Como fazer Carimbos – Monte sua fábrica de carimbos
Saiba como montar uma fábrica de carimbos gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro fazendo carimbos. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Fábrica de carimbos
FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Secundário
Tipo de Negócio: Fabricação de Carimbos
Produtos: Carimbos
Apresentação
O carimbo é uma peça de metal, madeira ou borracha, que serve para marcar papéis de uso oficial ou particular, a tinta ou em relevo.
O carimbo é utilizado em inúmeras aplicações, desde as escolas maternais, auxiliando no desenvolvimento das crianças quando são utilizados para desenhos infantis, passando pelos médicos e empresas privadas até estabelecimentos públicos. Nesses casos, exercendo a função de marcar, datar, autenticar e dar validade a várias ações.
Mercado
O mercado de carimbos é um mercado que tem um relacionamento estreito com o fluxo de empreendimentos (novos e os que se mantêm), quer de pessoas físicas ou jurídicas. Isto porque os novos profissionais e as novas empresas que surgem têm como uma de suas necessidades imediatas a confecção de carimbos. É através deles que são divulgados seus endereçamentos, cumpridas as exigências para registros fiscais e trabalhistas que se façam necessários.
Estrutura
A estrutura básica deve contar com um espaço físico de pelo menos 12 m2 – suficientes para a montagem da oficina e de um balcão de vendas.
Equipamentos
Os equipamentos necessários para esse tipo de negócio são: prensas, furadeiras, lixadeiras, serras circulares, além dos equipamentos do administrativo (computador, telefone, fax, etc.).
Investimento
Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo este variar em torno de R$50 mil.
Pessoal
O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura, porém, o número mínimo deve ser de 2 funcionários.
Localização
Deve-se instalar-se em locais de grande concentração indústrial, profissional ou mesmo comercial, para que haja um atendimento rápido a todas as solicitações que surgirem.
Potenciais clientes
Os principais clientes são os bancos, escritórios e comerciantes em geral.
Matéria prima
As matérias-primas necessárias são: madeiras, borrachas cruas, colas, tipos (letras usadas na composição dos carimbos) e tintas.
Processo produtivo
Deve seguir as seguintes etapas:
– Definir os tipos e tamanhos das letras e do próprio carimbo;
– Preparar a composição das letras e acessórios que darão forma ao carimbo;
– Feita a composição gráfica, leva-se o conjunto a uma prensa elétrica, que irá transpor os dizeres para uma chapa de baquelita (nome comum as várias resinas sintéticas e plásticas), que passará por um processo de modelagem (negativo em baixo relevo) e posterior vulcanização;
– Após a secagem, cobre-se o mesmo com uma chapa de borracha (2mm de espessura), que será novamente aquecida na prensa, surgindo a forma definitiva do carimbo;
– Com a forma definitiva o carimbo recebe uma base e um cabo, ou então a moldura apropriada em madeira.
Observações
Alguns fatores que devem ser lembrados por parte do empreendedor para obter sucesso neste empreendimento:
– Qualidade do produto, rapidez na execução do serviço e preço baixo são fundamentais;
– Um carimbo com defeitos de fabricação não deverá ser mostrado a um cliente, nem mesmo para justificar atrasos;
– É fundamental não deixar o negócio apenas nas mãos de funcionários, anunciar em listas classificadas e instalar a loja em local de grande movimento de pedestres.
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |