Como montar uma Consultoria
Saiba como montar um escritório de consultoria gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro com prestação de serviço. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Escritório de consultoria
FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviço
Principal Produto: Serviço de Consultoria Empresarial
Apresentação
A Consultoria Empresarial é uma atividade que tem como objetivo básico responder ou atender às necessidades das empresas ou pessoas físicas, quando assim solicitada por meio de aconselhamento ou proposição.
Mercado
Essa atividade é exercida com mais ou menos intensidade à medida que a economia assume maior grau de desenvolvimento a exigir dos agentes econômicos uma relação de mais completa interação e, especialmente, quando as empresas operam em ambiente competitivo.
Nesta ambiência de ebulição e de competitividade da economia é que a consultoria empresarial recebe uma longa faixa de atenção, prestando serviços diversos com grande abrangência em todos os setores econômicos – indústria, comércio e serviços, tanto nas empresas públicas quanto nos estabelecimentos privados, residindo nestes últimos seu principal mercado.
Estrutura
A estrutura básica deve contar com uma área que varie entre 30 e 50m2, onde será instalado o escritório.
Equipamentos básicos
- Móveis e materiais paras escritório;
- Computadores, fax e telefone e etc.
Investimento inicial
Para se montar um escritório destinado à prestação de serviços de consultoria empresarial pode variar, dependendo do porte da empresa, o investimento pode girar em torno de R$ 60 Mil.
Pessoal
O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento. No que se refere à composição da equipe técnica, esta, normalmente, bastante dispendiosa, em razão da capacidade e competência, ou mesmo do pessoal de apoio.
Áreas de atuação
As áreas de atuação compreendem a gestão financeira, administrativa, comercial e de produção.
Etapas do atendimento
O processo de descrição das etapas de atendimento podem ser analisadas abaixo:
- Contato Inicial. O contato inicial com o cliente é mantido, normalmente, por telefone, momento em que fica pactuado o posterior encontro. Esta aproximação geralmente é fruto de indicação de pessoas conhecidas ou de clientes tradicionais da consultoria.
- Elaboração de Pré-Diagnóstico. Esta etapa consiste em conhecer os interesses e as necessidades do cliente quando, mediante um pré-diagnóstico, serão definidos os objetivos a serem alcançados com a efetivação dos serviços da empresa consultora.
- Orçamento ou Contrato. Depois de visitado o cliente e colhidas as informações indispensáveis à realização dos trabalhos, o consultor elabora proposta de serviço, ou contrato, onde constam aqueles objetivos, metodologia, carga horária de trabalho, bem como data de encerramento, valor e condições de pagamento, além de outras usuais.
- Aprovação do Contrato. A proposta de serviço, ou contrato, será apresentada ao cliente para que este o aprove.
- Investigação e Análise dos Fatos. Após aprovado e assinado o contrato de prestação de serviço, iniciam-se os trabalhos que se desenvolverão dentro da metodologia aprovada, que poderá variar, por empresa, ou pelo consultor interveniente no processo. Em termos gerais os trabalhos iniciam-se com uma investigação e busca de solução dos problemas que afetam a empresa. Seguida a fase de investigação, o consultor fará sua análise dos fatos observados, a qual em relatórios deverá conter as devidas recomendações para implementação, com vistas a saciar as fontes vulneráveis verificadas.
- Implementação das Recomendações. O relatório será apresentado ao cliente, ocasião em que ocorrerá a autorização deste para implementação das recomendações. Se aprovadas, o consultor, naturalmente, definirá o cronograma de execuções e as acompanha até a fase final. Neste momento, um relatório final deverá ser emitido, onde serão relatadas as mudanças ocorridas, os impactos positivos surgidos e será dado por encerrado o trabalho de consultoria na empresa.
- Recebimento. O pagamento dos serviços de consultoria será feito obedecendo às cláusulas contratuais, em termos de prazo e valor em relação à execução dos serviços.
Responsabilidade da atividade
Da avaliação correta de uma situação que entrava o processo produtivo de empresas, dependerá sua recondução a trilha do êxito. Mal diagnosticado o gargalo ou ponto de estrangulamento, a morte do empreendimento será inevitável. Por aí, observa-se que se trata de uma atividade das mais nobres, porém, de inteira e completa responsabilidade para aqueles que a ela se dedicam.
Vantagens
A utilização da consultoria constitui um recurso muito importante e atual e cujas principais vantagens são:
- Visão externa mais ampla (porque é baseada em atividades exercidas numa diversidade de clientes e serviços);
- Neutralidade (o consultor não faz parte da estrutura, do equilíbrio do poder e das cadeias de lealdade);
- Experiência na solução de problemas semelhantes (facilita encontrar o “Caminho das pedras”);
- Atenção concentrada (o consultor, não tem outras tarefas);
- Alavancagem para a ação (o consultor funciona como catalisador, dando um impulso extra para as mudanças acontecerem);
- Tarefas temporárias (a organização pode contratar serviços de consultoria para realizar serviços ou projetos limitados, em lugar de contratar especialistas para logo depois dispensá-los).
Legislação Específica
Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Algumas leis que regem esta atividade:
– Código de Ética do Consultor (Aprovado em AGO 17/05/90). O papel do consultor de organização, no desempenho de suas atividades, é o de assistir aos clientes na melhoria do seu desempenho, tanto nos aspectos de eficiência como na introdução de tecnologia, ou seja, no aprimoramento das relações interpessoais.
Entidades
IBCO – Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização: http://www.ibco.org.br/
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |
Ola, me formei em 12/2016 em Ciencias Contábeis, e agora em março começarei a minha pós graduaçao em controladoria. Morro de vontade de abrir meu escritorio para dar assessoria e consultoria para outras empresas, por exemplo: Nao quero ser contadora dessas empresas, e sim ser P.J de alguma empresa que queira meu serviço para ver se a contabilidade esta fazendo tudo dentro da lei, ver se ela esta seguindo as politicas contábeis, e quais sao os documentos que precisará mandar para a contabilidade, explicar para o meu cliente como fazer para analisar as demonstraçoes contabeis que o escritorio fornecerá para o meu cliente. Fora isso, tenho vontade de ajudar na gestao organizacional das empresas, arquivos, organizaçao etc. Eu sou sozinha, nao tenho apoio de ninguém, somente da internet mesmo. Me ajudem por favor.
Um abraço.