Como montar um Brechó
Ganhe muito dinheiro vendendo produtos usados, saiba como montar um Brechó com pouco dinheiro e sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário.
Ramo de atividade: Comércio.
Tipo de Negócios: Venda de produtos usados.
Área Mínima: em torno de 50 m2.
Brechó
Roupas que ficaram apertadas, móveis grandes que não cabem no apartamento, bicicletas aposentadas por falta de lugar onde pedalar. Tudo isso tem solução. Casos como esses, em que produtos que ainda não ficaram velhos mas já não têm utilidade, abastecem um filão tão antigo quanto rentável: o comércio de objetos usados. Para o consumidor é uma economia e tanto. Brechós e sebos, entre outras lojas especializadas, vendem tudo de segunda mão por preço bem mais baixo que o de um similar novo. E elas atacam em diversas frentes. Brechós são uma nova forma de comercializar roupas usadas semi-novas. Basta dispor de tempo e paciência para selecionar as melhores peças que irão compor o estoque de sua loja.
Principal produto
Roupas sofisticadas são as principais peças disponíveis nesses estabelecimentos, considerando que pessoas com alto poder aquisitivo, geralmente não usam uma roupa de festa mais de uma vez e muitas vezes as “aposentam” no fundo do armário. A solução para se “livrar” dessas peças é procurar um brechó para vendê-la ou trocá-la. Por outro lado quem compra num brechó está adquirindo produtos de qualidade a preços bem mais acessíveis.
Apenas é necessário que dedique algumas horas de busca, pesquisa e experimentos. Com o endereço certo e muita paciência, ensina a consultora de moda Gloria Kalil, dá para compor um visual muito moderno com roupas e acessórios usados. Embora não faltem pechinchas, produtos de griffes badaladas tendem a custar mais caro.
Cenário
Há dez anos, marinheiros de primeira viagem ficavam desnorteados ao deparar com uma montanha de artigos diferentes embolados em prateleiras ou misturados em araras apertadíssimas. Se encontrar um modelo bonito era difícil, achar a numeração adequada parecia impossível. Esse panorama mudou muito – para melhor. As lojas estão mais organizadas. Muitas se especializaram em roupas de época e boa parte preferiu apostar em peças atuais de etiquetas conhecidas, com no máximo três anos de vitrine.
Atualmente os brechós ainda enfrentam resistência por parte dos consumidores. Comportamento que é reflexo da nossa cultura, porque nos Estados Unidos e Europa, por exemplo, essas lojas já existem há anos e são muito bem aceitas. Tudo porque economizar faz parte da cultura dos norte-americanos e europeus, ao contrário do brasileiro que se sente envergonhado ao procurar uma pechincha. Há quem prefira segmentar a oferta de produtos e opte por roupas e acessórios. Nesse caso, é melhor saber que entrar em um brechó já foi considerado uma aventura.
Equipamentos e estrutura
. balcão de atendimento,
. prateleiras,
. cabides,
. araras,
. manequins,
. bancadas,
. estantes,
. cadeiras,
. computador, fax e telefone, máquina de calcular,
. provadores com espelho.
Área física
A loja deve ser instalada em um ponto comercial que seja fácil acesso e com boas condições de estacionamento. Na loja as mercadorias deverão estar expostas de maneira atraente, permitindo a fácil localização. A área contará ainda com recepção, provadores e banheiro.
Mão de obra
O empreendedor deverá estar sempre a frente do negócio, principalmente na parte administrativa/financeira, e dependendo do porte do empreendimento poderá começar com 2 vendedores.
Perfil do cliente
Quem procura esse tipo de comércio está preparado para gastar tempo vasculhando as prateleiras e estantes. Ele sabe também que o comércio de usados trabalha quase sempre com peças únicas e, portanto, ninguém tem estoque. Mas uma coisa é certa: Seja pelo preço baixo ou pela garimpagem de preciosidades, eles estão satisfeitos.
Especializando-se
Um brechó tem a opção de se especializar num determinado segmento de mercado: roupas sofisticadas, “fashion”, exóticos, produtos de época, antiguidades, grifes internacionais, multi-marcas, sapatos, eletrodomésticos/eletrônicos, livros, presentes em geral, informática, etc. A grande novidade são as casas que só vendem estilos esportivos ou algum outro específico. No entanto, a variedade de produtos oferecidos fica a critério do proprietário, uma vez que é possível comercializar num mesmo espaço desde as peças básicas ou sofisticadas do vestuário até sapatos e acessórios como bolsas, cintos, bijuterias, chapéus, etc. Defina a que área você pretende dedicar-se e boa sorte.
Diferenciando o produto
Brechós têm ainda a possibilidade de oferecer um serviço a mais que é a entrega em domicílio. Muitos empresários fazem isso com seus principais clientes. É uma estratégia moderna e eficaz de venda que muitas vezes vem até como uma alternativa de se contornar o preconceito e a resistência existente.
Fornecedores
Conquistar fornecedores é tão simples quanto conquistar clientes. Basta vender a boa imagem e as vantagens de um brechó. Uma vez adepto, os fornecedores assim como os clientes sempre voltam. Uma outra opção é fazer esporadicamente viagem ao exterior e trazer peças adquiridas em lojas de roupas usadas. A negociação de preços e lucros entre empresário e fornecedor varia conforme o estado da roupa. Geralmente o empresário fica com a peça em sistema de consignação e o lucro da venda gira em torno de 50% para cada um. O serviço em domicílio pode ser oferecido também aos seus fornecedores. Assim irá poupá-los do incômodo de sair de casa carregando uma mala de produtos que nem sempre terão 100% de aceitação por parte do proprietário da loja.
Propaganda
Manter uma boa rede de relacionamento, estimulando a propaganda boca a boca, ainda é a estratégia mais vantajosa e eficaz.
Legislação Específica
Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretaria da Receita Federal;
– Registro na Secretaria da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua Loja de Brechó para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização), e também o Alvará de Funcionamento.
Anexos
Empresas do ramo
Como Montar Um Brechó: http://www.wow.com
Sebrae Idéias: Sebrae
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |
Pauliceia, São Bernardo do Campo, tenho local apropriado para abrir um brechó. Gostaria de parceria com pessoa dinâmica, organizada, comunicativa e honesta que tenha algum conhecimento de informática, disposta a encarar este desafio desde o começo. Eu tenho praticamente somente o imóvel, mas pretendo trabalhar com consignações. O Beco da Arte também se dedicará a venda de objetos de arte e também de quadros de artistas amadores. Procure no mapa Rua General Bertoldo Klinger, 905, Pauliceia, São Bernardo do Campo. Eu não serei uma pessoa sempre presente, por isso preciso da parceria. Sou microempreendedor registrado e tenho a maquininha para vendas à prazo. Seja bem-vindo(a), antes ligue para (11) 43633355 para marcarmos uma entrevista.