Como montar um serviço de conserto de tênis
Saiba como montar uma oficina de conserto de tênis gastando pouco e sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Conserto de tênis
Mercado
De couro ou camurça, nacionais ou importados, quase todos os tênis podem ser reformados. O serviço deve ser de qualidade para conquistar os clientes. É conveniente deixar pares de tênis expostos para mostrar como eram e como ficaram depois do conserto.
O bom atendimento é fundamental, tanto quanto conhecimento do ramo para realizar um serviço competente, pois o público brasileiro ainda desconhece as vantagens de mandar consertar esse tipo de calçado e o preconceito reduz o mercado, por isso, só avança o empreendedor com experiência técnica e comercial, e que tem um bom serviço a oferecer. Além disso, os custos devem ser enxutos para garantir lucratividade.
A comercialização de milhões de pares não impulsiona apenas a indústria e o comércio de tênis no Brasil. Com um mercado situado entre os dez maiores consumidores mundiais do produto, tem crescido a abertura de oficinas especializadas no conserto e manutenção de tênis.Vale a pena consertar um tênis quando o reparo custa até 20% do preço do novo.
Localização
Os melhores pontos estão em ruas com bom movimento – perto de colégios ou academias de esporte.
Investimento em equipamentos e instalações
Máquina para vulcanização e retífica, além de máquinas de costura, para tintura, limpeza, polimento, etc. É também necessário ter estoques de tecidos, couro e solados de vários tipos, além de telefone.
Observações
Além de se empenhar na conquista de clientes, é necessário dominar o processo operacional. E, convém lembrar, tênis é um calçado complexo: enquanto um sapato convencional tem duas matérias-primas básicas (couro e borracha ou plástico), o tênis é feito com borracha, plástico, papelão, náilon ou couro e espuma de náilon. Isso exige certa especialização de quem vai tratá-lo.
É por isso que donos de lojas de conserto preferem se especializar num determinado tipo de serviço. Em geral, quem conserta tênis não faz reparos em sapatos e artefatos de couro, mas já existem algumas empresas que englobam os dois segmentos.
Hospital do Tênis :http://www.hospitaldotenis.com.br
Cris Tênis: http://www.cristenis.com.br
EHOW BRASIL: http://www.ehow.com.br
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |
Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
Para montar uma oficina de tênis não é tão simples assim. Você tem que entender bastante de calçados,e também das ferramentas que ira utilizar nesse tipo de serviço.
O pessoal da Cris Tênis de Moema , loja especializada em reforma de conserto de tênis, são todos técnicos formados pelo SENAI, ou já trabalharam na linha de fabricação de calçados em geral.
são todos especialistas em tênis e executam o serviços com perfeição, deixando o tênis o mais próximo possível do original.
Existem curso para reparos em tênis, se houver,enviar contato por favor obrigado.