Como montar oficina de Lanternagem e Pintura de carro
Saiba como montar uma oficina de lanternagem e pintura lucrativa, gastando pouco e sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Oficina de lanternagem e pintura
Mercado
O mercado de consertos em lataria de automóveis no Brasil é grande, tendo em vista que o país tem uma grande frota de veículos antigos, que recebem esse tipo de manutenção, em compensação à impossibilidade de seus proprietários em adquirir os chamados “zero quilômetro”, ao contrário do que ocorre em países mais industrializados com EUA e Canadá, onde os proprietários preferem trocar seus veículos usados, avariados ou feios, por outros novos.
Localização
O espaço é fundamental na montagem de uma pequena oficina de funilaria (lanternagem) e pintura de veículos.
A área deve ser suficiente para receber pelo menos oito carros ao mesmo tempo, deixando-se um espaço para a circulação de pessoas e máquinas.
Em alguns casos se faz necessária a desmontagem de partes do veículo, que devem ficar agrupadas em locais pré-determinados, distantes dos locais de pintura para não correr-se o risco de serem avariadas ou sujas.
Especial atenção deve-se dar aos vidros e acessórios dos carros desmontados. Os estofados devem ficar isentos de poeira e respingos de pintura, o que compromete a qualidade final dos serviços, desviando a clientela para a concorrência.
A área de trabalho da empresa deve ser clara e limpa, evitando-se o acúmulo de sujeira e detritos advindos das raspagens de tinta velha e polimento das latas. As ferramentas devem ser limpas após cada uso e acondicionadas em locais apropriados. Para os clientes que preferirem acompanhar os serviços executados em seus veículos, deve-se dar uma atenção extra, pois são os mais atentos e os que farão a propaganda direta dos bons, ou maus, serviços da oficina.
Uma sala reservada, com café e água à disposição, e algum entretenimento como revistas ou uma televisão, também são uma excelente dica para se fazer um diferencial.
A recepção e entrega dos veículos é um item à parte que costuma ser crucial para encantar o seu cliente.
Equipamentos
Muitas oficinas já estão se modernizando, equipando-se com macacos hidráulicos do tipo “girafa”, para a retirada do motor do veículo, quando da pintura do baú; cabines pressurizadas para a pintura eletrostática e estufas para pinturas com catalisadores; sistemas de misturas de tintas e pigmentos que oferecem a tonalidade exata da cor do carro; sistemas de materiais anti-corrosão, e garantia dos serviços prestados.
O serviço
O carro que chega deve ser vistoriado por uma pessoa responsável, que fará o orçamento prévio, sempre sem compromisso, deixando o cliente à vontade para visitar as instalações, acompanhar alguma parte dos serviços em outros carros e tirar suas conclusões, sempre acompanhado de um funcionário habilitado a tirar todas as suas dúvidas à respeito de todo o processo de lanternagem e pintura.
Superada essa etapa, todo cuidado deve ser dedicado à escolha de funileiros e pintores competentes e com boa experiência. Esses profissionais serão seu maior diferencial. Alguns clientes abandonam os serviços de uma oficina quando sabem que aquele profissional conhecido não trabalha mais ali. O investimento nesse campo é fundamental. Cursos de reciclagem periódicos são aconselháveis e o acompanhamento das novas técnicas se fará imprescindível para o sucesso do investimento. O trabalho é delicado e detalhista. O resultado deve ser o mais perfeito possível, aproximando-se ao máximo da pintura original do veículo.
A honestidade é outro ponto chave. Deve-se ser claro quanto à necessidade de se substituir uma determinada peça do veículo ou quanto à possibilidade de recuperá-la, sempre deixando o cliente livre para decidir o que mais lhe agrada, mostrando-lhe os pontos positivos e negativos de cada opção.
Os prazos combinados com os clientes têm que ser respeitados, sob a pena de se perder a credibilidade com aqueles. Cobrir orçamentos da concorrência deve ser tentado depois de se estabelecer no mercado, sendo pouco indicado no início do negócio.
Propaganda
Lançar mão de uma propaganda eficiente é fundamental. Parcerias com oficinas mecânicas, lojas de auto peças e tintas, também são uma ótima dica. Panfletagem em estacionamentos de supermercados e anúncios em revistas e jornais torna a empresa conhecida e preços acessíveis a torna procurada e confiável.
Um pequeno estoque de tintas e implementos é aconselhável, mas nada muito grande, no início, pois existe grande quantidade de lojas especializadas em tintas automotivas e o mais indicado é a parceria com essas.
Serviços de guincho de carros muito avariados e entrega em domicílio dos já consertados é um bom diferencial. A parceria com empresas corretoras de seguros pode alavancar a demanda e ser fundamental para a fixação do empreendimento no mercado, que é muito concorrido.
Investimento em equipamentos e instalações:
maçaricos, esticadores, puxadores, lixadeiras, tintas especiais, pistolas para pintura e preparação de fundos. Exige-se ainda, um veículo utilitário, telefone e área com 200 m².
Nº mínimo de pessoas trabalhando: 7 (o dono, 3 pintores e 3 funileiros)
Sites afins
Lanternagem e Pintura: http://www.desamassa.com.br/lanternagem
Pintura e Funilaria Chevrolet: http://www.chevrolet.com.br/pecas-servicos
Funilaria Express: http://www.agilityreparos.com.br
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |
Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.