Ideias de Negócios

Como montar empresa de aluguel de roupas para casamento

Abrir, montar uma loja de aluguel de trajes para casamentos de sucesso, sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais..

Trajes para casamentos

Mercado

Apesar da evolução dos tempos e da aparente desvalorização dos rituais ancestrais, o casamento – aquela cerimônia em que os noivos adentram à igreja vestidos à caráter – ainda está em alta. As moças, em sua grande maioria, ainda preferem usar vestidos típicos, e os noivos valorizam os trajes sóbrios e comportados. Por isso, quem quer montar uma empresa direcionada a esse filão não pode deixar de acompanhar as tendências da moda. As noivas não descartaram a tradição, mas mantém-se atualizadas com os estilos modernos com um pequeno apelo bucólico. Lojas de vestidos e acessórios para noivas, geralmente, ficam próximas umas das outras, principalmente em grandes centros.

Por isso, aconselha-se ao lojista, antes de mais nada, atender ao gosto das clientes. Variedade não é ter uma vitrine congestionada de modelos, mas contar com uma figurinista capas de desenhar peças exclusivas e recomendar a roupa ideal às pessoas indecisas. Uma grande quantidade de fotos e croquis de revistas especializadas é o ideal para acender a inspiração dessas clientes. Desenhos próprios também costumam ser valorizados. Para os que buscam um modelo de última hora é bom contar com costureiras capazes de ajustá-los rapidamente.

Valores cobrados

Esse negócio não precisa viver unicamente da venda de trajes, mas também do seu aluguel. Um vestido de noiva novo, conforme o tipo e a quantidade de materiais empregados em sua confecção, o tempo gasto e, logicamente, a assinatura da estilista, pode vir a custar cerca de R$ 5.000,00.  Já um vestido pronto, de vitrine, custa, em média, R$ 2.300,00. Mas esse valor tende a cair muito quando o mesmo vestido é produzido para o aluguel. A primeira locação costuma custar cerca de R$1.000,00. Esse preço cai cerca de um quarto do valor inicial a partir da segunda locação. Nesse ritmo a quarta locação pode custar trinta por cento do valor da primeira. É importante frisar que isso vai variar muito de um vestido para outro.

Quem saberá o quanto abater no valor de cada aluguel sucessivo é o proprietário da empresa, que achará esses valores com base em cálculos de depreciação do material, índices de procura daquele modelo, etc. Mas, é imprescindível oferecer um material de qualidade inquestionável, pois os vestidos devem resistir ao uso que, apesar de ser em um único dia, costuma ser o suficiente para voltar à loja com pequenos rasgos, costuras desfiadas, ausência de detalhes, etc. E, além disso, após cada reforma que o vestido sofrer, deve ser lavado à seco, para que seja mantida a aparência impecável, necessária à finalidade do mesmo.

Cada vez que o vestido for disponibilizado para aluguel, deve se alertar a noiva acerca da quantidade de vezes que o mesmo já foi utilizado. Isso garante a confiabilidade nos produtos oferecidos e na empresa, uma vez que deixa a cliente à par da “idade” do material a ela disponibilizado, além de estimulá-la, em muitos casos, a optar por outro mais novo, ou mais exclusivo. Mas a intenção principal é evitar um constrangimento pelo qual poderá passar a cliente, se a mesma descobrir por outros meios, que a peça principal do seu “sonho” já não era novidade para muitos.

Diversificando o negócio

É comum as lojas oferecerem, também, vestidos para damas de honra, pagens, madrinhas e formandas, além de trajes para os noivos. Para esses últimos, a grande preferência recai sobre os tons neutros como branco, cinza e preto. Mas muitos gostam de trajes que formem “um par” com o da noiva. Para isso, a loja deve disponibilizar catálogos que tenham fotos ou modelos de trajes masculinos, com uma referência ao estilo do vestido que a noiva escolheu, mas sem mostrar esse último, para não ferir a tradição de que o noivo só deve ver a noiva no altar…

A disponibilização de arranjos também pode ser estudada. Entretanto, se optar-se pela locação desse material, a empresa deve contar com um bom ateliê para as restaurações, pois costumam ser muito danificados. Esse mercado em especial, é recente e possibilita um incremento na receita da ordem de R$10.000,00 mensais. Uma estratégia que tem dado resultado para a locação de arranjos, véus e grinaldas, é a divulgação do serviço junto a estilistas.

Divulgação

Anunciar em revistas especializadas pode ser um excelente diferencial, mas o que realmente indicará o sucesso da empresa é a divulgação local. Anúncios em jornais, folders, panfletos, etc. podem ser um bom começo. A propaganda boca a boca fala alto nesse ramo.

Investimentos em equipamentos e instalações

Uma máquina de costura de overloque e outra industrial. Exige, ainda, telefone, computador, escritório para uma pessoa e ponto comercial de cerca de 50 m².

Sites afins

Crianças Meninos Ternos e Smoking: http://www.aliexpress.com
Aluguel de Roupas: http://www.tuttisposa.com.br
Roupas e acessórios para a noite: http://www.amaro.com/must-have/festas‎

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

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