Como montar uma Copiadora, Xerox
Ganhe muito dinheiro com xerox, fotocópias, encadernações, plastificações, vendas de materiais afins, saiba como montar uma Copiadora com pouco dinheiro e sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio e Prestação de Serviços
Tipo de Negócio: Serviço de Fotocópia
Produtos Ofertados/Produzidos: Xerox, fotocópias, encadernações, plastificações, vendas de materiais afins.
Serviço de Xerox, Copiadora
Mercado
O mercado consumidor de cópias é muito amplo, abrangendo desde a pessoa que necessita de cópias esporádicas para diversos fins, até os profissionais que dependem destas para a execução de seus trabalhos.
Localização
Ter uma boa localização neste tipo de empreendimento é fundamental. Dessa forma, o empresário deverá buscar áreas comerciais ou em proximidades de escolas e faculdades.
Estrutura
A estrutura deve visar a funcionalidade do processo de trabalho e garantido o bom atendimento ao cliente.
Além do balcão de atendimento e da área de trabalho reservada às máquinas e equipamentos de apoio será necessária uma pequena área para estoque, onde serão armazenados papéis e itens de uso diário, além do escritório.
Equipamentos básicos para a instalação de uma empresa de serviços de fotocópias
- Máquinas fotocopiadoras;
- Máquinas de plastificação;
- Máquinas de encadernação;
- Computadores e impressoras;
- Móveis e materiais básicos para escritório (Cadeiras, mesas, armários e prateleiras);
- Balcões de atendimento, etc..
Manutenção das máquinas
A manutenção das máquinas deve ser uma constante pois, qualquer parada na produção comprometerá diretamente o faturamento. O empresário deve se preparar para a renovação dos equipamentos em períodos relativamente curtos pois, além da vida útil dos mesmos ser inversamente proporcional ao ritmo de sua utilização (quanto mais utilizado, mais desgaste sofre), a sua manutenção, com o tempo, começa a encarecer demais, tornando-se inviável.
Outro fator é a velocidade em que surgem lançamentos melhores, mais rápidos, de melhor qualidade de produção, mais baratos e de manutenção mais simples, que obriga o empreendedor a despender recursos para acompanhar a revolução tecnológica.
Pessoal
Dependerá muito do porte do empreendimento, sugere-se inicialmente, que além do proprietário, haja atendentes e responsáveis pelas copias. È importante que os funcionários passem pelo treinamento oferecido, geralmente, pelo fabricante das máquinas, para diminuir as perdas, e também se possível treinar o funcionários que não utilizam diretamente a máquina, para que eventualmente possam operá-la.
Serviços ofertados
- Cópias Heliográficas. A partir do original em papel vegetal, a cópia e a revelação são feitas através da máquina heliográfica;
- Fototransparências/Trasparências. A partir do original, que pode ser uma fotográfia, a cópia será feita na máquina copiadora;
- Encadernação. O material a ser encadernado é perfurado e posteriormente a colocação, manual, do espiral.
Clientes
Os principais clientes são escritórios e firmas em geral, centros de treinamento, escolas e repartições públicas.
Características básicas que o empreendimento exige
- Estrutura eficiente;
- Conhecimento de fornecedores de equipamentos;
- Bom atendimento;
- Qualidade dos serviços;
- Acompanhamento da tendências do ramo.
Legislação Específica
Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Algumas legislações que o empreendedor deve ter conhecimento.
– LEI 9.610/98. Lei de Direitos Autorais, não é permitido fotocópia de revistas/livros na íntegra.
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |
Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
Faltou informar os fornecedores das copiadoras para aluguel ou aquisição,impressoras e os locais que comercializam material para encadernação.
Também senti falta das informações, sou leigo no assunto, e, quando vou procurar um modelo de máquina dessas que vejo por ai, estão descontinuadas e vejo queixas de pessoas que não encontra peças para reposição. Artigo mostra o óbvio, não passa nenhuma referência para os leigos.