Como fazer Gelo – Saiba como montar uma fábrica de Gelo
Saiba como montar uma fábrica de gelo lucrativa, gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro com indústria e comércio de gelo. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Fábrica de gelo
FICHA TÉCNICA.
Setor da Economia: Secundário
Ramo de Atividade: Indústria e Comércio
Tipo de Negócio: Fabricação de Gelo
Produtos Ofertados/Produzidos: Gelo em barras/cubos
Investimento: gira em torno de R$30 a R$50mil reais
Área Mínima: 80m2
Mercado
Para identificar o mercado, é preciso analisar a oferta e a demanda do produto no mercado e os imóveis disponíveis no bairro. O gelo é consumido, principalmente, por bares, restaurantes, pensões, peixarias e residências. Os fornecedores se limitam a indústria de refrigeração localizada, em sua maioria. O mercado concorrente deve ser analisado de acordo com o volume de produção, o preço praticado, os equipamentos utilizados, o sistema de distribuição e a qualidade do produto.
Processo de fabricação de gelo
O processo de fabricação de gelo é muito simples. Para fabricar gelo em barra, a água é colocada em formas especiais de 10 Kg, que são mergulhadas em solução de cloreto de sódio ou álcool hidratado, a uma temperatura de –15ºC. Dez horas depois, o gelo está formado. Basta passar a forma em água corrente para que o gelo desprenda. O gelo em cubo é ainda mais simples. A água filtrada passa para a máquina eletrônica. Quando o gelo fica pronto, é automaticamente jogado num depósito, ligado a máquina. Os cubos são pesados e colocados em uma embalagem plástica, que é lacrada e colocada no freezer.
Para iniciar no ramo, o empreendedor deve estar atento à qualidade da água utilizada. Como se trata de uma matéria-prima imprescindível, pode-se optar pela perfuração de um poço artesiano, com cerca de 100 metros de profundidade, para garantir a pureza da água. Isso evita os prejuízos, em caso de cortes de fornecimento, comuns quando se depende exclusivamente das empresas de água e esgoto.
Equipamentos necessários
- Fabricador de gelo com capacidade de produção de 16 barras de 10 Kg por dia, com forma galvanizada ou em aço inoxidável.
- Máquina eletrônica para fabricar gelo em cubo, com compressor 1 HP, gás freon, em aço inoxidável com um módulo e um depósito, de capacidade para 180 Kg por dia.
- Freezer horizontal com capacidade para 560 l.
- Seladora para sacos de polietileno com gulihotina de 400 mm.
- Filtro industrial com capacidade para 500l por dia.
- Câmara Frigorífica.
- Geladeiras.
- Britador (para moer o gelo).
- Funil.
- Caixas Términas.
- Prateleiras.
- Material para escritório: arquivo, mesas, cadeiras, telefone/fax, computador, etc.
- Uniformes, luvas, botas, etc.
- Veículo com Baú térmico
Local e mão de obra necessários para sua fábrica de gelo
Local
Os equipamento não ocupam muito espaço, por isso, um loja, um galpão ou um barracão de 80 metros quadrados é suficiente;
Mão de obra
Não é preciso mão-de-obra qualificada. Dependendo do volume de produção previsto, serão necessários um ou dois operários para os serviços mais pesados, caso os sócios assumam as atividades de administração e a assistência técnica seja feita por empresas especializadas.
Legislação espeífica e fornecedores para sua fábrica de gelo
Legislação Específica
Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretaria da Receita Federal;
– Registro na Secretaria da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Solicitação do Alvará da Vigilância Sanitária junto a Secretaria Municipal de Saúde.
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua Fábrica de gelo para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização), e também o Alvará de Funcionamento.
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Minnistério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, |
Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
obrigado