Como montar loja de Material Elétrico
Saiba como montar uma loja de material elétrico gastando pouco e sem cometer erros; Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
FICHA TÉCNICA:
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio/prestação de serviços
Loja de material elétrico
Histórico
A instalação elétrica representa um papel determinante na segurança de residências e empresas. Serviços executados de forma negligente ou a utilização de materiais de má qualidade podem causar sérios acidentes. Atualmente existe uma grande quantidade de produtos voltados para esta área, são milhares de itens, que variam de reles e disjuntores a chuveiros e caixas de entrada de força. Atuar nesse segmento exige muita responsabilidade por parte do empreendedor.
Mercado
O aspecto técnico torna esse mercado praticamente imune aos “curiosos”. É imprescindível conhecer profundamente o ramo. A principal tendência para os pequenos empreendedores é a atuação combinada de revenda de materiais e prestação de serviços, tornando o acesso praticamente exclusivo aos especialistas.
Processo de trabalho
Consiste basicamente na revenda de materiais para os segmentos residencial ou industrial e na prestação de serviços. O empreendedor poderá atuar nos dois segmentos ou especializar-se em apenas um deles.
Há no mercado sistemas de automação comercial que controlam praticamente todas as operações, que são perfeitamente acessíveis ao pequeno empreendedor.
Espaço físico
A instalação da loja inclui ponto de venda, escritório, banheiro e oficina, onde serão desenvolvidos os projetos e efetuados alguns consertos.
É importante que o mesmo se localize em regiões de fácil acesso e boas condições de estacionamento.
A área de vendas contará com um balcão e prateleiras, que poderão abrigar o estoque dos materiais que são, em sua maioria, peças pequenas.
Equipamentos básicos para instalação de uma Loja de Material Elétrico
– Escrivaninhas, cadeiras, armários;
– Micro computadores, impressoras, linhas telefônicas, aparelhos de fax, máquinas de escrever e calcular;
– Prateleiras, balcões, bancadas, caixa registradora;
– Equipamentos e ferramentas para a prestação de serviços de manutenção.
Mercadorias
A aquisição das mercadorias deve ser planejada e irá variar de acordo com as características do estabelecimento, especialmente hábitos de consumo da clientela.
Há milhares de itens que podem ser comercializados por uma loja de materiais elétricos. Os mais vendidos são:
- Linha residencial: tomadas, interruptores, fios, lâmpadas, chuveiros, caixa de entrada de força, disjuntores, hastes de aterramento e eletrodutos;
- Linha industrial: contatores, reles de proteção, chaves e cabines de alimentação de força.
A importância de um planejamento (pesquisa de mercado), com relação a aquisição de mercadorias, se justifica devido a cartelização que existe no mercado de fornecedores de material elétrico no Brasil, sendo que a grande maioria desses fornecedores são multinacionais.
Algumas vezes, os grandes revendedores têm preços mais atraentes que os próprios fabricantes, o que é justificado pelas suas compras em grandes quantidades, que lhes garante descontos vantajosos.
Há ainda, a opção dos materiais importados que apresentam, dependendo da origem, qualidade superior a preços menores que os produtos nacionais. Se o empreendedor optar por tais materiais, deverá tomar alguns cuidados, como verificar se o produto atende às normas técnicas e de segurança brasileira.
Mão de obra
O empreendedor será o responsável pela administração geral, pela compra dos materiais e desenvolvimento dos projetos, sendo necessária a contração de técnicos (qualificados, com formação específica, serão os responsáveis pela prestação dos serviços), ajudantes (cuidarão do atendimento aos consumidores no balcão), e de profissionais para trabalhar no escritório. O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.
Lembretes
É importante que o futuro empreendedor tenha em mente alguns fatos que devem ser levados em consideração durante o processo de abertura do empreendimento, são eles:
- É importante manter-se permanentemente atualizado com relação aos últimos lançamentos e desenvolvimento tecnológico, principalmente se a ênfase for em serviços. Os maiores avanços no setor elétrico estão concentrados em produtos acabados, e não em componentes, que não sofreram mudanças significativas nos últimos anos;
- Além do conhecimento técnico, é recomendável que o empreendedor administre o negócio de forma responsável e exerça um rigoroso controle de custos;
- Vale lembrar que a pesquisa de preços junto aos fornecedores é fundamental;
- Lembramos que, anteriormente à contratação de seus funcionários, o empreendedor deverá estar a par das determinações da legislação trabalhista para os cargos em questão.
Legislação Específica Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;
– Registro no Sindicato Patronal;
O novo empreendedor deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar sua Loja de Material Elétrico para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990)
Sites afins
Associação Brasileira Ind. Eletro Eletrônica – ABINEE: http://www.abinee.org.br
Material Elétrico: http://www.eletrolico.com.br
Loja Eletrica: http://www.lojaeletrica.com.br
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |
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Valeu pelas dicas, muito bom o artigo. Gostaria de montar uma pequena lojinha nesse ramo, mas e a coragem?