Como fazer fraldas descartáveis – Veja como montar uma fábrica
Saiba como montar uma fábrica de fraldas descartáveis lucrativa gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro fazendo fraldas. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Fraldas descartáveis
FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Secundário
Ramo de Atividade: Indústria
Tipo de Negócio: Fábrica de Fraldas Descartáveis
Produtos Ofertados/Produzidos: Fraldas descartáveis
Apresentação
A fralda descartável revolucionou o mercado de produtos infantis, criada pelo engenheiro Vic Mills, em uma das vezes em que cuidava de seus netinhos acreditou que deveria haver uma maneira melhor de proteger a pele das crianças. Esse foi o início da fralda descartável.
Desde então o produto vem sendo aprimorado, visando sempre a saúde do bebê. Isto para que ele simplesmente se esqueça que está de fraldas e durma melhor, brinque melhor, enfim, se desenvolva de uma maneira mais saudável.
Mercado
O mercado de fraldas descartáveis é praticamente dominado por empresas de capital estrangeiro, devido a isto a concorrência do setor é grande. As marcas mais famosas contam com tecnologia avançada na produção industrial, o que representa alto investimento. Em conseqüência, o preço final se torna alto para um produto tão necessário.
Como o preço de compra é um dos fatores decisivos para a escolha, criou-se um novo segmento para esse mesmo produto, em que a qualidade e o baixo preço se sobrepõem à marca.
Estrutura
Dada a dimensão do empreendimento e o tamanho dos equipamentos, não é necessário uma área física maior que 30 m². Nesta área pode funcionar, tanto a produção quanto o escritório.
Equipamentos básicos
– Máquina de fazer fraldas descartáveis e absorventes;
– Máquina seladora de embalagem;
– Mesas com cadeiras;
– Bancadas de trabalho em fórmica;
– Prateleiras para estoque e matéria-prima;
– Balcão de atendimento para vendas;
– Móveis e utensílios para o escritório (computadores, fax, telefone, etc..).
O empreendedor deve também considerar a possibilidade de investimento na aquisição de um veículo utilitário para entregas..
Investimento
A fábrica de fraldas descartáveis pode ser montada com um investimento relativamente baixo, que compreende a compra da matéria-prima e do equipamento necessário para a confecção do produto, este investimento gira em torno de R$ 40 mil.
Pessoal
O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, porém, para iniciar o empreendimento deve-se contar com três funcionários.
Consumidor
Apesar de ser o bebê o usuário final do produto, a mãe é quem detém o poder de decisão da compra. Ela deseja para seu filho um produto de qualidade e ao mesmo tempo prático.
Comercialização
O empreendedor deve produzir amostras do produto e distribuir às mães com crianças que usam fraldas, a fim de testar e avaliar o material. Através deste teste, o empreendedor poderá obter respostas sobre a qualidade da matéria-prima utilizada, anatomia do modelo com relação ao tamanho do bebê, aderência e absorção. Distribuindo amostras às futuras clientes e avaliando constantemente o produto, o empreendedor ganhará confiança da clientela e conseguirá consumidores permanentes.
Matéria prima
– Manta de Polietileno. Parte externa da fralda;
– Manta Filtrante. Absorve toda a umidade e deve Ter cuidado com a armazenagem;
– Adesivo Hot-Melt. Usado sempre derretido e em saches ou em barras que deverão ser cortadas em tamanho pequenos, é o que irá segurar os elásticos;
– Algodão Hidrófilo. Dá estrutura a fralda;
– Polpa de Celulose. Usada erroneamente poderá rachar ou embolar na hora do uso;
– Floc-Gel. Substância absorvente que incha em contato com a urina;
– Papel Tissue. Envolve todo o recheio da fralda (algodão, polpa, floc-gel);
– Manta. É composta de todos os materiais acima (algodão, polpa, gel, e papel tissue) já nas quantidades certas o que evita desperdício de tempo e de material;
– Elástico. Os tipos mais usados são fio de lycra ou revestidos de borracha e tem função de evitar o vazamento;
– Fita Reposicional. Colocada lateralmente nas fraldas e são reguladas na cintura do bebê. Pode ser simples nas laterais e decorativas na frente;
– Colônia. Para dar cheiro a fralda. Deve ser utilizado um spray para facilitar a aplicação e assim padronizar a quantidade utilizada;
OBS. Como existem diversos fabricantes de máquinas e matéria-prima, recomenda-se uma pesquisa de preços e condições de pagamento. Com isso o proprietário poderá reduzir ao máximo os custos na aquisição do material. Geralmente, tais mercadorias são cotadas pelo dólar do dia, e os pagamentos feitos à vista. Os próprios fornecedores de máquinas poderão fornecer as matérias-primas, também, além dos equipamentos necessários.
Processo de fabricação
Existem dois tipos de processos para a fabricação das fraldas descartáveis, que são:
Processo Manual
Neste processo, o funcionário que irá determinar o tempo de trabalho. Este processo segue as seguintes etapas:
1º Etapa. Sobre a manta plástica, que irá passar sobre rolos e sair com cola adesiva (Hot-Melt), serão colados os elásticos. São três linhas de elásticos;
2º Etapa. Será colocado a manta de celulose, manualmente, sobre a manta de plástico. Em seguida puxar as duas mantas de plástico e filtrante envolvendo a manta de celulose;
3º Etapa. É feita a medição do tamanho da fralda que está sendo produzida (P,M,G, EG);
4º Etapa. Cortar as medidas estabelecidas pelo molde;
5º Etapa. Colocar as fitas adesivas decorativas e as laterais que irão ser ajustadas à cintura do bebê;
6º Etapa. Pulverizar com a ajuda de um spray a colônia para dar cheiro a fralda;
7º Etapa. Dobrá-la e embalar;
Processo Semi-Automático
O processo semi-automático não difere muito do manual e, também, não dispensa o operador.
