Como montar fábrica de Bijuterias. Passo a Passo
Saiba como montar uma fábrica de bijuterias gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro com fabricação e comercialização de bijuterias, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Fábrica de Bijuterias
Ficha Técnica
Ramo de Atividade: Fábrica de Bijuterias
Tipo de Negócio: Fabricação e comercialização de bijuterias
Setor da Economia: Secundário
Número de Empregados: 5 funcionários (1 administrativo e 4 operacionais)
Enfeitar-se usando os mais variados objetos, dos mais diversos materiais, sempre fez parte de todas as culturas. O ser humano é, antes de tudo, um animal vaidoso, que busca na natureza e em outros objetos elementos que possam ressaltar suas qualidades naturais.
Assim, os povos primitivos utilizavam penas de pássaros, ossos e dentes de animais, plantas e tudo mais que os fizessem sentir-se belos e poderosos.
Mercado de bijuterias
O primeiro e mais importante passo para o planejamento de uma empresa é a identificação do seu público alvo. O seu consumidor, ou melhor, o seu cliente, é a razão de ser do seu negócio. No ramo de bijuterias, o importante é estar atento ao mundo da moda e acessórios. Saber quais as últimas tendências de cada estação ajuda bastante na hora de definir a linha de produção. Por exemplo, não adianta nada querer lançar uma linha de balangandãs “a la Carmem Miranda” em pleno inverno, quando a moda das roupas segue um estilo mais sóbrio e comportado.
Localização
Uma coisa que você deve levar em conta na hora da escolha do ponto é que a sua maior preocupação deve ser com a área destinada à produção, uma vez que, como fábrica, suas vendas devem ser concentrar no atacado e não no varejo. Ainda assim, é conveniente que seu estabelecimento fique bem localizado, de modo que você tenha uma opção de deixar um espaço reservado para as vendas no varejo, o que pode atrair mais clientes para o seu produto.
O ponto perfeito nem sempre corresponde ao imóvel ideal. Para o pequeno empresário, a não ser em situações especiais, é melhor alugar do que comprar uma loja. Os riscos são menores e sobrará mais dinheiro para os investimentos. Na hora de escolher o imóvel, considere o tamanho, as condições gerais de pintura e piso, as instalações elétricas e hidráulicas.
Produção de Bijuterias
Para se produzir e comercializar bijuterias, o empresário precisa ter conhecimento sobre o assunto. Na maioria dos processos de produção, a falta de técnicas adequadas provoca problemas, como a ausência de qualidade e conseqüente perda de credibilidade do produto.
O processo de produção de bijuterias varia muito de peça para peça e de uma fábrica para outra. Garantir a beleza e a qualidade das peças que se vai oferecer no mercado é a melhor forma de conquistar novos clientes.
O primeiro passo para produzir uma peça é identificar a diferença de cada peça, por exemplo a montagem de um colar: pode ser uma coleira, uma gargantilha na altura da garganta, em torno de 40cm, colara na altura do colo, em torno de 60 cm; “soutoir” longo sem fecho, no mínimo 80 cm… e assim por diante. O empreendedor deve lembrar que seu produto é seu melhor cartão de visitas.
Peças
Assegurar a exclusividade das peças produzidas por sua fábrica pode garantir um diferencial, que fará com que você se torne conhecido rapidamente no mercado e adquira credibilidade.
Uma forma de você garantir, senão a exclusividade de cada peça mas, pelo menos, a originalidade de cada linha que lançar no mercado, é contratar o trabalho de um designer. Se você levar jeito para a coisa, o ideal é que você mesmo se especialize em cursos próprios e se torne o designer de sua fábrica.
Mão de Obra
Uma dica é proporcionar aos funcionários a oportunidade de fazer cursos especializados no setor, em escolas próprias. Ao oferecer o treinamento, você estará incentivando o funcionário, que valorizará cada vez mais a empresa onde trabalha.
Na hora da seleção do pessoal, o principal critério que deve ser adotado por você na escolha dos funcionários é verificar se o candidato em questão tem alguma afinidade com o produto e com o público com o qual vai tratar e, principalmente, se tem disposição para aprender. Você deve verificar se os candidatos são criativos e têm senso de responsabilidade. Boa educação e habilidade no tratamento com o público, como já comentamos anteriormente, são requisitos importantes.
Os salários dos funcionários devem corresponder, no mínimo, ao piso salarial da categoria na região, definido por acordo coletivo. Mas normalmente eles são um pouco maiores do que isso, estabelecidos pelos próprios mecanismos de mercado.
Fornecedores
Em todo tipo de negócio, o bom relacionamento com os fornecedores é vital para o sucesso. O resultado do seu empreendimento vai depender, em grande parte, dos seus fornecedores, especialmente os de matéria-prima. Para as pequenas empresas, o ideal é que as compras sejam feitas junto a distribuidoras de produtos, já que, para vendas diretas, as indústrias exigem uma cota mínima de mercadorias, normalmente superior às suas necessidades. É importante que o empreendedor identifique o fornecedor adequado para cada tipo de material utilizado na confecção das bijuterias.
FORNECEDORES:
EQUIPAMENTOS E MATÉRIAS-PRIMAS
. INDÚSTRIA DE BIJOUTERIAS SIGNO ARTE LTDA.
R. Tomaso Tome, 350, Olímpico, São Caetano do Sul – SP
CEP 09571-340
Fone: (0xx11) 4232-6344 Fax: (0xx11)4232-6629
Site: http://www.signoarte.com.br Email: signoarte@signoarte.com.br
. LASKANI IMPORTADORA LTDA.
R. Com. Abdo Schahin, 218 – 2º Andar
Centro – São Paulo – SP
Tel.: (0**11) 3311 8676
ACESSÓRIOS – Miçangas, canutilhos, cristais, etc…
DIVINO INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO
END.: Rua Óbidos. 141, Valqueire, RIO DE JANEIRO – RJ
CEP 21331-550
Fone: (0_21) 350-7842 Fax: (0_21) 359-8942
NELCI BIJOUTERIAS LTDA
END.: R 25 de Marco 641, Centro, SÃO PAULO – SP
CEP 01021-200
Fone: (0_11) 229-0696 Fax: (0_11) 229-0696
Endereços na Internet: http://www.fiemg.com.br/
Shopping Virtual :
Cursos – Disk Biju : http://diskbiju.com.br/
http://www.fergra.com.br
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |
Artigos Relacionados: Como montar uma loja de parafusos, Como abrir uma fábrica de bijuterias, Confecção de bijuterias, Vale a pena investir em bijuterias, Como abrir ou montar uma fábrica de bijuterias, Como abrir e montar uma loja de bijuterias com sucesso, Como abrir uma loja de bijuterias, Cia da saúde produtos naturais, Empresária começou revendendo bijuterias, Como vender bijuterias, Como revender bijuterias, Quero revender bijuterias, Revenda bijuteria, Revenda de semijóias,, Folheados e bijouterias, Bijoux brasil, Atacado de bijuterias, Bijuterias, Montar loja virtual gratis, Revender bijuterias em consignação, , Revender bijuterias por catalogo.
Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.