Como montar serviço de Revelação de Fotos
Saiba como montar um serviço de revelação de fotos gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
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Revelação de fotografias
Mercado
É possível atuar de duas formas nesse ramo. A primeira é recolher os filmes dos clientes e enviá-los a um laboratório especializado. Assim, diminuem-se os custos de implementação do negócio, principalmente no começo. Para tanto, deve-se conseguir boas parcerias, com empresas que já estiverem fixadas no ramo e que possam atender à demanda da nova empresa sem comprometer a sua imagem perante à clientela. Para esta, não poderá ser formada uma dupla imagem da loja de revelação, confundindo-a com o laboratório que efetivamente revelará os filmes. A qualidade dos serviços deverá ser total, sob risco de fracasso.
A outra opção é adquirir o “minilab”, uma máquina que revela e faz cópias na própria loja. Nessa segunda modalidade, pode-se aumentar o faturamento prestando serviços de revelação para terceiros (invertendo-se, assim, o pensamento descrito anteriormente), tendência que, aliás, tem predominado no mercado, embora a compra do “minilab” requeira um investimento alto, devendo esse ponto ser analisado com muito critério.
Alternativas
Além de revelar e vender filmes, o lojista poderá dispor de um serviço para fotografar documentos e atender fotógrafos profissionais. Para isso, o empresário deve se preparar tecnicamente pois as dúvidas e problemas a serem enfrentados, serão trazidos por pessoas que deixaram o amadorismo de lado há muito tempo, e assim pensarão em relação à empresa a qual escolheram para cuidar de seus produtos. Um campo tradicionalmente fechado em que, normalmente, todos os profissionais se conhecem, e onde a má impressão acerca de um serviço ruim, correrá rapidamente.
Outros produtos poderão ser ofertados na loja, tais como suprimentos para fotografia (lentes, câmaras, filtros, suportes, capas, álbuns, porta-retratos, além de filmes diferenciados), fotografias para documentos (do tipo 3×4, 4×6, etc., cuja revelação rápida, mantendo o estilo do estabelecimento, dependerá de um estúdio Polaroid, e de lentes especiais para esse tipo de máquina), plastificação de documentos, cópias do tipo xerox (coloridas, ampliadas, aplicadas em camisetas, etc.), além de etetro-eletrônicos (filmadoras, micro-systens, tv, etc.).
O prazo de entrega
O prazo de entrega das fotos já reveladas deve ser respeitado sempre, sob pena de se perder o crédito da clientela. Nunca deve-se superestimar a “potência” ou a velocidade de revelação do equipamento disponível, respeitando-se as especificações do fabricante para não provocar uma sobrecarga que danifique-o. A empresa deverá trabalhar com uma margem de segurança sobre o prazo de revelação divulgado (2h, 1h, 45min., etc.), e nunca deverá divulgar um prazo que não possa ser cumprido. Caso perceba-se que não será possível respeitá-lo por algum motivo (excesso de pedidos num determinado horário, defeito no minilab, etc.), o cliente deve ser avisado a respeito, antes de se aceitar o seu pedido.
A qualidade do serviço
A qualidade das revelações é outro item que não pode ser deixado de lado nunca. O minilab é um aparelho moderno que, praticamente trabalha sozinho. Entretanto, o profissional que o operará, deve ter habilitação para tanto, de preferência adquirida através de treinamentos específicos com representantes da fábrica do aparelho. O impressor deve ter, além do treinamento específico, sensibilidade suficiente para lidar com o equipamento, dependendo desta característica, para descobrir falhas nas diversas regulagens da máquina. O resultado final, a qualidade e, acima de tudo, a confiabilidade dos serviços prestados, dependerão em 100% do resultado da operação do minilab.
Dicas
É importante que o proprietário, ou um empregado, conheça bem a técnica, para orientar os clientes menos afeitos à fotografia. Pode-se disponibilizar um serviço do tipo “tira dúvidas” para os mais amadores, dando-se dicas de aproveitamento máximo dos mais diversos tipos de filmes, de máquinas e técnicas de fotografia.
Quanto maior o número de diferenciais que a empresa puder ter, melhor, para se destacar no mercado e fazer frente à concorrência, muito grande nesse setor, principalmente em cidades pequenas, ou em locais dominados pelos grandes grupos que, geralmente, atuam com várias lojas, com nomes diferentes.
Investimento em equipamentos e instalações
- Minilab;
- Ar condicionado para o laboratório;
- Balcões
- Prateleiras;
- Decoração)
- Telefone;
- Computador;
- Ponto comercial de cerca de 100 m².
Processo tecnológico para revelação de fotos
1) Filme: após batidas todas as fotos, o filme é levado ao equipamento revelador;
2) Reveladora: o filme é revelado pelo processo químico C 41, composto por revelador, branqueador, estabilizador e fixador;
3) Negativo: o processo de revelação torna o filme negatividado, isto é, ele perde a sensibilidade a luz;
4) Minilab: equipamento capaz de ampliar a imagem e executar a impressão em um papel fotográfico, que também é sensível a luz. Esse papel fotográfico, que constituirá o produto final (foto revelada) é tratado por um processo químico RA 4RT que é composto por um revelador, branqueador e um estabilizador, que também farão com que a foto perca a sensibilidade a luz.
Sites afins
Revelação de filmes Lomography: http://www.lomography.com.br
Revelação de Filmes: http://www.sampaonline.com.br/comercios/fotografia.php
KODAK – Filmes e revelação:
Phooto: http://www.phooto.com.br/Revelação-Fotos
Nicephotos: http://www.nicephotos.com.br/RevelacaoDeFotos
Fotoregistro: http://www.fotoregistro.com.br/RevelarFoto
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |
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