Etapas. O processo é praticamente o mesmo do manual. A vantagem desse processo é o equipamento, pois ele realiza a junção das mantas de plástico e de filtrante, cabendo ao operário somente colocar a manta de celulose sobre a manta de plástico. Porém, o restante do processo é o mesmo do manual: cortar as fraldas de acordo com os tamanhos, colocar as fitas adesivas, dobrar e embalar.
Cuidados que devem ser tomados durante a fabricação
- Ambiente de Trabalho. O local de trabalho deve ser bem limpo e se possível, esterilizar com álcool todos os equipamentos utilizados, além de se trocar a toca e os outros vestuários regularmente. Deverá ser colocado um ventilador e não permitir que ninguém fume no local de trabalho pois as matérias-primas são muito sensíveis ao odor de fumaça que se empregna facilmente no algodão e no filtrante.
- Matéria Prima. As matérias primas devem ser aproveitadas sem desperdício e ser conservada de maneira adequada para preservar suas características
- Esterilização. Um processo importante que é feito, indiferente do tipo de processo escolhido, é a esterilização das fraldas em estufas de ar.
Exigências para faabricar a peça
Como a fralda é uma peça íntima, que permanece em contato direto com a pele delicada da criança, qualquer deslize na fabricação pode ser fatal aos fabricantes.
Controle de Qualidade – Para não naufragar, após a compra de uma máquina, é melhor entrar no ramo como manda o figurino, ou seja, manter um rigoroso controle de qualidade. Pode parecer exagero, mas ter um laboratório de controle de qualidade é um dos quesitos exigidos pela portaria nº 1480 do Ministério da Saúde para essa atividade.
Embalagem do Produto – É norma também manter um técnico responsável – químico ou farmacêutico – , cujo nome deve constar na embalagem do produto, bem como a expressão “dispensado de registro no Ministério da Saúde”. Esta cláusula tem levado a falsas interpretações. Isenção não quer dizer que o controle sanitário deixe de bater à porta dos fabricantes, para verificar instalações e condições das matérias-primas, que devem ser testadas.
Diversificação
Além das fraldas descartáveis para criança, a empresa pode diversificar seus produtos fabricando fraldões (fraldas para adultos que sofrem de incontinência urinária), e ainda o de absorventes higiênicos.
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |
Ola bom dia,tenho vontade de empreender no ramo de fabricação de fraldas ,mas não tenho nenhum conhecimento de como fabricar e como vender,
tenho um espaço de 65 M2 para para ser usado e tenho um pequeno valor de 25000,00 para investir.
Eu tinha um pequeno negocio de comercialização de roupas.onde eu comprava
roupas e distribui para 30 sacole.
Como posso me informas sobre fabricação de fraldas e se este negocio é viável ?? Obrigado joão
Olá boa tarde.
Tenho interesse em comprar uma maquina para fabricação de fraldas, porem com tamando menor, para RN prematuro, mas não encontro maquina com as medidas para esse fim, apenas para tamanho P, M, G. Tambem a materia prima especifica para esse fim.
Como posso proceder para começar esse negocio?
RN utiliza por muito pouco tempo as fraldas. logo passa para o tamanho P. Investimento inviável para produzir somente neste tamanho.
preciso comprar mantas adesvos decorados fita picotada elastico para montar as fraldas onde comprar
Estou planejando em abrir este empreendimento em produzir fraldas.Qual o valor do kit com gel? Qual é a melhor matéria prima para ter uma fralda de qualidade.
Olá.meu nome é Elisangela, sou do Tocantins. Minha dificuldade é a mesma de todos acima. Comprar matéria prima para a fabricação das fraldas descartáveis. Não tem opção de distribuidora dessa matéria prima,nem como saber onde comprar com qualidade e bom preço. Se puder me retornar com a resposta, serei muiiiiito grata. Obrigado
Boa noite Lucivaldo tenho uma máquina de fraldas mais tenho muita dificuldade para comprar a matéria prima no RJ vcs pode me ajudar.
Sou do Rio de Janeiro e fabrico manta para fraldas infantis e geriátricas, bem como outras matérias-primas. Contato pelo whatsApp (21)998064309
19983671242
Meu Zap 992125083 minha máquina fãs p,m,g,exg preciso compra o kit pra 1.000 Fraldas. De matéria prima.
ola a todos
como ou onde consigo encontrar todo o material pra fazer fraldas. ja tenho a maquina para a fabricação? sou de viçosa-MG
Eu quero muito comprar uma máquina para fabricar fraldas mas nem sei por onde começar. Alguém para me dar umas dicas? Fico muito agradecida.
Olá, alguém me ajuda a achar uma fabrica que me venda materia prima para confeccionar fraldas, moro em lins interior de são paulo e está sendo uma luta encontrar. meu whats 14996787751
stou planejando em abrir este empreendimento em produzir fraldas.Qual o valor do kit com gel? Qual é a melhor matéria prima para ter uma fralda de qualidade.
Olá Carlos Augusto montou sua fábrica? Sou do Norte de Minas Gerais e também goataria de montar um pequeno negócio. Você poderia me ajudar com alguma informação?