Como montar uma Distribuidora de Pescados
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Distribuidora de pescados
FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário.
Ramo de Atividade : Distribuidora de pescado.
Tipo de Negócio : Comércio de carnes de peixe.
Apresentação
A distribuidora de pescado visa atender a demanda sempre crescente do peixe como alimento, já que peixe é uma animal rico em proteínas, além do que para alguns povos, ele faz parte da sua alimentação básica.
Mercado
O mercado consumidor atual exige produtos com qualidade indiscutível, principalmente no que concerne a gêneros alimentícios e, dentre esses, àqueles que tem curto prazo de validade ou que se deterioram com facilidade, como, nesse caso, os pescados em geral.
Estrutura
A estrutura básica deve contar com uma área de cerca de 200 m², dividida enter o depósito e o escritório.
Equipamentos básicos
- Câmara frigorífica
- balcões frigoríficos
- utensílios para cozinha e caminhão frigorífico
- equipamentos de escritório (telefones, computadores, etc.)
Investimento
Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.
Pessoal
O número de funcionários deverá ser em tonro de 5 (manipulador, motorista e vendedores).
Público alvo
O público alvo de uma distribuídora de pescado são hotéis, restaurantes, cozinhas industriais e revendedores voltados para o varejo, que costumam comprar boas quantidades e exigem o cumprimento à risca dos prazos estabelecidos, nesse caso, deve-se contar com parcerias para a manutenção desse tipo de clientela.
Vendas
As melhores vendas acontecem no verão, quando aumenta a procura por alimentos leves, para enfrentar a entressafra, período em que os preços sofrem aumentos consideráveis, é conveniente manter um elevado estoque.
Para isso, o empresário deve ter um sistema de resfriamento eficiente, que conserve ao máximo as características naturais do pescado acondicionado no estoque, lembrando-se sempre, do curto período que o produto pode ficar armazenado, sem perder as referidas características, ao ponto de tornar imprópria a sua comercialização.
O preço
Os preços são outro detalhe importante, não podem ser muito altos a ponto de comprometerem a disputa com a concorrência, que costuma ser grande, e nem tão pequenos ao ponto de inviabilizarem a manutenção do empreendimento.
Se o distribuidor pretender alcançar o interior, ou até outros Estados da Federação, o cuidado deverá ser redobrado visando manter o padrão de qualidade do pescado, além de haver um aumento no preço em virtude do frete.
Para tanto, como em qualquer empreendimento, um bom planejamento de vendas e controle de custos, será de suma importância.
Higiene
É o fator mais importante e que não poderá ser esquecido em hipótese alguma, visto que, uma empresa desse tipo é alvo constante de fiscalização, oficial e dos próprios consumidores.
Os detalhes que devem ser observados, são: os aspectos da empresa (instalações, paredes e chão limpos, odor do ambiente), os trajes dos funcionários que manipulam os produtos, sua aparência física (cabelos, unhas), etc., e se esses detalhes não o agradarem, fatalmente a empresa perderá pontos em seu conceito e se arriscará a perder a ele mesmo, com uma velocidade espantosa.
Novos serviços
A empresa pode ampliar o faturamento criando um serviço do tipo “disque peixes”, para consumidores finais, onde a entrega pode ser feita através de “moto-boys” terceirizados, onde o pescado seria vendido já limpo ou, em alguns casos, temperado e pronto para ser preparado, utilizando-se algumas receitas simples que, com certeza, encantarão a clientela.
Ou, ainda, pode-se disponibilizar ao consumidor final, as chamadas “butiques de carnes”, nesse caso, de peixes, onde o cliente tem à sua disposição os mais variados tipos de cortes, postas, filés, pratos semi-prontos, sugestões de preparo, temperos, molhos, etc.
Entretanto, para esse diferencial, a localização da empresa e o layout da loja serão imprescindíveis para seu sucesso. Deve-se direcionar a venda para um público-alvo com um melhor poder aquisitivo e, obviamente, os gastos com a implantação e manutenção da loja serão maiores. O controle de custos deverá ser ainda maior.
Alguns fatores que devem ser levados em consideração por parte do empreendedor
– O empreendedor deve conhecer bem o ramo em que irá ingressar, tendo bons contatos na indústria da pesca;
– Conhecer os detalhes, como épocas de pesca dos mais variados tipos de peixes, locais de abundância e, principalmente, os profissionais que vão ao mar e lhe venderão o produto;
– Contar com profissionais confiáveis e que forneçam produtos de excelente qualidade;
Legislação Específica
Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
As Distribuidoras de pescados estão submetidas a uma rigorosa legislação de controle sanitário. As principais exigências dizem respeito às instalações, condições de manipulação e de armazenamento de produtos. Toda a carne deve ser previamente inspecionada pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF). As congeladas embaladas devem ter etiquetas que identifiquem origem, tipo
de corte, data de embalagem e prazo de validade.
Para maiores informações consultar a ANVISA.
Entidades
ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária: http://www.anvisa.gov.br
Ministério da Agricultura e do Abastecimento: http://www.agricultura.gov.br/
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |