Ideias de Negócios

Como montar serviços de Teleatendimento 0800, 0900 e 0300

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FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário.
Ramo de Atividade: Prestação de Serviços.
Tipo de Negócio: Teleatendimento.
Produtos ofertados: Informações/serviços via telefone.

Serviços de teleatendimento 0800, 0900 e 0300

Empresas competentes estão a cada dia estabelecendo um excelente Marketing de Relacionamento junto a seus clientes, porque sabem que Cliente perdido é prejuízo, e Cliente fiel é gerador de lucros.
Para conseguir essa fidelização é preciso se comunicar bem, estabelecer um vínculo, saber ouvir, ou seja, deve-se ouvir mais e ao falar, passar a mensagem certa.
Diante disto ter um bom serviço de comunicação com os clientes é fundamental.

Estrutura

A estrutura básica deve contar com salas comerciais de 14m2, onde serão instalados os equipamentos.

Equipamentos básicos

– Central privada de comutação telefônica;
– Aparelhos telefônicos;
– Mesas de operação de teleatendimento;
– Computadores;
– Móveis e utensílios de escritório, etc.

Pessoal

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, porém é válido lembrar que os operadores de telefones deverão ter um treinamento específico.

Os serviços

1) Serviço 0800

É um serviço de telefonia do tipo multiponto-ponto ou multiponto-multiponto com tarifação no destino, isto é, o assinante chamado assume a responsabilidade pelo pagamento da ligação.

Características

– Equipamento do Centro de Atendimento, sem requisito de tecnologia digital;
– Regeneração do número 0800 para o número chave do cliente;
– Requer terminais da rede local de telefonia;
– Não requer garantia de tráfego mínimo;
– Tecnologia digital (comutação / transmissão);
– Disponibilidade DDR (Discagem Direta a Ramal);
– Sinalização de registro MFC-5C;
– Sinalização de linha (E&M Pulsada ou R2 Digital);

Aplicações

– Centros de atendimento regionais ou nacionais;
– Suporte a vendas;
– Empresas de cartões de crédito;
– Pesquisa de Mercado;
– Telemarketing.

Benefícios

– Clientes não pagam a ligação;
– Maior eficiência;
– Maior flexibilidade;
– Maior confiabilidade e disponibilidade;
– Possibilidade de redução dos custos;
– Número único nacional;
– Abrangência local e nacional;
– Atendimento (centralizado ou descentralizado);
– Agendamento, etc.

2) Serviço 0900

É um serviço de telefonia do tipo multiponto-ponto ou multiponto-multiponto com valor adicionado e tarifado ao originador.

Características

– Tecnologia digital (comutação / transmissão);
– Disponibilidade DDR (Discagem Direta a Ramal);
– Sinalização de registro MFC-5C;
– Sinalização de linha (E&M Pulsada ou R2 Digital) ;
– Extração de sinal para sincronismo;
– Não requer terminais da Rede Local;
– Preço da aplicação para o assinante definida pelo cliente na forma de R$ por chamada ou R$ por minuto.

Aplicação

– Entretenimento;
– Pesquisas de opinião;
– Doações;
– Venda de produtos e serviços.

Benefícios

– Maior eficiência ;
– Maior flexibilidade;
– Maior confiabilidade e disponibilidade;
– Possibilidade de redução dos custos;
– Integração dos serviços de voz/não voz;
– Número único nacional;
– Abrangência local e nacional;
– Atendimento descentralizado (automático e/ou atendente), etc.

3) Serviço 0300

Este tipo de serviço é similar ao 0800, o diferencial esta no pagamento da chamada, ou seja, o assinante originador é que efetua o pagamento, a preço único nacional, independentemente da distância entre a origem e o destino da chamada, além do dia e da hora.

Aplicação

Este tipo de serviço destina-se basicamente aos clientes que não querem absorver os custos das chamadas e que geram um volume expressivo de tráfego telefônico associado à aplicação.

Legislação

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990)

Legislação da área

– LEI Nº 4.117/62 – Institui o código brasileiro de telecomunicações.
– LEI Nº 9.472/01 – Lei geral das Telecomunicações.
Endereços na Internet:

Entidades

Ministério das Comunicações: http://www.mc.gov.br

ANATEL: http://www.anatel.gov.br/home/default.asp

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

 

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