Como montar empresa de Reciclagem de Entulhos
Ganhe dinheiro reciclando entulhos. Saiba como montar empresa de Reciclagem de Entulhos com pouco dinheiro e sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Mercado da reciclagem de entulhos
O entulho consiste nos resíduos de construção e demolição, tais como: concreto, estuque, telhas, metais, madeira, gesso, aglomerados, pedras, carpetes etc. Muitos desses materiais é a maior parte do asfalto e do concreto utilizado em obras podem ser reciclados.
Os resíduos (entulhos) de uma construção ou demolição (sobras de concreto, blocos, tijolos, etc) podem ser reutilizados como areia ou pedra, em substituição parcial ou total da matéria-prima utilizada como insumo convencional, após passarem por um processo de trituração. Esse material reciclado, denominado “agregado”, apresenta um custo menor de produção do que os agregados naturais. Porém, sua qualidade é inferior, em função da alta heterogeneidade e contaminação por materiais indesejáveis.
Assim, os agregados reciclados só têm sido utilizados em peças de concreto ou argamassas sem função estrutural, como revestimentos, guias, em sub-bases de pavimentos de rodovias, etc. Grandes pedaços de concreto podem ser aplicados como material de contenção para prevenção de processos erosivos na orla marítima e das correntes, ou usado em projetos como desenvolvimento de recifes artificiais.
O entulho triturado pode ser utilizado em pavimentação de estradas, enchimento de fundações de construção e aterro de vias de acesso.
Nos EUA, Japão, França, Itália, Inglaterra e Alemanha e outros países a reciclagem de entulho já se consolidou, com centenas de unidades instaladas. No Brasil, o reaproveitamento do entulho é restrito, praticamente, à sua utilização como material para aterro e, em muito menor escala, à conservação de estradas de terra.
O que é a reciclagem
Reutilização de resíduos especialmente, os não renováveis através de recuperação ou reprocessamento. Baseando-se na reintrodução de resíduos num processo produtivo, seja este de fundo econômico ou cultural, resultando em um novo produto pronto para o consumo.
Benefícios da reciclagem
Os principais benefícios gerados pela reciclagem são:
- A diminuição da problemática do lixo;
- Proteção do meio ambiente;
- Redução dos desperdícios, etc.
Investimento inicial
O investimento irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.
Equipamentos básicos
Os equipamentos básicos consistem de um equipamento triturador de resíduos e na aquisição de veículo de transporte de materiais, além dos equipamentos da parte administrativa (computadores, móveis de escritório, etc..)
Legislação e Entidades Específicas
Independentemente do tipo de materiais que serão reciclados, o empreendedor deverá tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;
– Registro no Sindicato Patronal;
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar o seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990), e o Código Sanitário (especificações legais sobre a condições fisicas).
Entidades
MMA – Ministério do Meio Ambiente – CONAMA
Esplanada dos ministérios, Bl-B , 5º a 9º andar – Brasília – (DF)
70068-900
Tel. (61) 317 1433 / 317 1392
CIRS – Centro de Informação sobre Resíduos Sólidos
Ladeira da Glória, 98 – Glória – Rio de Janeiro – (RJ)
22211-120
Tel. (21) 265 5747
CEMPRE- Compromisso Empresarial para Reciclagem
Rua Pedroso Alvarenga, 1254, cj. 52 – São Paulo – (SP)
04531-004
Tel. (11) 852 5200
Endereços na Internet:
Revista da Reciclagem : www.revistareciclagem.com.br
Centro de informações sobre reciclagem e meio ambiente: www.recicloteca.org.br
Ministério do Meio Ambiente: www.mma.gov.br
CEMPRE – Comissão Empresarial de Reciclagem: www.cempre.org.br
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |
Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.