direta, com textos reduzidos e de grande impacto. - Banner– é uma das formas de sinalização cujo o custo é um dos mais viáveis. A versatilidade do tamanho e do design, como também dos materiais nos quais são confeccionados, faz com que eles sejam ideais para uma série de situações, como identificações temporárias, vendas e promoções, eventos especiais, feiras, etc. Muito embora exista uma variedade de materiais para uso na confecção de Banners, cada um deles tem determinada resistência. Os mais populares são os de vinil, polietileno, durabanner, glossy, lonas, tyvek e tecidos.
O mais importante na criação de um Banner é chamar a atenção de forma direta e inteligente. - Painéis– o advento dos plotlers coloridos, que dispensam o uso de fotolitos e chapas para impressão, popularizou muito o uso dos painéis, que passaram a ser usados com uma freqüência muito maior e também em um grande número de aplicações onde antes seriam usados simplesmente cartazes pintados ou faixas.
Devido a baixa resistência quanto a intempéries esse tipo de mídia é geralmente protegida por algum tipo de laminação e no entanto, o impacto visual de imagens fotográficas impressas em escala ampliada. - Adesivos Para Sinalização – feitos com vinil autocolante, os adesivos são impressos com tinta vinílica (brilhante ou fosca) possibilitando assim, maior resistência a intempéries e suas cores se mantém originais por muito tempo.
Os adesivos são usados para personalização de veículos, sinalização interna em arquitetura, decoração de vitrines, flâmulas de promoção, feiras, menus de lanchonetes etc. Além de grande durabilidade, outro atrativo desse tipo de material é o baixo custo.
Lembrete importante
Há uma série de maneiras de fabricar Outdoor, e cada qual com características distintas, o melhor é definir com que modelo a empresa irá atuar e assim se estruturar para tal.
Legislação Específica
Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Algumas leis que o futuro empreendedor deve ter conhecimento:
– LEI Nº 4.680/65 e o DECRETO 57.690/66. Regulamentam o exercício da profissão de publicitário, as agências de propaganda e os negócios publicitários no Brasil.
– LEI Nº 5.250/67. Regula a liberdade de manifestação do pensamento e da informação.
– LEI Nº 9.610/98. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.
Ainda existe o CONAR – Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária, composto de uma Câmara central e de outras espalhadas pelo Território Nacional, formadas por anunciantes, representantes de veículos e publicitários.
Entidades e sites afins
ABAP- Associação Brasileira de Agências de Publicidade: http://www.abap.com.br
CONAR- Código Nacional de Auto-regulamentação: http://www.conar.org.br
Outdoor Guarulhos: http://www.pilotooutdoor.com.br/
Alto Impacto: http://www.altoimpactorj.com.br
Outdoor, Marketing, Mídia: http://www.uniaocomunicacao.com.br
Outdoor playground: http://www.yonglang.com/china+playground
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Minnistério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, |
Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.